segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Negociações do ACT da VIVO

Saiba como foram as duas primeiras reuniões tratando do ACT da VIVO, clicando no link abaixo:



Iniciada negociações do ACT da VIVO

No dia 17/08, foi realizada a primeira reunião de negociação do ACT 2011/2012 das empresas VIVO/TELEFONICA. Estiveram presentes na reunião, representantes dos sindicatos que formam a Comissão da FENATTEL (nossa federação nacional) e diretores representantes das respectivas empresas, hoje denominada  TELEFONICA BRASIL S/A.

A diretoria de Relações Trabalhistas Sindicais das Empresas iniciou a reunião com         apresentação dos itens como: nova estrutura organizacional da atual empresa,  números operacionais, resultados e demais temas. Os principais temas expostos foram:

- Processo de uniformização e integração;
- Apresentação da estrutura de RH;
- Exposição do quadro funcional das empresas
-Resultados do 2º semestre da empresa

Para viabilizar uma negociação unificada a COMISSAO NACIONAL DOS TRABALHADORES entende ser necessário antecipar o ACT, propondo mudança da data base de novembro para setembro.

Em relação ao PPR, a empresa não apresentou números dos resultados, alegando que por normas da CVM não pode divulgar resultados financeiros como receita líquida de serviços. EBITDA e geração de caixa operacional. Na sequência foram relatados assuntos que vão alem da negociação coletiva nacional:

1 - Questionamento quanto à concessão de 06 meses de Plano de Saúde para todos desligados independentemente da reestruturação e até novembro de 2011

2 - A emissão do documento PPP - antigo SB 40 - para aqueles que trabalharam ou trabalham em locais de riscos a saúde, principalmente os companheiros que vieram do Serviço Móvel Celular, uma vez que na Carteira de Trabalho e Previdência Social, a empresa atual assume direitos e obrigações.

3 - Programas de Oportunidades Internas – solicitamos maior transparência nos critérios de avaliação, aprovação ou reprovação dos candidatos.  Também foi alertado que alguns cargos não estão sendo inseridos no programa, fazendo com que a empresa busque candidatos no mercado de trabalho, não aproveitando os funcionários que desejam novos desafios.

4 - Insalubridade/Periculosidade - Por existir a Central de Comutação e Controle (CCC), equipamentos de bateria de energia, retificador, gerador e outros - localizada no sub solo do módulo 5 - aqueles empregados fazem jus.

5 - Comissionamento de vendas - entendemos que a empresa deva discutir esse o programa com a comissão nacional ou sindicatos locais.

6 - Registros de freqüência, horas extras, banco de horas - Entendemos que o processo automatizado de registro de freqüência, horas extras e banco de horas estão em desacordo com a CLT e o ACT atual. 

7 – Programa de Readaptação dos funcionários que retornam da previdência. Foi solicitado que a empresa elabore um programa nacional para aqueles funcionários que retornarem do INSS e necessitarem de atualização profissional.

8 – Crescimento Profissional (meritocracia) - acreditamos que cada um dos 20 mil empregados da empresa tenha conhecimento onde está e onde pode chegar,;pois temos companheiros que já perfazem mais de 10 anos na empresa e não tiveram nenhum crescimento profissional, apenas dos  Acordo Coletivo de Trabalho

9 - Deficientes físicos - aguardamos o posicionamento oficial da empresa devido o distanciamento entre o menor salário do empregado comum e o maior do deficiente físico, chegando a alguns casos a 50%.

10 – Demora TRCT - Foram questionadas a demora com que a empresa envia os TRCT para realizar as homologações, reunião sobre PCCS e sobre a MERITOCRACIA na nova empresa.

Essa é o momento de lutar por melhores salários, benefícios e condições de trabalho


A luta continua: Detalhes da segunda reunião de negociação com a VIVO
Na última quarta-feira, (24/08), reuniram-se pela segunda vez em São Paulo, a Comissão de negociadores da FENATTEL, representando todos os sindicatos a ela filiados, e os representantes da Empresa VIVO/TELEFONICA BRASIL para tratar das negociações de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT e PPR).
Antes de iniciar as negociações com a empresa, os dirigentes sindicais reuniram-se para deliberar sobre a continuidade das negociações antes de resolver o problema de desligamento de um diretor no estado do Mato Grosso do Sul e outro em São Paulo. Em seguida, o assunto foi passado aos representantes da empresa, que se comprometeram em reintegrar os desligados, informando que esses foram casos isolados e que atitudes como essa não voltariam a acontecer.
Para o ACT a Comissão pediu que a Empresa apresentasse a contra proposta das cláusulas sociais da minuta encaminhada que estão inseridas na Pauta Nacional, fato que  a empresa não se manifestou.
No PPR a empresa apresentou metas, critérios, indicadores e números dos indicadores da atual proposta do PPR, que segundo eles, será única para a TELEFONICA BRASIL. Descrita toda a proposta, foram apresentados alguns itens novos, como indicadores setoriais:
1) Preferência e rejeição da marca VIVO (frente as concorrentes CLARO, TIM e OI)
2) Reclamações da Anatel
3) Ganho Líquido - Pós voz ­+ fixa, etc...
4) Tabela de premiação única
5) 100% de indicadores e metas coorporativas
6) modelo não considera metas individuais, avaliação de performance e curva
7) Tabela linear a partir de 80%
8) Percentual atingido x salário: abaixo 80% = zero / 80% = 1,44 salários /  100% = 1,8 salários / Acima de 120% =  2,16  salários.
Ex: Atingiu-se 93% = 1,67 salário / 105% = 1,89 salários
Imediatamente a Comissão rejeitou os números apresentados pela empresa, informando que o princípio da proposta pode ser acatado, mas o modelo e os números precisam ser trabalhados, com o target mínimo de 3 (três) salários. Ficou acertado que a empresa iria fazer ajustes em alguns indicadores enquanto aguardamos a resposta da empresa em relação ao ACT, visto que ambos estão atrelados, com objetivo de que um não contamine o outro.
A reunião continuou no dia 25/08 com a empresa nos apresentando sua proposta referente ao ACT. Veja os principais itens da proposta da empresa:
- Data base – unificar para setembro em 2012
- PPR – Equalizar modelo apresentado dia 24.08.11
- Reajuste salarial não executivo e correção de benefícios: Telesp em set e VIVO nov/11
VR e VA – Equalizar valores de forma progressiva. Modelo “flex” e único. Variação das opções: 100% VR, 100% VA, 80%VR/20% VA ou 50% de cada;
Bancos de horas (HE) – modelo único (já praticado pelo Vivo) Elegíveis: todos os profissionais; Compensação: 1x1; Prazo de compensação: 60 dias; Adequação do modelo port. 1.510;
Outras clausulas à alinhar: Seguro de Vida; Auxilio Refeição em HE; Reembolso KM; Auxilio Creche, Babá e Especial; Complementação Aux. Doença; Celular
Após a exposição da proposta a Comissão Nacional, nós  exigimos que a Empresa encaminhasse a TODOS os sindicatos da FENATTEL, a carta de garantia da data base. Em contrapartida aos tópicos expostos pela empresa a Comissão informa que os itens abaixo, não citados pela empresa, também tem seu grau de importância e terão que ser discutidos por fazerem parte do “pacote das clausulas econômicas ” e da reivindicação dos empregados. Também foi reafirmado que não admitiremos precarização dos itens expostos e nem de outras clausulas como:
- Piso salarial;
- Plano de saúde;
- Licença maternidade de180 dias;
- Quebra de caixa;
- Adicional noturno;
- Adicional de periculosidade;
- Adicional de insalubridade;
- Sobre aviso;
- Diária de viagem;
- Acompanhamento de filho ao médico;
- Atestado médico
- Km para todos, inclusive lojas;
- Empréstimo de férias, inclusive para lojas;
- Variável (estoquistas)
- Auxilio Medicamento;
- Fretado – Ônibus intermunicipal / estacionamento – Vantagem pessoal – Lojas
- Subsídio em produtos e serviços do grupo;
- Bolsa de estudo;
Próxima reunião – Está agendada para a próxima quinta e sexta-feira (01 e 02 de setembro), uma nova reunião com a empresa.
A luta continua, a mobilização não pode parar. Permaneçam alertas e atentos!
Qualquer dúvida ou maiores informações procure o seu SINTTEL BAHIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário