sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sinttel realizou primeiro Seminário de Planejamento da nova direção

 
Representantes da Fenattel
A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia (Sinttel Bahia), eleita e empossada no mês de maio, realizou entre os dias 08 e 10 de junho, o seu primeiro Seminário de Planejamento Estratégico de Gestão. A atividade aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes (Itapuã), onde os vinte dirigentes, mais suas assessorias, puderam traçar estratégias com o objetivo de fortalecer a entidade, as relações com os trabalhadores, preparar os dirigentes recém-chegados, reciclar os mais experientes, além de ampliar o diálogo com outros setores da sociedade civil organizada.

Dep. Estadual Marcelino Galo
Para apoiar o planejamento, o Presidente Joselito Ferreira e o Secretario Geral Orlando Helber apresentaram um resgate da história de luta e mobilizações do Sinttel desde a década de 80 até os dias atuais. Logo depois, cada dirigente fez uma breve apresentação da secretaria com a qual é vinculado - são sete: Presidência (Joselito Ferreira), Geral (Orlando Helber), Formação (Uheider Pires), Saúde (Luis Divino), Imprensa (Roque Silva), Jurídico (Edla Rios) e Administrativa/Financeira (Marcos Pires) - apresentando as funções do departamento em si e as propostas de ação para os próximos quatro anos. 

Adilson Araújo - CTB Bahia
Durante os três dias, figuras importantes como o Deputado Estadual Marcelino Galo (PT) e Adilson Araújo, Presidente da CTB Bahia, passaram pelo evento. O seminário ainda contou com a presença do Professor Hamilton Assis (participou da chapa do PSOL à presidência da republica, na posição de vice de Plínio Arruda Sampaio) que apresentou uma análise da atual conjuntura política e econômica brasileira, além da palestra e curso de formação sindical do consultor e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Hélder Molina.
Prof. Hamilton Assis
Na sua palestra o professor Molina, traçou um breve histórico sobre a história do sindicalismo e salientou que “é muito importante que o planejamento aconteça no início da gestão, porque é a partir do planejamento que se define estratégias de ações da diretoria, tanto ações administrativas, como as sindicais. “O planejamento sindical define as estratégias, organiza a diretoria pra fazer uma política totalmente focada no crescimento da categoria e do sindicato. Já o Planejamento Estratégico de Gestão elabora as metas e ações para o mandato sindical, além de definir o caminho em que o sindicato vai atuar.”
Homenagem ao companheiro Toschi
A Fenattel, nossa Federação Nacional, representante de 95% dos trabalhadores em telecomunicações do Brasil, enviou como palestrantes os assessores Antônio Toschi, José Luis Passos e Jorge Fernando Blanco, que também contribuíram muito para o sucesso do seminário, onde focaram a importância do fortalecimento da Federação, apresentaram proposições e estratégias no sentido da criação de convenções nacionais, além de frisar a importância da liderança sindical, suas condutas e comportamento na base.
Palestra Prof. Hélder Molina

Homenagem à Fenattel - Num reconhecimento do que a Federação tem ajudado ao Sinttel, a recém criada Comissão de Mulheres representando toda direção homenageou o Assessor da Fenattel, Antonio Toschi, oferecendo um buquê de flores. Essa Comissão composta pelas Diretoras Edla Rios, Diana Bulhosa, Tereza Bandeira, Gleide Sales e Sandra, tem como desafio criar mecanismos para aproximar ainda mais as trabalhadoras para a luta e buscar alternativas para elevar à auto estima das companheiras, além de trabalharem em parceria com os departamentos de saúde e formação, buscando oferecer cursos de formação e capacitação e trabalhar na prevenção de doenças, das profissionais até as mais comuns.
Momento de integração e relaxamento
O Presidente do Sinttel, Joselito Ferreira, além de agradecer à Fenattel que contribuiu para o sucesso do evento, declarou que o seminário é importante para determinar os passos que a diretoria do sindicato vai seguir nos próximos quatro anos. “Esse seminário serve para avaliarmos nosso trabalho à frente do sindicato, recebermos de braços abertos os novos diretores (35% de renovação da chapa) e colhermos sugestões para a melhoria dos serviços prestados aos trabalhadores. Estamos discutindo abertamente projetos e alternativas para a melhoria das condições de trabalho da categoria, filiações, aumento da base, investimentos, racionalização das receitas e tudo mais que contribua para um sindicato forte, atuante e combativo. Quem ganha com esse investimento é a categoria”, concluiu.
Outros seminários e cursos serão programados no decorrer do segundo semestre para verificação das metas estabelecidas e acréscimo ou ajuste de ações, um deles será a capacitação para os funcionários do sindicato, além de oferecer também cursos dessa natureza para os trabalhadores da base, no sentido de formar novas lideranças dentro das empresas para se contrapor contra as malvadezas praticadas pelas empresas.

Curso de Negociação Coletiva - Dentre do que foi deliberado no seminário da Fenattel, realizado no início de Junho em Natal/RN, onde foram formados multiplicadores para repassarem o que aprenderam no curso de Negociação Coletiva sendo a Bahia representada pelos Diretores Marcos Pires e Joselito Ferreira, o Sinttel com o apoio da Fenattel, realizará entre os dias 27 a 31 de julho o Curso de Negociação Coletiva para toda a direção.


A intenção do sindicato é aprimorar os companheiros com experiência e preparar os novos dirigentes para começarem a negociar representando a entidade. O curso terá como programa desde a formulação da pauta de reivindicações, simulação de uma mesa de negociação e de uma assembléia para apreciação da proposta negociada. Mesmo num processo de simulação a intenção é fazer com que a atividade se aproxime muito da nossa realidade do dia a dia. O curso será ministrado pelos Diretores Joselito e Marcos e pela Comissão de Negociação Nacional da Fenattel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário