Novos
procedimentos, muitos abusivos, geram dúvidas e reclamações dos trabalhadores
Depois de muito tempo
na quarentena a CONTAX voltou a ser a campeã de reclamações dos trabalhadores
junto ao Sinttel, os novos procedimentos implantados pela empresa estão criando
muita insatisfação na categoria. Diante de tantas reclamações, realizaremos
durante esta semana o ato de protesto ESSA
BOMBA É SUA CONTAX, com intuito de chamar atenção da sociedade e mobilizar
os trabalhadores para uma possível paralisação das atividades até que a empresa
reveja tais procedimentos.
Acreditamos que se foi
criado um novo padrão ou procedimento, este deveria ser balizado pelo anexo II
da NR 17 e informado aos trabalhadores antecipadamente. O que não está correto
é o trabalhador ser penalizado por algo que ele não foi nem informado.
Nesse novo procedimento
o trabalhador é logado assim que passa na catraca, se sair para comprar lanche
fora é deslogado automaticamente. Acontece que os trabalhadores estão sendo
punidos se houver este login e logout, portanto, agora o trabalhador tem que
ficar preso na empresa até no seu horário de intervalo, não podendo resolver
nenhum problema pessoal nesse intervalo e sendo obrigado a comer o lanche da Tok
Take.
E os absurdos não param
por ai, agora se operador conversar com o colega, tirar o headset do ouvido
para descansar, levantar da PA ou usar outro material como copo com tampa de
rosca para beber água na operação (copo este que foi dado como brinde do
próprio produto) toma advertência ou suspensão.
Em resumo, os trabalhadores não
podem fazer nada que não seja atender ligações de forma mecânica e robótica,
caso contrário, são “autuados” pelo “grupo de blindagem”.
Até a pouca flexibilidade
que alguns supervisores tinham devido aos estudos de alguns funcionários foi
retirada, mesmo com o trabalhador pagando estas horas de atraso ou saídas
antecipadas.
Questão
da prioridade ao estudo - A pergunta que não quer calar é
porque a CONTAX não fez uma reunião com todos trabalhadores antes de começar a
cobrar de maneira tão arbitrária seus novos procedimentos? Porque esta cobrança
sem sequer avaliar o histórico de cada trabalhador? Se o operador é reincidente
na situação realmente precisa ser penalizado e colocado nas regras, mais até
com aqueles que estão começando agora e tem todo "gás" para
crescimento profissional e da empresa?
A empresa não verifica
com seus gestores como estão sendo aplicadas estas sanções, onde o
comportamento dos mesmos não está adequado com a nova relação capital e
trabalho. A imposição das novas normas com exagero de autoridade está gerando
um clima de pressão, que tem resultado negativo na qualidade do serviço, mas
parece que a CONTAX não está enxergando isso.
Exigimos providências, já!
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