quarta-feira, 13 de julho de 2011

Grenit continua demitindo por justa causa e coagindo trabalhadores

A Grenit de forma autoritária e irresponsável está aplicando justa causa nos seus empregados como se fosse água. Os trabalhadores andam temerosos e alguns estão pedindo demissão com medo de levar uma justa causa e acabar sendo prejudicado tanto profissionalmente quanto financeiramente, devido à banalização com que a empresa vem aplicando tal punição.

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), existem motivos específicos que podem levar o empregador a demitir um funcionário por justa causa. O Sinttel está analisando as demissões e já tomou as medidas cabíveis necessárias, como acionar o Ministério Público para avaliar e invalidar estas demissões (ver oficio abaixo).

O Sinttel não é conivente com a possível conduta inadequada do trabalhador, pois todos temos diretos e deveres, mas defende que todos tenham direito a ampla defesa. Pelo que nos foi passado a empresa está aplicando justa causa por excesso de entrega de atestado médico. Em que artigo da CLT a empresa está se amparando?

Esta atitude da empresa está nos cheirando a golpe, já que até o final do ano será feita uma nova licitação e com aplicação de justa causa, os trabalhadores tem de ir buscar seus direitos na justiça onde, em média, leva mais de um ano para a decisão final. Na justa causa a empresa fica isenta da multa dos 40% do saldo do FGTS, não paga aviso prévio, com isso tem uma economia fantástica sobre os seus encargos.

O Sinttel está coordenando uma mobilização contra essa prática da empresa e conta com a presença de todos nessa manifestação, que será divulgada através de nossos boletins e do nosso blog (http://alobase.blogspot.com). Esperamos também acionar o Banco do Brasil para que possa explicar porque permite que a sua “contratada” faça tais absurdos com os trabalhadores.

A posição do Sinttel é bem clara: Somos contra essas demissões em série que estão ocorrendo na Grenit e só podemos chamar isso de injusta causa. Os trabalhadores merecem e exigem respeito.

Reunião com a Grenit – No dia 13/07 estaremos nos reunindo com representantes da GRENIT para cobrar esclarecimentos sobre essas injustas causas, defendendo a revogação de todas as demissões.

Inoperância e conivência - O mais absurdo de tudo isso, é uma instituição financeira tão respeitada como o Banco do Brasil, validar todas essas atrocidades cometidas pela Grenit. Os gestores do Banco do Brasil, “esquecem” que eles são responsáveis solidários, ou seja, respondem por tudo que a Grenit fizer de errado.

O Sinttel irá ajuizar ação contra a Grenit e também contra o Banco do Brasil.


Um comentário:

  1. OLÁ,TRABALHO NA GRENIT COMO OPERADORA E VENHO ATRAVÉS DESTE EXPOR MEU CONTENTAMENTO SOBRE A "VISITA" DO SINDICATO NO PATIO DA EMPRESA HOJE.QUERIA QUE OS FUNCIONARIOS SE MOBILIZASSEM ASSIM COMO NA ATENTO E SE JUNTASSEM AOS REPRESENTANTES DO SINDICATO,FAZENDO UMA VERDADEIRA MOBILIZAÇÃO. PARA DEIXAR CLARO A INSATISFAÇÃO DAS CONSTANTES PRATICAS ILEGAIS QUE A EMPRESA VEM PRATICANDO.ESPERO QUE TODAS AS AÇÕES DO SINDICATO SURTA EFEITO,PARA ALERTAR AQUELES QUE SÃO LEIGOS E DEIXAR INFORMADOS OS QUE ESTÃO ENGAJADOS NESSA LUTA.

    ResponderExcluir