quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

MATÉRIAS JORNAL DO SINTTEL - ED. JANEIRO DE 2011

Incêndio em Central Telefônica da OI gera caos em seis estados, atrapalhando a vida da população e o comércio no final do ano

No dia 21 de dezembro de 2010, um incêndio de grandes proporções atingiu o prédio da OI no bairro do Itaigara destruindo por completo os distribuidores gerais das centrais telefônicas, fazendo com que os serviços de telefonia fixa, móvel e internet, fossem interrompidos na Bahia e em outros estados do Nordeste.
Tal fato, até agora não solucionado por completo, acarretou prejuízos em diversos setores da sociedade, atrapalhando um dos períodos mais lucrativos do ano para o comércio, as festas de final de ano, já que serviços de cartões de crédito e de débito também ficaram sem funcionar. Além de Salvador e cidades do interior, uma boa parte do Nordeste foi afetada, causando transtornos também nos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí e Maranhão.
O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Bahia (Sinttel) vem ratificar o que denuncia há anos: A precarização do setor de telecomunicações, desde a sua privatização, vem sendo a tônica dos atuais controladores do setor que visam o lucro a qualquer custo. Quem acompanhou a privatização do sistema Telebrás iniciada em 1995 viu a Telebahia, até então orgulho do povo da Bahia, se partir em duas companhias: Telemar, hoje OI e Telebahia Celular hoje VIVO.

Na esteira das mudanças da privatização, primeiro demitiram em massa para reduzir custos, substituindo profissionais com larga experiência por funcionários terceirizados e em muitos casos sem o treinamento adequado. Desde que começaram essas contratações terceirizadas, a qualidade e a segurança dos serviços prestados vem deixando muito a desejar. Os problemas são vários e vão desde a desqualificação profissional da mão-de-obra e a má gestão administrativa, passando pela ausência de equipamentos para manutenção e atraso nos pagamentos aos respectivos empregados.

Foi identificado também um total abandono dos prédios onde ficam as centrais da OI, tanto do interior quanto na capital. As estações, além de não possuírem funcionários de limpeza ou que façam a vigilância, não possuem equipamentos de combate a incêndios. Apesar da assessoria da OI informar que os problemas serão resolvidos gradativamente, poderá ocorrer uma grande demora para reconstruir tudo o que foi destruído.

Todos esses e outros problemas que estão acontecendo na OI e afetando a vida de parte significativa da sociedade, o Sinttel vem denunciando e alertando os órgãos responsáveis há muito tempo. Um exemplo disso é o alto número de telefones públicos sem funcionar, fato já comunicado ao Ministério Público (MP), e que foi destaque nacional no Portal UOL, no último dia 15/01, com a seguinte manchete: “Telefones públicos de Salvador não funcionam, frustrando turistas e moradores”.

Segundo dados do Sindicato dos Lojistas do Comércio da Bahia (Sindilojas) e do Sindicato dos Lotéricos Assemelhados e Correspondentes Bancários da Bahia (Sinloba) os prejuízos causados pela pane da OI já ultrapassam os R$ 30 milhões apenas para lojistas e lotéricas na capital e no interior.

Em resumo, a população está pagando a conta por um erro que o estado brasileiro devia ter evitado, hoje somos obrigados a conviver com um dos serviços mais caros do planeta no segmento de telecomunicações, sendo o setor um dos campeões em reclamações anualmente. O Sinttel continuará acompanhando o desenrolar das investigações, cobrando agilidade dos órgãos responsáveis na conclusão do inquérito e uma maior fiscalização nas empresas do setor de telecomunicações. Afinal, não podemos continuar “reféns” dessas empresas.   


A espera de uma nova era nas comunicações

No primeiro dia desse novo ano, Dilma Rousseff assumiu o cargo de maior representatividade do País, tornando-se a primeira mulher Presidente do Brasil. Nos dias seguintes a posse, nossa Presidenta, começou a formar sua equipe de governo, nomeando seus ministros.
A entrada de Paulo Bernardo, como novo ministro das Comunicações, trouxe um clima de otimismo para o setor que não tem uma pasta forte e postura clara do governo desde o polêmico mandato de Sérgio Motta, que era a favor das privatizações. Conhecido por sua habilidade de negociação e atuação no Ministério do Planejamento do governo Lula, o novo ministro terá grandes desafios pela frente como a aprovação do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU III), a revisão dos novos contratos de concessão de telefonia fixa, a regulação da mídia e o andamento do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), chamado pela presidente Dilma Rousseff de “Xodó 2.0”.

