terça-feira, 21 de junho de 2011

Avança muito a luta pela Unidade dos Trabalhadores em Telecom

O debate travado junto aos trabalhadores é o mesmo que vem pautando o posicionamento de um numero maior, a cada dia, de dirigentes que buscam situar seus sindicatos dentro de um  projeto correto, avançado, que é o reunificar toda a categoria. Com a decisão do RN passa de 95% a parcela da categoria já organizada numa organização nacional, forte, unitaria, plural e democratica, a nova FENATTEL.

Agora, passada a assembléia, não existe mais maioria e minoria, existe o SINTTEL RN e todos seus diretores juntos devem implementar a decisão da categporia, reconhecendo a democracia do movimento.

Abaixo, confira o material divulgado hoje no RN, para consolidar a expressiva votação da categoria: 182 x 45, além do resultado em si, é de destacar a capacidade de mobilização de toda a diretoria do RN que levou para esse debate estratégico  quase 300 trabalhadores.

A UNIDADE AVANÇA NOSSAS LUTAS E CONQUISTAS. Parabéns a todos os diretores e lideranças presentes, em especial a Gilberto e Iara, e aos companheiros solidarios do PE,CE, BA e SP presentes no momento histórico.

SEM NEGAR A HISTÓRIA, OLHANDO O FUTURO,
VOTE FENATTEL POR UM SINTTEL FORTE

Observe o quadro nacional dos Sindicatos e os argumentos

FENATTEL = 20 sindicatos (AC, AL, AP, AM, BA, CE, ES, GO, MT, MS, PE, PR, RJ, RO, RR, SC, SP, TO, Campos-RJ e Sindinstal-SP), cerca de 700 mil trabalhadores.

E AINDA VEM MAIS! Além do Sinttel/RN, sabe-se que outros sindicatos da Fittel também estão discutindo sua volta para a FENATTEL. 

FITTEL = 10 sindicatos (DF, MA, MG, PA, PB, PI, RN, RS, SE E SINTPQ (CPQD) – cerca de 30 mil trabalhadores.
  • A FENATTEL e os seus 21 sindicatos, independentemente das centrais sindicais a que pertencem, têm dado provas UNIDADE E COMBATIVIDADE ao realizar greves de grande repercussão. Outro dado importante: a FENATTEL presta contas das finanças da entidade. 
  • A FENATTEL empenha todo apoio à luta dos trabalhadores terceirizados, em especial os da ARM. Ao contrário da outra federação, que abandonou à própria sorte os trabalhadores da ARM no Maranhão, os quais estão sem acordo coletivo de trabalho há mais de 3 anos. Assim como também abandonou os trabalhadores da ARM em greve em Sergipe.  
  • Os trabalhadores e aposentados precisam de uma Federação forte. Por essa razão defendemos a filiação do pequeno Sinttel-RN à FENATTEL, a única que realmente tem capacidade de promover a UNIDADE NACIONAL dos sindicatos e, assim, acabar com o divisionismo que somente beneficia as empresas. 
  • A FENATTEL tem compromisso assumido de buscar garantir junto às operadoras e fundações um plano de saúde digno para os atuais e futuros aposentados. A FENATTEL estimula os sindicatos a organizar um Departamento de Aposentados e tem Centro de Convívio com atividades de cultura, lazer e viagens. A FENATTEL luta pela participação de representantes dos assistidos nos fundos de pensão, como a SISTEL, Fundação 14, na ex BRT Prev e na criação da Fundação Atlântico. 
  • A FENATTEL segue a plataforma unitária de todas as Centrais Sindicais que, em 2010, reuniram mais de 30 mil líderes sindicais, em São Paulo, na nova CONCLAT (Conferencia das Classes Trabalhadoras), onde foram aprovados mais de 200 itens do interesse dos trabalhadores, levados para o programa da Presidenta Dilma, que foi apoiada pela FENATTEL e sindicatos filiados;  
  • Quando da compra da Brasil Telecom pela Oi, a FENATTEL, entendendo o interesse estratégico do negócio para o país, apoiou a compra e, em NOTA PÚBLICA divulgada na grande imprensa, defendeu 5 cláusulas fundamentais para os trabalhadores na nova empresa. Enquanto isso, os membros da outra Federação ficaram de fora do embate, ameaçando embargar a compra na Justiça, o que favoreceria a compra da própria Oi por patrões estrangeiros.

A VONTADE DA CATEGORIA É SOBERANA E DEVE SER RESPEITADA

A decisão soberana da categoria deve ser sempre respeitada e esse é o propósito e compromisso da maioria da direção do SINTTEL/RN. Repudiamos as intimidações e inverdades, todas as tentativas de impedir os trabalhadores de decidirem seu futuro e as ameaças de oposição à vontade maior da categoria, que é buscar a UNIDADE NACIONAL.

Vale registrar que não tememos oposição! Nós trabalhamos muito, todos os dias, em defesa da categoria que, com certeza, acredita e confia na nossa orientação. Em repúdio a ameaça de oposição feita por representantes da Fittel ao nosso pequeno e valoroso Sindicato, a categoria votará SIM pela UNIDADE! SIM pela volta à FENATTEL!

NÃO PODEMOS ESCONDER A REALIDADE

A Fittel entrou num desgaste gradativo ano a ano, diferentemente da FENATTEL. Isso é lamentável, sim! Deixar em segundo plano os interesses dos trabalhadores para privilegiar o “próprio umbigo” está cobrando o seu preço, através do esvaziamento e perda de sindicatos. A política de intrigas internas, de acusações infundadas, de perseguição a quem não reza na cartilha de quem dirige a federação, e de desrespeito à pluralidade política dos sindicatos tem sido a tônica na Fittel.

Não é à toa que a Fittel, HOJE, não mais atende as necessidades dos trabalhadores no RN, a exemplo dos vários sindicatos CUTISTAS que já mudaram para a FENATTEL, com o apoio da CUT Nacional. A verdade é que a Fittel não é mais a mesma!

A Fittel assina os mesmos acordos coletivos assinados pela FENATTEL, logo, não pode dizer que a Fenattel faz acordos em gabinetes. CHEGA DE FALSO DISCURSO! NA FENATTEL TODOS OS ACORDOS SÃO VALIDADOS EM ASSEMBLÉIAS DOS TRABALHADORES em todas as empresas, sejam operadoras ou terceirizadas.

A NOSSA CATEGORIA SABE O QUE É MELHOR.
O SINTTEL-RN É INDEPENDENTE, NÃO TEM “CABRESTO” DE NINGUÉM.
VAMOS LEVAR O SINTTEL-RN PARA O CAMPO DA UNIDADE,
RUMO A UM FUTURO MELHOR.
VOTE FENATTEL POR UM SINTTEL FORTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário