Quem somos

O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Bahia (Sinttel) foi fundado em dia 19 de julho de 1944. Ao longo desses 66 anos foram muitas lutas e conquistas de toda uma categoria.

A partir de 1982, com a eleição de uma chapa de oposição e a filiação junto à Central Única dos Trabalhadores (CUT), o sindicato dá um basta ao imobilismo, abandonando a prática assistencialista e avançando para o sindicalismo classista e combativo. Em 1985, nascia a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fittel), nossa federação nacional, construída a partir de seis sindicatos pioneiros (BA, RJ, MG, RS, PE e DF).

Entre 1982 e o início dos anos 90, os telefônicos alcançaram suas mais expressivas vitórias em termos de benefícios sociais e conquistas político-sindicais. Durante a década de 90, período da nefasta fase de privatização do setor de telecomunicações, os trabalhadores sofreram com terceirização da mão-de-obra e com o corte dos direitos trabalhistas, numa luta que continua até os dias atuais para que direitos legítimos sejam reparados.

Hoje, nossa entidade tem a responsabilidade de continuar representando com dignidade os trabalhadores em telecomunicações da Bahia. É dever de todos os dirigentes sindicais e trabalhadores somar esforços para acrescentar novas conquistas à nossa história.


O que é um sindicato?

Sindicato é a união permanente dos trabalhadores de várias empresas de um ramo de atividade, ou ainda de uma profissão, que visa defender os seus interesses materiais, morais e sociais, assim como os interesses mais gerais da classe trabalhadora e da sociedade na qual está inserido.

O Sinttel Bahia é o sindicato que representa e defende os interesses dos trabalhadores das empresas de telecomunicações, dentre elas estão os trabalhadores de call center’s, empresas de telefonia móvel e fixa, das empresas que fazem os serviços de instalação e reparo de linhas telefônicas no Estado da Bahia.

Porque ser sindicalizado?

O trabalhador isolado não tem força suficiente para defender os seus interesses. Para que seja tratado com o respeito e a dignidade que merece, ele precisa de um sindicato forte, que represente os seus interesses, os da sua categoria e dos trabalhadores em geral. Mas, para que isso ocorra, o Sindicato precisa ser política e financeiramente independente dos patrões e do governo.

Por isso é tão importante você ser sindicalizado. São os trabalhadores sindicalizados que garantem a independência política (elegendo e fazendo parte da diretoria do sindicato) e financeira (contribuindo mensalmente para a sua sustentação) do Sinttel Bahia.

Sendo sindicalizado, você paga uma mensalidade de apenas 1% (um por cento) do seu salário-base. É esta mensalidade que garante o funcionamento do Sindicato e que paga as suas despesas normais, como água, luz, telefone, serviços de gráfica, custas processuais, o salário dos seus empregados, dentre outras coisas.

Enquanto representante legal de toda a categoria, as conquistas obtidas pelo Sinttel Bahia beneficiam todos os trabalhadores da sua base. Ou seja, valem para todos os trabalhadores, tanto sindicalizados, quanto não-sindicalizados, a exemplo do Acordo Coletivo.

Não ser filiado é agir concretamente no sentido de enfraquecer a instituição que defende os seus interesses junto à empresa, possibilitando a redução e até mesmo a extinção dos benefícios existentes.

O trabalhador sindicalizado, no entanto, goza de algumas vantagens que o trabalhador não-sindicalizado não tem, como:

- Possibilidade de participar das eleições do sindicato (se candidatando ou votando) para os cargos da diretoria do Sinttel Bahia. É o trabalhador sindicalizado que decide como e quem deve dirigir o seu sindicato;

- Somente o trabalhador sindicalizado pode usufruir dos benefícios sociais oferecidos pelo sindicato, como por exemplo o sistema de convênios com diversos setores educativos e comerciais, dentre eles: faculdades, colégios, pré- vestibulares, cursos de idiomas e informática, auto escolas, academias, dentre outros. Os dependentes dos associados também podem usufruir dos convênios existentes.

Aproveite e confira, no link da página principal do blog, a lista das empresas conveniadas e os descontos concedidos por cada uma delas.