segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ARM tenta enfraquecer mobilização, mas trabalhadores exigem fim da escravidão


Mesmo depois de ter sido convocada a prestar esclarecimentos na DRT e ter se comprometido a respeitar a escala de folgas, a ARM continua com sua prática terrorista de convocar os trabalhadores nas suas folgas na base de ameaça. A situação está tão critica que até os supervisores estão se queixando que não aguentam mais trabalhar nesse regime de escravidão.

Que isso é um desrespeito às leis trabalhistas e ao ser humano, não precisamos nem comentar. O trabalhador não é máquina, mas parece que a ARM não sabe diferenciar os dois, sendo que até a máquina precisa de um período de manutenção.

Como se não bastasse à continuidade dessa prática, a ARM juntamente com a OI teve a cara de pau de no último dia 05/09, propor em reunião com a Fenattel, nossa federação nacional, um regime de escala de 06x01. Onde o trabalhador só teria uma folga durante a semana e apenas um domingo por mês, como se os trabalhadores não tivessem família, nem vida social.

Prontamente, a proposta maléfica da ARM/OI foi recusada pelo Sinttel Bahia e os representantes dos outros estados, onde saímos da reunião com a seguinte deliberação da federação nacional: manter a escala de sábado e domingo alternado e mobilizar a categoria para uma possível paralisação, caso a ARM/OI continue com esse projeto de escravidão, que só trará prejuízos para o trabalhador.

Seguindo a orientação da Fenattel, realizamos um ato na última segunda, dia 17/09, na portaria de baixo da Oi do Cabula, com participação efetiva dos trabalhadores que ficaram indignados ao saberem da ridícula proposta feita pela ARM/OI. Por sua vez, a empresa tentando esvaziar nosso ato convocou reuniões para o mesmo horário em todos os pontos de encontro.

Mas não adiantou, o movimento de repúdio a esse regime de escravidão imposto pela ARM só faz crescer. Na noite do dia 19/09, realizamos na sede de Feira de Santana, uma reunião com os trabalhadores da região que lotaram nossa nova sede. Coincidentemente, no final da tarde, a empresa encheu a caixa de serviços dos trabalhadores com inúmeras notas, mandando mensagens que as notas deveriam ser executadas até às 19h. É muita coincidência, não é ARM?

O que importa é que os trabalhadores compareceram em massa e estão juntos com o Sinttel na luta contra essas mazelas. No dia 20/09, fizemos um ato no ponto de encontro do Parque de Exposições, onde os trabalhadores mostraram sua indignação e já avisaram que estão mobilizados e do lado do sindicato para o que der e vier. 

Teremos um novo encontro com a empresa na próxima segunda, dia 24/09. Até lá os trabalhadores devem continuar alertas e mobilizados as convocações do Sinttel.

IMPORTANTE: Continua mantida a escala atual, com as folgas alternadas nos sábados e domingos. Lembrando que, o trabalhador que estiver de folga, não tem obrigação de ir trabalhar e também não pode ser punido. Mas, alertamos que o funcionário que estiver na escala de plantão tem obrigação de ir trabalhar.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário