quinta-feira, 7 de julho de 2011

Saiba como foi o dia Dia Nacional de Mobilização da CUT na Bahia

#6deJulhoCUT lota as ruas de Salvador


Passeata do Campo Grande até a Praça da Sé marcou o início das atividades do Dia Nacional de Mobilização da CUT

Escrito por: CUT-BA


Uma panfletagem com mais de 300 dirigentes sindicais e militantes CUTistas do Campo Grande até a Praça da Sé marcou o início das atividades do Dia Nacional de Mobilização da CUT, 6 de julho, em Salvador(BA). Outros pontos de panfletagem com carros de som acontecem hoje na capital baiana e no interior, levando à população as principais bandeiras de luta da CUT. Lideranças representativas de diversas categorias dos segmentos público e privado compareceram ao ato.

Em cima do carro de som e à frente da caminhada, o presidente da CUT-BA, Martiniano Costa, fez um chamado à população para que lute por dias melhores. “A CUT não se calará, pois esse é o seu papel. Estamos nas ruas hoje para que a classe trabalhadora se empenhe em defesa da redução da jornada de trabalho sem redução de salários para 40 horas semanais. Além disso, por autonomia e liberdade sindical e contra o imposto sindical, entre tantas outras bandeiras importantes”, explicou.

O dirigente da Federação Nacional dos Urbanitários, Paulo de Tarso, também à frente da marcha CUTista, fez um resgate histórico da Central e de suas lutas em defesa dos fracos e oprimidos. “Cada sindicato luta por sua categoria, mas a CUT faz a luta geral, de forma organizada, para garantir que os mais pobres tenham conquistas fundamentais, como a do aumento do salário mínimo”, disse.

O secretário de Políticas Sociais da CUT-BA, Vladimir Cardoso, lembrou que a CUT tem cumprido o seu papel de fortalecer o movimento sindical. “Lutamos por autonomia sindical e queremos acabar com os sindicatos de gaveta. Precisamos de sindicatos fortes e comprometidos com as causas dos trabalhadores”, alertou.

A secretária de Mulheres da CUT-BA e presidente do Sinergia Bahia, Maria Cristina Brito, ressaltou a importância da luta da CUT pelo trabalho decente, para que o mundo do trabalho venha a oferecer mais e melhores oportunidades para todos. “Nesse momento, em que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprova o trabalho doméstico decente, nós iremos aprofundar a luta para garantir que o Brasil respeite as trabalhadoras domésticas”, enumerou Cristina.

O dirigente CUTista Paulo Abdala, falou em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva para o setor. “Nossa luta é para que tenhamos serviços públicos de qualidade e para todos, contra os baixos salários e em defesa de um país melhor. O dia de hoje é um marco na história da CUT, quando a população atende ao nosso chamado e vem às ruas nos apoiar”, colocou.

O diretor do Sindicato do Ramo Químico e Petroleiro da Bahia, Cedro Silva acompanhou a panfletagem e fez um alerta a todos sobre a importância da pauta de reivindicações da CUT no seu Dia Nacional de Mobilização. “Estamos nas ruas hoje e vamos continuar mobilizando a população para garantir que todos tenham acesso a trabalho decente, por mais e melhores empregos, pelo fim do fator previdenciário que impede que as pessoas se aposentem de forma digna, depois de tantos anos de contribuição, atrasando a aposentadoria”, disse.

O Coletivo de Direitos Humanos da CUT-BA participou da atividade levando as bandeiras de luta das mulheres, para que a reforma trabalhista seja realizada de forma a não prejudicar ainda mais as trabalhadoras. “Estamos na luta por melhores condições de vida e de trabalho para todos e contra a exploração de mão de obra barata”, enfatizou Sandra Muñoz, do Coletivo CUTista.

O coordenador geral do Sindae, Paulo Bonfim, parabenizou a CUT pelo Dia Nacional de Mobilização e pela luta incessante por melhores condições de trabalho. “Os trabalhadores precisam fazer parte da luta contra a precarização do trabalho e contra a terceirização, pelo fim do fator previdenciário, pela reforma política com financiamento público de campanha e pela redução da jornada sem redução de salários”, lembrou Bonfim.

A presidente do Sincotelba, Simone Soares, carregando a bandeira de seu Sindicato, acompanhou a panfletagem esclarecendo a população sobre a necessidade de lutar contra a privatização dos Correios e contra a terceirização que tem acontecido na empresa estatal. “Nosso temor é que cada vez mais as contratações terceirizadas precarizem os serviços dos Correios, uma empresa estratégica para o país”, enfatizou.

Carregando uma faixa contra a determinação da Prefeitura de Salvador em acabar com o Samu 192, o presidente do Sindicato da categoria, Paulo Iglesias, questionou as arbitrariedades da administração Municipal. “Saúde é um direito de todos e dever do estado. O Sindisamu 192 continuará nessa luta”, alertou Iglesias.

A coordenadora do Sindpoc, Rita Capinan, presente à atividade, enfatizou a importância dos policiais civis para a garantia da segurança pública e para que a população tenha mais qualidade de vida. “Queremos que o governo do estado reconheça a nossa importância e que garanta melhores condições de trabalho para que a violência deixe de assolar a população”, alertou.

O Sindicato dos Servidores Penitenciários, Ailton Santiago, fez um chamado à população para que os trabalhadores penitenciários tenham melhores condições de trabalho. “Estamos vivendo um momento de grande insatisfação diante da precariedade com a qual os trabalhadores do sistema penitenciário têm convivido. O país precisa tratar melhor os seus servidores”, sentenciou.

A vereadora Marta Rodrigues (PT/BA) acompanhou a atividade distribuindo panfletos e pedindo à população que esteja presente à luta por mais direitos. “A CUT ocupa hoje as ruas de todo o país com uma pauta importante e que precisa ser acompanhada pelos poderes municipais, estaduais e federal”, colocou Marta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário