segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sinttel Bahia e Fenattel realizaram Curso de Negociação Coletiva


O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia (Sinttel Bahia) em parceria com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fenattel) promoveu, entre os dias 27 e 30 de julho, em Guarajuba, o seu Curso de Negociação Coletiva.

A Bahia foi o primeiro estado a receber o Curso de Negociação Coletiva, promovido pela Fenattel, e conforme deliberação ocorrida no Seminário de Natal (RN) - onde foram formados diretores multiplicadores para ministrar o curso nos seus Estados - o curso foi ministrado pelos companheiros Fernando Blanco e Antônio Toschi da Fenattel, juntamente com Joselito Ferreira e Marcos Pires, respectivamente presidente e diretor financeiro do Sinttel Bahia.


O primeiro dia do evento contou com a ilustre participação do companheiro Almir Munhoz, presidente em exercício da Fenattel, que explanou sobre a atual conjuntura do setor de telecomunicações e fez questão de ressaltar a importância de “momentos de aprendizado e troca de experiências como este”.




Após cada diretor fazer um breve relato da sua experiência profissional e sindical, o Sinttel Bahia fez uma homenagem a Fenattel, em reconhecimento a ajuda e esforços dessa entidade na busca pela união de todos os trabalhadores em telecomunicações do País. Os diretores do Sinttel entregaram ao presidente Almir Munhoz uma taça representando as vitórias já conquistas pela Fenattel e as muitas outras conquistas que ainda estão por vir.

Durante o segundo dia foram destacados os aspectos teóricos e práticos de negociação coletiva, estratégias e táticas no planejamento de campanha de negociação. Com certeza, o ponto positivo do curso foi à participação de todos os diretores presentes, inclusive os dirigentes mais novos, que sem cerimônia participaram ativamente das discussões, tirando dúvidas, expondo dificuldades e colocando exemplos da realidade encontrada na Bahia.


No terceiro dia, os diretores foram divididos em duas equipes - uma representando o sindicato e outra o patronato – para uma simulação de mesa de negociação. A atividade foi muito positiva e rendeu embates interessantes entre os dois lados, pois, mesmo sendo apenas um processo de simulação todos se esforçaram para que a atividade se aproximasse o máximo possível da realidade vivida no sindicato.

Ainda foram abordadas questões relativas à voz como: oralidade, dicção, postura e formas de encaminhamento de assembleia. Os diretores puderam exercitar seu lado orador, defendendo ou rejeitando uma proposta, numa assembleia fictícia. Segundo Joselito Ferreira, presidente do Sinttel Bahia, “a intenção do sindicato com cursos como esse é aprimorar os companheiros com experiência e preparar os novos dirigentes para começarem a negociar representando a entidade”

Ao final do curso o semblante de satisfação era visível em todos, como bem exemplificou Roque Azevedo, Diretor de Imprensa do Sinttel Bahia, “o curso foi muito bom e proveitoso. Aprendi muita coisa que, com certeza, vou usar nas próximas negociações”. Nas considerações finais os representantes da Fenattel relataram o prazer de novamente estar promovendo um curso na Bahia: “Em encontros como esse, também aprendemos muito com vocês. Muito obrigado pela participação de todos”, comentou Fernando Blanco.

Já o companheiro Toschi, fez questão de citar a importância de o Sinttel Bahia estar servindo de “primeiro teste” desse Curso de Negociação que será levado aos demais Estados. “Ficou perceptível que algo no conteúdo do curso tem que ser mudado, adaptado. Alguns simulados devem tratar da nossa realidade do setor de telecomunicações, mas as alterações necessárias serão feitas para que o curso acrescente ainda mais aos diretores de outros Estados. Por isso agradecemos a ajuda e participação do Sinttel Bahia na construção dessa ferramenta que no final, beneficiará todos os trabalhadores em telecomunicação do Brasil”.

Alguns diretores sugeriram que depois que o curso passasse por todos os estados, retornasse à Bahia mais completo, para que assim pudesse ser feito um comparativo sobre a evolução da atividade. O Curso de Negociação Coletiva faz parte da nova fase do Sinttel Bahia - iniciada em maio com a posse da nova diretoria e continuada no mês de junho com o Seminário de Planejamento e Gestão e o Curso de Formação Sindical – que com o apoio da Fenattel tem buscado formar e qualificar os nossos dirigentes sindicais, para que mais bem preparados possam trazer melhores benefícios a categoria.



Plenária Nacional da Fenattel – Entre os dias 08 e 11 de agosto os Diretores Joselito Ferreira, Marcos Pires, Edla Rios, Orlando Helber e Sandra Helena estarão presentes na Plenária Nacional que a Fenattel promoverá em São Paulo. Nessa Plenária Nacional será eleita a nova diretoria da Fenattel para os próximos quatro anos e serão aprovadas as comissões nacionais de negociações das operadoras, das empresas terceirizadas e de call center. Além disso, serão definidas as ações sindicais da Federação e dos seus 21 sindicatos, a curto e médio prazo, de modo a unificar e nacionalizar as lutas em favor da categoria e em defesa das telecomunicações como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário