quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sinttel conquista criação de ouvidoria para trabalhadores da TEL

No decorrer dos últimos cinco mês foram recorrentes as reclamações de funcionários da Tel questionando a postura da empresa na aplicação de medidas disciplinares, advertências e suspensões por não bater meta de PS 8 e URA. As cobranças excessivas por parte da direção da empresa e a aplicação dessas medidas vem criando um clima de insatisfação na operação.

Como em conversas com a direção da empresa, a mesma colocou que “essas medidas tinham objetivo de garantir o cumprimento das metas”, não restou ao Sinttel outra alternativa a não ser solicitar à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE, antiga DRT), uma reunião de mediação para tratar desses fatos.

No dia 14/10, o diretor jurídico do Sinttel Jovanilson Araújo juntamente com um grupo de trabalhadores da Tel esteve presente na reunião de mediação onde foram relatados “vários episódios do exercício do poder disciplinar da empresa com excessiva severidade, ausência de critérios objetivos para punições e a existência de um meio ambiente de trabalho onde os trabalhadores estão expostos a pressão, perseguições e assédio”, conforme ata do SRTE.

Os representantes da empresa que estiveram presentes reafirmaram que as situações relatadas devem ser episódios pontuais e não fazem parte da política pessoal da empresa. Novamente a empresa comprometeu-se em averiguar as inúmeras exceções que parecem ter virado regra.

De toda forma, com a ajuda do mediador da SRTE, o Sinttel conquistou:



- criação de uma Ouvidoria que terá como funções permitir que os empregados possam registrar suas dúvidas, reclamações, sugestões e outros temas relativos às relações de trabalho. Esta ouvidoria em caso de punição procederá o re-exame da mesma, podendo ou não revogar a medida, caso já tenha sido aplicada.

- a empresa compromete-se a auditar retroativamente aos últimos três meses todas as punições aplicadas, para se for o caso, anulá-las;

- a empresa suspenderá dos prontuários dos empregados, enquanto durar a auditoria todas as advertências verbais e por escrito que dizem respeito a procedimentos relacionados ao PS8 e URA;

- empresa e sindicato irão se reunir mensalmente para monitorar e aprimorar as relações de trabalho.

Esperamos que a implantação dessa ouvidoria seja o marco inicial de melhorias nas relações de trabalho entre os supervisores, coordenadores e os operadores da Tel. E saibam que essa não é uma conquista só do Sinttel, mas sim, uma vitória de todos aqueles que não ficam calados frente a injustiças.

Lembramos que a TEL TELEMÁTICA tem um representante na direção do Sinttel Bahia. Nosso colega Gildomar Santana é tele operador e funcionário da TEL, portanto, qualquer situação emergencial vocês podem entrar em contato diretamente com ele no telefone 9624-4003. Dúvidas, sugestões, reclamações ou elogios, entrem em conosco através dos nossos meios de comunicação.

BLOG - http://alobase.blogspot.com
FACEBOOK - Sinttel Bahia
ORKUT - Sinttel Bahia
TWITTER - @sinttelba
E-MAIL - jornalismo.sinttel@gmail.com
TELEFONE - (71) 3326-4077

Nenhum comentário:

Postar um comentário