sexta-feira, 1 de julho de 2011

Dois de Julho: A verdadeira independência do Brasil


Dois de Julho: A verdadeira independência do Brasil

Mas o que foi o Dois de Julho e qual o seu verdadeiro significado?

Significa que o “Independência ou Morte!” gritado pelo jovem imperador Dom Pedro I, nas margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo, em 7 de setembro de 1822, de nada valeu na Bahia controlada pelos interesses portugueses. Salvador continuava sendo um dos portos mais importantes do atlântico sul e o tráfico de escravos enriquecia muitos comerciantes, aqui e na África.

Mesmo com o brado de Dom Pedro, as cortes de Lisboa mantinham o domínio do nosso estado e, a partir daqui, esperavam controlar todo o norte e nordeste. Mas, já há algum tempo descontentes com o jugo português e movidos pelo ideário iluminista de liberdade, igualdade e fraternidade, os baianos entraram em guerra com o objetivo de afastar e expulsar os colonizadores portugueses do comando da capital e da região. A reação começou no recôncavo.

O 2 de julho é a data da libertação, da nossa verdadeira independência conquistada com a vontade, o suor e o sangue do povo baiano. A real e total independência política da nossa nação, a consumada e definitiva separação de Portugal aconteceu com a fuga das tropas portuguesas e a entrada na capital do exército libertador vitorioso em 2 de julho de 1823.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário