quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sinttel rejeita proposta tímida da Tel Telemática

O Sinttel Bahia vem há algum tempo cobrando da Tel Telemática uma resposta para a discussão das cláusulas econômicas do nosso acordo coletivo de trabalho que rege vida laboral dos trabalhadores de 2010 a 1012, porém as cláusulas econômicas são revisadas agora em 2011.

Como nossa data base é 1º. de maio antes dessa data nós procuramos a empresa para tratar desse assunto, porém, a Tel alegando dificuldades financeiras e possível perda de contrato vem retardando essas negociações econômicas.

Ainda no início do ano nós conseguimos adiantar para os operadores que ganham salário mínimo o reajuste desse segmento em 5.88%, já que o governo reajustou os salários dos trabalhadores de todo país com carga horária de 220 horas, como em nosso acordo os companheiros cumprem uma carga horária menor (180 horas) a empresa não seria obrigada a reajustar estes salários naquela data (janeiro de 2011).

Graças a intervenção do Sinttel, os trabalhadores com jornada de 180 horas tiveram essa discussão do reajuste salarial antecipada para janeiro deste ano, já que mesmo a empresa entendendo que o salário mínimo é para jornada de 220 horas, nós conseguimos implantar no acordo coletivo o gatilho salarial, ou seja, toda vez que o salário mínimo aumentar os trabalhadores que ganham o piso, terão também esse reajuste garantido.

As nossas cobranças pela continuidade das negociações continuaram e finalmente agora a Tel nos apresenta uma proposta econômica, mas muito aquém do que os trabalhadores merecem, principalmente os companheiros que ganham acima do piso salarial, já que eles não tiveram antecipação em janeiro. A proposta do Sindicato já foi divulgada  aos trabalhadores.

Vamos forças uma nova reunião com a Tel para tentar modificar a proposta para que os companheiros finalmente possam em assembléia deliberarem sobre este acordo. Lembramos que o percentual acordado ente as partes será retroativo a 1º. de maio que é a data base da categoria.

Vejam a proposta da empresa:

- Reajuste de 6,86% no salário dos operadores, antecipando o dissídio coletivo para janeiro/11 com o salário de R$540,00 e a partir de março/11 para R$545,00.
- Reajuste de 4% para os demais cargos.
- Reajuste de 4% para o Ticket Alimentação.

Entendemos que essa proposta da TEL ainda está longe do que consideramos digna e justa. Mobilização já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário