sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Falta de Transparência da CLARO impede a convocação de assembleias em todo Brasil

A empresa não faz jus à sua marca na negociação de PPR e tenta impor mudanças nos critérios e na metodologia para apuração dos resultados. A Claro também se negou a apresentar resultados de indicadores dos dois últimos anos, não evoluiu o Target e quer um "cheque em branco" dos trabalhadores ao pressionar por assembleias.

Mesmo depois da Comissão Nacional de Negociação da nossa Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicação (Fenattel) rejeitar na mesa a proposta e solicitar esclarecimentos da empresa em diversos pontos, os representantes da CLARO, numa resposta que desatende aos pedidos, ainda tem a desfaçatez de querer dizer aos sindicatos o que fazer, pressionando pela convocação das assembleias.

Entendemos que para reunir os trabalhadores para uma assembleia, depois de todo esse tempo que a CLARO ganhou fazendo jogo de palavras na mesa, o mínimo que é necessário é uma proposta estruturada e transparente.

Quais os pontos que a empresa se nega a esclarecer:

- resultado dos indicadores e pesos dos ultimos dois anos - se a empresa quer mudar critérios tem de apresentar elementos de comparação para avaliarmos se e porque e onde pioram as condições de pagamento aos empregados.

- a empresa não apresentou valor e data para pagamento da antecipação da PPR

- não define critério para elegibilidade (quem terá direito) - nos casos de afastamento dor acidente do trabalho e quem pedir demissão

- exigimos melhora substancial no Target, de 2.1 para 2.5 – Dados os resultados e desempenho da empresa no mercado e o que é a realidade do setor de telefonia móvel no país hoje. Nesse ponto a empresa subiu a conta-gotas de 2.1 para 2.2, o que é insuficiente para os trabalhadores

Nessa situação, a CLARO aposta na necessidade e impaciência dos trabalhadores e nós consideramos isso um desrespeito a todos que contribuem para os resultados expressivos da CLARO.

Não aceite pressões siga a orientação do SEU sindicato. Caso a CLARO mantenha sua intransigência iremos informar a todas as autoridades competentes e à direção mundial da empresa através da UNI (SINDICATO GLOBAL) o quanto a empresa é obscura com seus números e trabalhadores no Brasil.

A Fenattel e o Sinttel Bahia exigem que a CLARO faça jus ao seu nome, e volte para a mesa de negociação já, com uma proposta estruturada e transparente, respondendo ás questões levantadas. Nossa união é a chave para exigirmos a seriedade e o respeito que todo trabalhador merece.

Aguarde novas informações através do nosso boletim, por e-mail ou blog (http://alobase.blogspot.com). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário