Aqueles que estão terminando o ensino médio em escola pública este ano são isentos da taxa de inscrição. Para os demais inscritos, o valor a ser pago é de R$ 35,00.
O participante poderá confirmar e acompanhar sua inscrição pela internet e um cartão de confirmação será enviado pelos Correios, com data, hora, local de realização das provas, indicação dos atendimentos diferenciados, opção de língua estrangeira e solicitação de certificação.
O Enem desde 2009 conta com 4 provas, com 45 questões objetivas cada, mais uma redação:
1. Ciências Humanas e suas Tecnologias, com os componentes curriculares de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com as provas de Química, Física e Biologia;
3. Linguagens, códigos e suas Tecnologias e Redação, envolvendo os conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
4. Matemática e suas Tecnologias, com as questões de Matemática.
A principal finalidade do Enem é a avaliação do desempenho escolar ao fim do ensino médio. Com os resultados obtidos a partir das provas, o Ministério da Educação pode acompanhar a qualidade do ensino médio no país e obter indicadores para o aperfeiçoamento da educação. Pessoas maiores de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio podem realizar o Enem para obter a certificação. Universidades Públicas e Particulares estão usando a nota obtida no Enem para selecionar os estudantes. Além disso, fazer a prova candidata o aluno a programas do Mec, como o Sisu, o Prouni e o Fies.
Nenhum comentário:
Postar um comentário