terça-feira, 19 de junho de 2012

Mas essa BOMBA é só sua CONTAX!


Novos procedimentos, muitos abusivos, geram dúvidas e reclamações dos trabalhadores

Depois de muito tempo na quarentena a CONTAX voltou a ser a campeã de reclamações dos trabalhadores junto ao Sinttel, os novos procedimentos implantados pela empresa estão criando muita insatisfação na categoria. Diante de tantas reclamações, realizaremos durante esta semana o ato de protesto ESSA BOMBA É SUA CONTAX, com intuito de chamar atenção da sociedade e mobilizar os trabalhadores para uma possível paralisação das atividades até que a empresa reveja tais procedimentos.

Acreditamos que se foi criado um novo padrão ou procedimento, este deveria ser balizado pelo anexo II da NR 17 e informado aos trabalhadores antecipadamente. O que não está correto é o trabalhador ser penalizado por algo que ele não foi nem informado.

Nesse novo procedimento o trabalhador é logado assim que passa na catraca, se sair para comprar lanche fora é deslogado automaticamente. Acontece que os trabalhadores estão sendo punidos se houver este login e logout, portanto, agora o trabalhador tem que ficar preso na empresa até no seu horário de intervalo, não podendo resolver nenhum problema pessoal nesse intervalo e sendo obrigado a comer o lanche da Tok Take.

E os absurdos não param por ai, agora se operador conversar com o colega, tirar o headset do ouvido para descansar, levantar da PA ou usar outro material como copo com tampa de rosca para beber água na operação (copo este que foi dado como brinde do próprio produto) toma advertência ou suspensão. 

Em resumo, os trabalhadores não podem fazer nada que não seja atender ligações de forma mecânica e robótica, caso contrário, são “autuados” pelo “grupo de blindagem”.
Até a pouca flexibilidade que alguns supervisores tinham devido aos estudos de alguns funcionários foi retirada, mesmo com o trabalhador pagando estas horas de atraso ou saídas antecipadas.

Questão da prioridade ao estudo - A pergunta que não quer calar é porque a CONTAX não fez uma reunião com todos trabalhadores antes de começar a cobrar de maneira tão arbitrária seus novos procedimentos? Porque esta cobrança sem sequer avaliar o histórico de cada trabalhador? Se o operador é reincidente na situação realmente precisa ser penalizado e colocado nas regras, mais até com aqueles que estão começando agora e tem todo "gás" para crescimento profissional e da empresa?

A empresa não verifica com seus gestores como estão sendo aplicadas estas sanções, onde o comportamento dos mesmos não está adequado com a nova relação capital e trabalho. A imposição das novas normas com exagero de autoridade está gerando um clima de pressão, que tem resultado negativo na qualidade do serviço, mas parece que a CONTAX não está enxergando isso. 

Exigimos providências, já!

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