Embora o novo ministro tenha afirmado que o fornecimento de internet para todos é um dos principais itens da pauta e a previsão é de que o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) seja fechado até abril, o termo que o governo vem utilizando ao se referir à banda larga preocupa. Ao invés de “universalizar a banda larga” (o que significa prestar o serviço de internet em regime público com qualidade e tarifas acessíveis), a referência usada tem sido “massificar a banda larga”, uma designação da iniciativa privada que determina que o preço é definido pelo mercado.

O Sinttel defende que o debate sobre a prestação do serviço de banda larga em regime público é uma discussão importante que precisa ser feita pelo novo governo junto à sociedade. Esperamos também que esta seja uma nova era no Ministério das Comunicações, fortalecendo o setor de telecomunicações, sendo atuante e democrático, livre da influência dos grandes grupos econômicos e apto para tratar dos interesses da população e das necessidades de um mercado global transformado pela convergência digital.

Campanhas Salariais

Em fevereiro começam as campanhas salariais na Grenit, ARM, EGS, Sertele e Tel Telemática
A partir do mês de fevereiro de 2011, o sindicato estará distribuindo e recolhendo os questionários para formulação da pauta de reivindicações dos trabalhadores da Grenit, ARM, EGS e Sertele para discussão do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2011/2012, cuja data base é 1º de maio. Este ano, entregaremos a pauta antecipadamente para que na data base os salários já sejam corrigidos evitando com isso a enrrolação das empresas em pagar o retroativo.

Proposta indecente da Contax é rejeitada em primeira reunião
No final de dezembro foi dada a largada para a campanha salarial da Contax, cuja data base é 1º de janeiro. Os principais eixos dessa campanha é a devolução do desconto da greve de junho de 2010, credenciamento dos dependentes, definição dos critérios de pagamento de RV, pagamento da PLR 2010, além de reajuste salarial linear para todos os trabalhadores e de um tíquete refeição digno para todas as faixas salariais.
Já tivemos uma reunião no dia 12/01, onde a empresa apresentou uma “proposta indecente”, prontamente rejeitada, sendo agendada uma nova reunião para o dia 26 de janeiro.

Atento ainda não agendou datas das reuniões de negociação
Os trabalhadores da Atento também estão em campanha salarial, a pauta já foi entregue a empresa e o Sinttel está pressionando para que se inicie logo o processo de negociação.

Procura-se comissão de negociação da GVT
O Sindicato continua a procura pela Comissão de Negociação da GVT, que simplesmente sumiu, impossibilitando assim a continuidade da negociação referente ao ACT. Essa discussão vem se arrastando desde agosto de 2010 e o departamento jurídico do Sinttel já solicitou a intermediação, por parte da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE, antiga DRT), para mediar essa situação.

Prosseguem as negociações com a TIM
Já aconteceram duas reuniões neste mês de janeiro com os representantes da TIM para tratar do ACT. A negociação não está sendo fácil, mas o Sinttel está na luta para que todo o esforço dos funcionários seja reconhecido pela empresa, que é uma das que mais cresce no setor de telefonia móvel celular.

Elite Táxi
Foi entregue aos funcionários da empresa Elite Táxi um questionário para juntos elaborarmos a pauta do primeiro ACT que a empresa celebrará junto ao Sinttel. Estaremos na luta para aprovar o maior número de reivindicações dos trabalhadores e para que esse ACT traga avanços e benefícios a todos os funcionários da empresa.

Embratel e Prem Cell
Os ACTs dessas duas empresas foram fechados. Mesmo não tendo sido atendidas todas as reivindicações dos funcionários e do Sinttel, acreditamos ter conquistado benefícios importantes para os trabalhadores das duas empresas 


Nokia Simens
Os erros são sempre contra o trabalhador
No mês de dezembro de 2010, os funcionários da Nokia estranharam a redução de um tíquete no valor mensal recebido normalmente. Ao procurarem o Recursos Humanos (RH), foram informados que estava sendo descontado por causa do ACT constar a jornada de 40 horas semanais. Ao tomar conhecimento do desagradável fato, o Sinttel cobrou da empresa uma resposta imediata, já que o ACT nem seque foi assinado. De imediato a empresa tratou de soltar um comunicado interno informando que houve um erro e que seria mantido o que vinha sendo praticado. A diferença foi creditada no dia 12 de janeiro. Estamos de olho!

Pagamento do retroativo dos desligados - Depois do Sinttel cobrar várias vezes o pagamento do retroativo e ameaçar entrar com uma ação trabalhista, finalmente a Nokia apresentou um calendário de pagamento, com início em janeiro de 2011, e informou que tal ação se dará por meio de rescisão complementar. Pedimos aos companheiros que avisem a todos os trabalhadores que foram desligados da Nokia, a partir do dia 1º de maio de 2010.

PPR será paga em Fevereiro de 2010 – Todos os trabalhadores ativos da Nokia estarão recebendo no final do mês de fevereiro o valor de R$ 450,00 referente ao Programa de Participação nos Resultados (PPR) exercício 2010, cujo pagamento será proporcional ao ano de 2010. Os desligados tem o prazo até o dia 15 de fevereiro para procurar o RH da empresa e se cadastrar para o recebimento da PPR que será paga no mês de março/11.

Vivo
Sinttel aciona MPT e Vivo homologa gestantes


As gestantes da Velox, que não migraram em fevereiro de 2010 para a Vivo, começaram a receber as suas parcelas rescisórias, FGTS e requerimento do seguro desemprego, nesse mês de janeiro. A homologação dessas trabalhadoras foi feita no sindicato e consideramos isso mais uma importante vitória do Sinttel, que buscou o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) para garantir os direitos básicos das companheiras que saíram satisfeitas com a intervenção do Sinttel.
A ex funcionária Elismara Paiva de Macedo (na foto com blusa rosa) fez questão de citar o descaso da empresa, que demitiu as trabalhadoras quando estas estavam gestantes, e a demora para homologação ser feita. Já Diana Campos Dias (na foto de blusa listrada) ratificou o esforço do sindicato: “Graças ao Sinttel, conseguimos uma audiência com a Procuradoria do Trabalho, que marcou a homologação aqui no sindicato, acabando com uma espera de até três meses em alguns casos”.

Destak
Eleita a primeira Delegada Sindical

Em votação os funcionários da empresa Destak elegeram a colega Luzeneide da Silva Pinho, como Delegada Sindical. Delegado Sindical é o trabalhador sindicalizado que representa os companheiros de seu local de trabalho junto ao Sinttel. É o companheiro que traz as notícias do sindicato e leva os problemas da empresa e reivindicações dos trabalhadores para a diretoria do Sinttel.


Contax
Proposta excludente é rejeitada na negociação do ACT

Na reunião ocorrida com a Contax nesse mês de janeiro, referente ao ACT, a empresa manteve a sua proposta discriminatória e excludente onde oferece um reajuste salarial que além de ser abaixo da inflação aplica-se somente a salários acima de R$ 2.000, compensa no reajuste salarial as promoções ocorridas em 2010 (a referencia para reajuste é o salário de janeiro de 2010), o VA/VR continua sendo vale coxinha, a RV continuará sendo uma “caixa preta”, os dependentes continuarão indo para a fila do SUS e a PPR estão oferecendo uma esmola de 25% deduzindo o adiantamento de 10% concedido o ano passado.
De imediato a bancada sindical representada pelos sindicatos da BA, PE, CE e RJ rejeitaram e fizeram uma contra proposta que será analisada pela Contax e respondida na próxima reunião que deverá ocorrer no dia 10 de Fevereiro. Caso a empresa não apresente uma proposta para ser apreciada nas assembléias todos os sindicatos irão realizar manifestações não descartando a possibilidade de paralisação nos 04 Estados.
Cadastro para credenciamento de dependentes diretos – Os diretores do Sinttel visitarão todos os sites da Contax e distribuirão um questionário para cadastramento dos trabalhadores que desejem colocar seus dependentes diretos no plano de saúde. A Contax de forma discriminatória não permite mais o ingresso dos dependentes no plano de saúde, mesmo o trabalhador arcando com o pagamento integral.

Huawei
Projeto Sinergia é uma fria
Assim que tomamos conhecimento de que a Huawei estava com um projeto de implantação do Sinergia, estivemos no Ministério Público do Trabalho (MPT) com o intuito de buscar o apoio para vetar o referido projeto. Também informamos a direção da Vivo o que estava por trás disso, ou seja, demissão em massa e sobrecarga de trabalho.

Hoje a empresa presta serviço para as operadoras Vivo, Claro e TIM, onde um técnico tem a responsabilidade de só atender a uma operadora. Neste projeto Sinergia, o técnico será obrigado a atender as três operadoras, só que o seu salário não será triplicado. Outro ponto a ser observado é que na paralisação das três operadoras, qual o técnico será a prioridade de atendimento? A empresa EGS tentou implantar isso e não deu certo.

Esse é mais um reflexo dessa terceirização desumana e ilegal. O Sinttel não aceitará mais essa afronta contra os trabalhadores e está colhendo material para que, se a Huawei continuar insistindo nessa insanidade, entrar com uma ação no MPT. Com a palavra as operadoras TIM, Vivo e Claro, que nesse caso vão encher os bolsos da Huawei e desempregar dezenas de trabalhadores.

ACT, PLR e Banco de Horas – O Acordo Coletivo de Trabalho foi aprovado pelos trabalhadores em assembléia realizado pelo sindicato no mês de janeiro. Informamos que já notificamos a empresa solicitando reunião para discutir o pagamento da PLR e Banco de Horas, que mesmo sem constar no ACT vem sendo praticado de forma ilegal pela empresa.

OI
Após incêndio, funcionários sofrem trabalhando mais de 16h por dia
Por conta da pressão da sociedade a OI vem tentando colocar os telefones para funcionar a qualquer custo. Só que quem sofre com essa situação são justamente os trabalhadores da Nokia, ARM e OI, que estão virando a noite, trabalhando mais de 16 horas por dia em condições insalubres e desumanas para continuar preservando a imagem e os lucros da empresa. O Sinttel já encaminhou ofício para a SRTE solicitando uma fiscalização nas instalações da empresa e nas condições de trabalho dos funcionários.

Grenit
Após muita luta do Sinttel trabalhadores recebem retroativo
Finalmente os trabalhadores da empresa Grenit receberam o pagamento do retroativo da data base de maio de 2010. Os valores foram depositados esse mês, depois de muita luta do Sinttel e a mediação da SRTE.

ARM
Empresa é a primeira a implementar isonomia

Depois de muita expectativa, a empresa ARM apresentou-nos a tabela de isonomia prometida durante as negociações do ACT e que será implementada no mês de fevereiro. Isonomia não é reajuste salarial, mas sim, um reenquadramento e uma organização na estrutura de cargos para no futuro ser implantado um PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) dentro da empresa. Salientamos que a ARM é a primeira empresa do estado a implementar a isonomia, desde a época da privatização do setor de telecomunicações.

Tel Telemática
Sindicato conquista vitórias importantes para os trabalhadores

Depois de recebermos diversas ligações de trabalhadores comunicando que a TEL inadvertidamente aumentou o valor do plano de assistência médica, e ainda por cima retroativo a setembro do ano passado, o Sinttel entrou em contato com a direção da empresa questionando essa postura que consideramos um verdadeiro atentado contra os trabalhadores. A empresa entendeu a solicitação e prontamente recuou com a cobrança abusiva desse retroativo, após a ação do sindicato.
Outra vitória foi o aumento do salário, mesmo a data base sendo em janeiro, o sindicato via acordo coletivo garantiu que todos os trabalhadores da TEL que ganham o piso salarial igual ao mínimo tivessem seus salários reajustados.
Mas apesar dessas conquistas, continuamos cobrando da empresa a implantação do Cartão Farmácia, acordado durante as negociações do ACT do ano passado, e que até agora não foi implantado.

FIQUE LIGADO!

Aumento no salário dos Trabalhadores de Call Center
Neste mês de janeiro todas as empresas de Call Center que tem piso de R$ 510 serão obrigadas a reajustar os salários de seus trabalhadores para R$ 540 para as jornadas de 180 horas semanais. As jornadas inferiores também sofrerão reajuste proporcional.
As empresas bem que tentaram camuflar este pagamento alegando que o salário mínimo é para jornada de 8 horas diárias, mas o sindicato - de forma bem inteligente - inseriu nos acordos coletivos uma cláusula que garante este gatilho de repasse toda vez que o salário mínimo aumentar. Os companheiros devem ficar espertos e vigilantes na impressão do contracheque e denunciar para o sindicato caso a empresa este mês pague menos que R$ 540 que é o valor do salário mínimo nacional.

Convênios no interior do estado
Para proporcionar aos nossos associados lotados no interior do Estado as mesmas oportunidades com relação aos convênios existentes na capital, o Sinttel está programando uma viagem às cidades do interior com intuito de buscar parcerias com instituições de ensino, academias, autoescolas, dentre outras instituições, obtendo assim descontos para os nossos associados.
Os companheiros do interior podem entrar em contato conosco e informar estabelecimentos que consideram importantes estar na nossa lista de convênios. Procuraremos fazer um primeiro contato com essas instituições sugeridas por vocês, adiantando o processo de cadastramento dessas empresas. As sugestões podem ser feitas pelo telefone (71) 3326-4077 ou através do e-mail: jornalismo.sinttel@gmail.com

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