sexta-feira, 27 de julho de 2012

Saiba como foi à primeira reunião para tratar da renovação do ACT com a Vivo


Na última segunda e terça, dias 23 e 24 de julho, a Comissão de Negociação da Fenattel (da qual o Sinttel Bahia faz parte, através do Diretor Jovanilson Araújo) reuniu-se com a diretoria das Empresas Telefônica/Vivo, para tratar da renovação do ACT 2012-2013. 

No dia 23/07, a reunião teve informes sobre: o cenário atual das telecomunicações; a unificação dos sistemas; Plano de Demissão Voluntária (PDV) e o calendário das próximas reuniões que já foi sugerido e aprovado os próximos encontros para os dias 31/07 e 01/08, 07 e 08/08, e se necessário, mais o dia 13/08. Alguns temas pontuais foram citados como unânimes nos estados:

- Situações dos planos de saúde e odontológico insatisfatórios, por não terem conveniados suficientes para a demanda.

- Demissões voluntárias: a Empresa informou que não existe nenhuma previsão;

-Adiantamento de PPR para os afastados: a Empresa confirmou que realmente não foi concedido, mas será pago o valor devido no final;

- Comissionamento de Lojas: a Empresa se prontificou em fornecer informações mais criteriosas;

- ACT-2012: a empresa propôs fazer ACT com prazo de dois anos para as cláusulas sociais e  informaram que a previsão da inflação para a VIVO é de 4,03% (de 10 meses) e para a telefônica é de 4,83% (de 12 meses).

No dia 24/07, a empresa iniciou a reunião apresentando o histórico da evolução dos benefícios, a quantidade de funcionários atual (que é de aproximadamente 20 mil trabalhadores) para em seguida iniciar a discussão de algumas cláusulas da Pauta Nacional que ela não pretende alterar.

Clique em Mais Informações e veja quais são essas clausulas:



- Gratificação de férias. Será concedido da forma existente. (lei)

- Previdência Privada: A empresa vai apresentar os dois modelos existentes e possivelmente até um terceiro que será oferecido aos empregados. Foi pedido para a empresa apresentar a quantidade de empregados por estado existente em cada plano ou que migraram.

- Estabilidade do Auxílio Doença: A empresa alega que acompanha os casos de doenças e já dá suporte.

- Complemento de Auxílio Doença:- A empresa alega que já garante por 08 meses, e não tem possibilidade de aumentar esse período.

- As questões econômicas: a empresa informou que discutirá nas próximas reuniões.

- Adicional por dirigir veículo: discutir junto com as econômicas.

- Divisor de Horas Extras: será analisado pela Empresa.

- Adicional de HE: a empresa diz que manterá o praticado, 50% e 100%. Sobre compensação 1 x 1 a comissão se posicionou contrária e vai discutir com a empresa.

- Lojas: a Comissão pede que os Analistas de suporte Comercial (estoquistas) recebam comissão. A empresa ficou de analisar.

- Plano de Cargos e Carreira: Segundo a empresa, hoje é feito a meritocracia. Foi contestado pela Comissão, que, sem generalizar, alega o não reconhecimento pelo gestor. A empresa informa não ser a regra da empresa e o trabalhador deve pedir feed back do RH.

- Diárias de viagem: Alegado pela Comissão que há mais de 04 anos não é reajustado. A empresa informou que deve ser utilizado o Vale refeição mesmo nas viagens. A comissão colocou que existem lugares que não são aceitos. A empresa vai verificar a possibilidade de reajuste. Quanto ao adiantamento, se for planejada a viagem, existe a possibilidade. A empresa vai analisar todo o contexto.

- Adicional noturno: Manterá como já pratica.

- Adicional de periculosidade: A empresa diz que foi contratada uma consultoria para verificar se há pratica em atividade periculosa, e vai responder na próxima reunião.

- Gratificação por função: Não tem como responder neste momento. Vai avaliar.

- Garantia por aposentadoria: Permanecer o que pratica.

- KM: A comissão informou que alguns trabalhadores não registram o KM porque o seguro solicitado pela VIVO é caro. A comissão vai fazer um levantamento mais detalhado para discutir na próxima reunião.

- Seguro de Vida: A Empresa apresentará na próxima reunião, um novo seguro de vida,          com Aux. Funeral, que poderá ser estendido aos ascendentes, desde que custeado pelo empregado.

- Plano Trio (Linha fixa, TV e Banda larga): Foi solicitado pelos Estados ainda não implantados. A empresa ficou de levantar junto à área competente, mas informou que em alguns estados ainda não tem cobertura, e somente em SP tem cobertura total. Mesmo assim foi pedido que fosse concedido o que for possível aos demais Estados.

Houve ainda a reivindicação por parte dos companheiros funcionários da VIVO, que estão liberados, que não tem acesso à INTRANET, que o RH envie todos os comunicados que são divulgados nesse meio. A empresa ficou de encontrar uma forma de deixá-los envolvidos, e informou que também disponibiliza a central de atendimento: atendimentorh.br@telefonica.com ou *8019.

Próxima terça e quarta teremos uma nova reunião com a empresa, aguardem novidades através dos nossos informativos. Dúvidas, sugestões, elogios, reclamações, entre em contato conosco:

Telefone: (71) 3326-4077
Blog: http://alobase.blogspot.com
Facebook: Sinttel Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário