quarta-feira, 18 de maio de 2011

ARM: Próxima reunião de negociação do ACT será dia 24/05

Olá! Companheiros e companheiras da empresa ARM. Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer a todos os trabalhadores, da capital e do interior, pelo apoio e pelo voto de confiança que nos foi dado na eleição. Tenham a certeza que serão mais quatro anos de luta e conquistas para nossa categoria e que não faltará empenho nem disposição para os desafios que estão por vir.

Mas, vamos ao trabalho! Na quinta –feira passada, dia 12/05, ocorreu a primeira reunião de negociação, entre o Sinttel e a ARM, referente a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Nesse encontro ocorreu a “limpeza de pauta”, isso é, foi passado item por item da pauta de negociação feita pelo Sinttel em conjunto com os trabalhadores e a ARM foi dando “OK” aos pontos básicos do ACT, aqueles pontos que não geram tanta polêmica.

Com relação aos pontos discordantes, os representantes da ARM ficaram de levar o pleito dos trabalhadores à direção da empresa e trazer uma proposta referente a cada item na próxima reunião que acontecerá no dia 24/05. Os pontos tidos como polêmicos são:

  • Piso Salarial
  • Aluguel de veículos
  • Combustíveis
  • Produção
  • Vale Alimentação
  • Adicional para dirigir veículo
  • Adicional de insalubridade para pedreiros
  • Inclusão dos Osc´s de Telefone Público para pagamento de produção
  • Plano de saúde
  • Auxilio farmácia
  • Produção para cabista
  • Auxilio creche
  • Diária de viagem
  • Jornada de trabalho (escala de plantão, horas extras, etc)
  • Liberação de dirigentes sindicais
  • Auxilio moradia
Novidade: Finalmente conseguimos conscientizar a empresa sobre a importância do pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para todos os trabalhadores. Atendendo ao pleito do Sinttel, a empresa comprometeu-se a analisar esse item juntos com os demais listados acima e trazer-nos uma resposta na próxima reunião.

ATENÇÃO: Na sexta-feira, dia 27/05, haverá uma assembléia de apreciação da proposta da empresa no auditório do Sinttel, às 18h. Nosso objetivo é levar a todos os trabalhadores informações de como estão às negociações do ACT.

Visita as pontos de encontro: Nossos diretores, procurando levar informações e estar mais próximos dos trabalhadores, estão aumentando o número de visitas aos pontos de encontro da Capital (Rio Vermelho, Valéria, Parque de Exposições, Candeias, Camaçari e Roma), além de dar continuidade às visitas no interior do estado (Feira de Santana). Essas Blitz irão se expandir e nessas visitas vocês trabalhadores devem colocar para o Sinttel seus problemas e dificuldades, para assim tentarmos a resolução e melhorar a interação trabalhador/sindicato.

Horas Extras: Depois da paralisação vitoriosa ocorrida no dia 13/04, onde os trabalhadores e o Sinttel mostraram sua força e incomodaram muita gente, a diretoria da empresa ARM se comprometeu a resolver todos os problemas referente ao pagamento de horas extras.

Apenas gostaríamos de orientar os companheiros de que, não adianta apenas falar que não foi pago, precisar provar através de documentos (xerox de contra cheque, do extrato do banco) para que com essas provas em mãos o Sinttel possa sentar com a empresa e buscar a resolução dessas pendências.

Sugerimos que todos os trabalhadores ao serem convocados para fazer hora extra, façam uma anotação do serviço executada no tal dia, com horário e local em que foi efetuado. Com posse desse relatório e com a xerox do contra cheque e do extrato bancário, ficará mais fácil verificar os pagamentos ainda não efetuados.

Folha de ponto: A empresa se comprometeu a partir desse mês entregar folhas de ponto em todos os locais de trabalho, para facilitar a apuração de dias e horas trabalhadas.

Assistência Médica: Devido à insatisfação dos trabalhadores, quanto a indefinição dos locais de atendimento do novo plano de saúde, solicitamos a empresa ARM que suspenda as atividades da nova assistência médica enquanto é verificado quais são os locais que realmente o plano atende. Salientamos que os trabalhadores não são obrigados a trocar de Assistência Médica.

Reunião no SRTE – No dia 15/06 temos mais uma reunião de mediação agendada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE, antiga DRT) para tratar das pendências denunciadas ao órgão. Nessa reunião a ARM terá de apresentar seus estudos e a resolução das pendências.

Greve - Temos conhecimento de todos os problemas e dificuldades, pelos quais estão passando os trabalhadores da ARM, e cientes que os companheiros sabem dos esforços que o Sinttel está desenvolvendo na tentativa de resolver esses problemas o mais rápido possível. Apenas gostaríamos de informar que não podemos fazer uma greve com a negociação em andamento. Nossa entidade tem um compromisso com os trabalhadores, por isso, orientamos os trabalhadores a não entrarem em greve sem o aval do sindicato.

Trabalhadores deslocados para outro estado – Alguns trabalhadores foram convidados, segundo a empresa, para suprir uma demanda técnica no estado de Sergipe. Ao chegarem os trabalhadores baianos descobriram que os funcionários da ARM Sergipe estavam em greve e agora estão sofrendo retaliações desses trabalhadores. O Sinttel preocupado com a integridade física desses trabalhadores, solicitou à empresa o retorno imediato dos trabalhadores a seus postos de trabalho.

COMUNICADO: Convidamos os ex-empregados da J.A.E. Telecomunicações, para que compareçam no Sinttel para obter informações do acordo celebrado com a Global Village Telecom (GVT) para quitação das verbas trabalhistas referente ao vinculo mantido com a referida empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário