quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Parabéns, Sinttel Rio!




Hoje o Sinttel Rio de Janeiro completa 70 anos de atividades em prol do trabalhador em telecomunicações. O Sinttel Bahia parabeniza essa entidade irmã pela luta ao longo de todos esses anos e que venham tantos outros mais.

Hoje à tarde no auditório do Sindicato haverá um ato solene que contará com a presença de dirigentes de vários sindicatos (incluindo representantes do Sinttel Bahia), parlamentares e autoridades. Durante esse ato será inaugurado um painel de fotografias que registram esses 70 anos de história. Ao final, será servido um coquetel aos presentes e começara uma festa ao som do grupo Anjos da Noite.

Medalha Tiradentes para 70 anos de história, clique em Mais Informações 



Desde o dia 23/08, o Sinttel-Rio integra a galeria das entidades e grandes personalidades homenageadas por sua luta em defesa da liberdade, da democracia e do desenvolvimento do estado do Rio.
Iniciativa do deputado estadual Gilberto Palmares, a entrega da Medalha Tiradentes ao Sinttel-Rio foi marcada pela emoção dos antigos militantes e pela alegria dos jovens trabalhadores que compareceram à sessão solene no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembléia Legislativa.
Presidente do Sindicato por duas gestões (1990/1993 e 1993/1996), o deputado Gilberto Palmares destacou o fato de que a homenagem ao Sinttel era, acima de tudo, uma homenagem a todos os trabalhadores e trabalhadoras que vêm construindo essa história de sete décadas. Palmares lembrou que naquela mesma data, 30 anos atrás, havia sido demitido da Embratel por causa de sua atuação sindical. Demissão que só foi revertida graças à solidariedade da categoria, que saiu à luta.
O coordenador geral do Sindicato, Luis Antonio Silva, que recebeu a Medalha em nome da entidade, preferiu destacar o futuro. Para ele, está na constituição do Sindicato a perspectiva de uma vida melhor, de uma sociedade democrática. "A nossa gênese é, reconhecendo e valorizando as conquistas do passado, olhar para frente, para o futuro, para a construção de um grande país", disse Luis Antonio lembrando que a categoria, hoje, é formada por jovens e, em alguns segmentos, como o dos operadores de telemarketing, majoritariamente por mulheres.
Os homenageados
Dezessete militantes, dirigentes e ex-dirigentes do Sinttel-Rio também foram homenageados. José Peixoto e Nélia Câmara receberam Títulos de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. Peixoto,  90 anos, é aposentado da Embratel e foi um dos primeiros sindicalizados ao Sinttel-Rio. Nélia, aposentada da Telerj, foi a primeira mulher a ocupar um cargo de direção após a vitória da Chapa que, em 1984, tirou os pelegos do Sindicato.
Receberam Moções de Louvor e Congratulações por suas trajetórias de luta e compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores em telecomunicações e teleatendentes do Rio de Janeiro, as seguintes pessoas: Luís Antonio Silva (atual coordenador-geral); José Adolar dos Santos, Onofre Pereira e Francisco Izidoro (ex-presidentes); Marcello Miranda, diretor de Imprensa e membro do Conselho Consultivo da Anatel como representante da sociedade; Socorro Andrade (editora do jornal do Sinttel-Rio); Lúcia Rodrigues e Cesar Fernandes, atuais diretores; os ativistas Valdeci da Silva, Rubens Mendonça e Ester Nascimento; o anistiado Luiz Carlos Pires; Valter de Oliveira, ex-funcionário da colônia de férias Graham Bell; Paulo Cesar da Costa, um dos mais antigos funcionários do Sinttel-Rio; e Dora Barbieri, ex-diretora do Colégio Graham Bell.
Na cerimônia foi exibido ainda um documentário sobre os 70 anos do Sindicato e o Coral da Alerj fez uma apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário