quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dieese: 94% dos pisos salariais tiveram reajuste acima da inflação em 2010

Mais brasileiros conseguiram aumento real do salário mínimo em 2010, mostrou pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgada nesta terça-feira (14).

De acordo com os dados, 94% dos reajustes de pisos salariais no ano passado ficaram acima da inflação acumulada no período, medida por meio do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O estudo identificou uma parcela significativa de negociações cujos reajustes dos pisos ficaram de 3% a 4% acima da inflação. Do total de 660 negociações analisadas, 107 ficaram nesse patamar, número que representa 16,2% do total dos reajustes concedidos. Ainda segundo o Dieese, 2,4% das negociações realizadas no ano passado ficaram no mesmo patamar da inflação e 3,8% ficaram abaixo do índice.

Análise setorial - Ao analisar os reajustes segundo os setores da economia, os resultados são bem próximos. O setor de Indústria foi o que obteve o maior número de negociações cujos reajustes dos pisos ficaram acima da inflação: 94,9%. No Comércio, 94,7% dos reajustes ficaram nesse patamar, ao passo que, em Serviços e no setor Rural, 90,6% e 100% das negociações, nesta ordem, ficaram acima do INPC.

No ano passado, o Dieese registrou que 0,9% das negociações da Indústria ficou no mesmo nível da inflação. No setor de Comércio e Serviços, 2,7% e 5,2% dos reajustes, respectivamente, foram iguais ao índice. No setor Rural, não houve registro de negociação que ficou no mesmo patamar da inflação.

Considerando os pisos que não conseguiram aumento real, o setor industrial foi o que registrou o maior número: 4,5% dos reajustes ficaram abaixo da inflação. No setor de Serviços, 4,2% ficaram nesse patamar, e no Comércio, 2,7% das negociações também resultaram em percentual menor que o da inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário