domingo, 13 de outubro de 2013

Matéria sobre Call Center na edição de hoje do maior Jornal da Bahia

A edição de hoje (13/10/2013), do maior Jornal da Bahia (A Tarde), traz como matéria especial do Caderno de Empregos uma reportagem sobre a atividade de operador de telemarketing, destacando a importância da atividade e a necessidade de regulamentação da profissão.

Vale a pena ler e comentar a matéria no site do A Tarde (clique no link no final da matéria) para que outras reportagens desse tipo sejam feitas. TELEOPERADOR, AGORA SOMOS NÓS!

Empresas de call center oferecem 4,7 mil vagas

Porta de entrada no mercado de trabalho para muitos jovens, o call center emprega mais de um milhão de pessoas no Brasil. Na Bahia, são 50 mil postos de trabalho. E, como há uma rotatividade grande - com permanência dos profissionais, em média, de dois anos -, são oferecidos cerca de 700 postos de trabalho por mês no estado. Nesta semana, o SineBahia e a Contax estão em busca de 4.720 pessoas. As quatro mil vagas são para a nova unidade da Contax, no bairro do Bonfim.

Uma das vantagens de trabalhar em telemarketing é que você não precisa, necessariamente, de experiência prévia. É preciso apenas ser maior de 18 anos e saber utilizar as funções básicas de informática. Por isso, muita gente que nunca trabalhou recorre à atividade. Dados do Sinttel (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia) indicam que, dos 50 mil funcionários no estado, 45% estão no primeiro emprego e 55% têm entre 18 e 24 anos.

Muitos deles aproveitam o trabalho para custear os gastos com estudos, como a operadora Lucimari Cerqueira, de 20 anos, que trabalha como operadora há mais de um ano e ganha um salário mais remuneração variável. "A independência financeira é muito importante", diz.

A maioria dos profissionais, contudo, migra para suas áreas de interesse dois anos depois, em média. Do call center, os operadores levam na bagagem importantes experiências adquiridas no atendimento. À medida que lidam com pleitos e clientes diferentes, os atendentes desenvolvem capacidade de argumentação, senso de conciliação e maturidade profissional, características valorizadas em qualquer meio corporativo, destaca a analista da Tel Telemática, Tamires Alves.

Para quem fica, as operadoras estimulam o crescimento, priorizando seleções internas para treinamento, supervisão, coordenação e gerência. Na Contax, 90% dos cargos de chefia são ocupados por antigos operadores. Renata Costa é um exemplo de funcionária que trilhou a sua carreira no setor. Começou como operadora em 1997 e hoje é responsável pelo recrutamento. "O crescimento hoje é mais rápido. Em um ano, o operador já pode ser supervisor, ganhando o dobro", diz.

Mais de 40 anos - As facilidades para atuar na área também têm atraído profissionais acima dos 40, o que representa, atualmente, 5% da mão de obra, segundo o Sinttel. São pessoas que não conseguiram se estabelecer em suas carreiras e que procuram uma recolocação no mercado, segundo Moisés Frutuoso, gerente do SineBahia.

Moisés Frutuoso destaca que o setor absorve essas pessoas que ainda estão produtivas. "Alguns profissionais não se adaptaram às mudanças que o mercado vem passando nos últimos 15 anos. E o call center tem possibilidade de ser entrada no mercado e de permitir que quem está fora retorne", diz.

Regulamentação - Mesmo empregando mais de um milhão de pessoas no Brasil e sendo uma profissão que dá a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho, a atividade de telemarketing não é regulamentada. O sindicato da classe, a Fenattel (Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações) iniciou campanha para agilizar a aprovação do projeto que regulamenta a profissão, o 2.673, de 2007.

A regulamentação garantiria salários melhores e segurança jurídica em relação às horas trabalhadas, diz o diretor administrativo do Sinttel (sindicato na Bahia), Marcos Pires. A carga horária de seis horas, por exemplo, não foi estabelecida por lei, acabou sendo praticada por decisão judicial. Isso não confere, contudo, nenhuma garantia, já que decisões posteriores podem revogar a inicial, como ocorreu em 2012. "Uma ministra do TST estabeleceu que seriam seis horas, e essa posição se manteve por um bom tempo, até que em 2012 houve decisão contrária, que depois contornamos. Mas não temos segurança, a qualquer hora pode ser mudado".

O sindicato defende que as oito horas, embora previstas na Constituição, não podem ser aplicadas aos operadores devido à natureza do trabalho. No atendimento, eles falam e ouvem por muito tempo e usam muito o computador, o que gera doenças ocupacionais, a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) a principal delas. Os profissionais ainda estão sujeitos à pressão dos clientes e das próprias empresas para cumprir metas.

Saiba onde deixar o currículo:

SineBahia - Oferta de 720 vagas. Currículo deve ser entregue em um dos postos (ver:www.portaldotrabalho.ba.gov.br), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Contax - Empresa tem 4 mil vagas. Currículos na rua Martagão Gesteira, 477, Barra, das 8h às 14h

SIMM - Órgão disponibiliza vagas diariamente. Currículo nos postos (www.simm.salvador.ba.gov.br), de seg. a sexta, das 8h às 17h

Atento - Entregar currículos na avenida ACM, nº 3.840

Grenit - Empresa conta com 120 vagas. Currículos em rh@grenit.com.br

Tel Telemática - Entregar currículos na avenida ACM, nº 4.197


Fonte:
http://atarde.uol.com.br/empregos/materias/1540617-empresas-de-call-center-oferecem-47-mil-vagas

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