quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ministro do Trabalho assume agenda com as Centrais Sindicais


O ministro Brizola Neto, do Trabalho e Emprego, irá consolidar com as centrais sindicais uma agenda de temas relacionados ao mundo do trabalho, que será executada no MTE. O anúncio foi feito hoje (dia 29), na reunião que ele fez com dirigentes da Força Sindical. Na ocasião, Brizola Neto ressaltou sobre a importância da unidade dos trabalhadores e a necessidade de construir um diálogo social, de as centrais voltarem a se reunir no Ministério do Trabalho e de corrigir as distorções provocadas pela Portaria 186, que concede o registro sindical.

Logo no início da reunião, o presidente em exercício da Força Sindical, Miguel Torres, saudou o ministro Brizola Neto e destacou dois temas: a importância de o Ministério do Trabalho fazer a revisão da portaria 186, “para ser colocada em prática uma proposta que dê mais transparência” e a aposentadoria por idade mínima, medida que o ministro Guido Mantega, da Fazenda quer e que os trabalhadores repudiam.

O ministro Brizola Neto expôs com clareza suas posições sobre inúmeros temas do mundo do trabalho, como portaria 186 (que trata do registro sindical), fator previdenciário, rotatividade, acidentes do trabalho, qualificação. "Não deixou nada sem resposta", observou João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical, que conduziu a reunião.

Agenda trabalhista - Construir uma agenda com as centrais sindicais. A agenda será essencial para o sucesso do Ministério do Trabalho e Emprego. Brizola contou com o apoio das centrais ao ser indicado para o Ministério.

Registro sindical - O ministro disse que pretende fazer “um regramento claro sobre o registro sindical, para não deixar subjetividade. Importante é garantir sindicatos representativos. Talvez não consigamos tudo de uma vez, mas podemos fatiar as alterações. Os pedidos de registro que estão corretos terão a tramitação normal. Os cerca de dois mil que estão sofrendo contestação serão examinados à luz do novo regramento que será feito pelo governo”. Com esta decisão o ministro solicitou aos dirigentes sindicais que não peçam audiências para tratar deste tema, tanto para ele como para o Manoel Messias, secretário de Relações do Trabalho.



Fator Previdenciário - O MTE deve assumir o processo de intermediação entre os trabalhadores e o governo. Para Brizola Neto, a falta de um processo de negociação por parte de governo pode causar muita pressão na votação do fim do fator previdenciário no Congresso Nacional.

Crise Econômica Internacional - Existem países que adotam a ortodoxia e retiram ou reduzem os direitos trabalhistas (salários, aposentadorias. O Brasil mantém uma política de valorização do salário mínimo, formalização de empregos e a geração de mais postos de trabalho. Todas estas ações abatem os impactos da crise no país. O Brasil não seguiu o caminho da retirada de direitos trabalhistas e tem feito desonerações.

Educação e Qualificação - “Sou a favor da educação formal até pelo meu histórico familiar”, afirmou Brizola Neto referindo-se ao empenho de seu avô, ex-governador do RS e RJ, Brizola Neto, pela educação. “Na reunião do Conselho do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) aumentamos o valor da hora aula para que as instituições de qualidade, como o Sistema S possam participar dos programas de qualificação profissional”. Segundo Brizola Neto, o Ministério deve ter estrutura própria, ou seja, a construção de centros de treinamento profissional para o avanço na qualificação dos trabalhadores brasileiros.

Saúde e Segurança no Trabalho -O presidente Miguel Torres e o presidente da Força Sindical SP, Danilo Pereira da Silva, manifestaram a preocupação com a estagnação da Fundacentro. Torres sugeriu uma reunião entre os departamentos de saúde e segurança do Trabalho dos sindicatos com a Fundacentro para definirem um agenda de trabalho. O ministro também mostrou interesse em revitalizar o setor porque são gastos R$ 60 bilhões por ano com acidentes e doenças no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário