Depois de muita expectativa, a empresa ARM apresentou-nos a tabela de isonomia prometida durante as negociações do ACT e que será implementada no mês de fevereiro. Isonomia não é reajuste salarial, mas sim, um reenquadramento e uma organização na estrutura de cargos para no futuro ser implantado um PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) dentro da empresa. Salientamos que a ARM é a primeira empresa do estado a implementar a isonomia, desde a época da privatização do setor de telecomunicações.
A tabela nos foi apresentada na reunião ocorrida no último dia 21/01 e gostaríamos de deixar bem claro que isonomia não é reajuste salarial, mas sim, um reenquadramento e uma organização na estrutura de cargos. Algumas funções sofreram mudanças apenas na sua nomeclatura e outras tiveram correções no nome e também no salário.
Embora não esteja dentro do que consideramos ideal para nossa categoria, reconhecemos que a isonomia contemplou uma parte significativa dos funcionários e que esse é o primeiro passo para desenvolvimento de um PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e salários) dentro da empresa.
Essa foi apenas a primeira etapa desse estudo referente à isonomia, pois como nem todas as funções foram contempladas de imediato a empresa se comprometeu a analisar gradativamente cada caso. A empresa informou que os oficiais de rede passarão por um treinamento, no SENAI, para serem classificados como Técnico de Fibra Óptica. É importante frisar que a empresa alega ter tido um erro na contratação de alguns oficiais de rede, e que o Sinttel lutou bastante para que a empresa mantivesse estes companheiros na empresa. A alternativa encontrada foi essa, para que a empresa não demitisse ninguém.
O trabalhador que exercer algumas dessas funções acima e que por algum motivo não foi alterado sua função ou salário, procure o sindicato para encaminharmos a empresa a solicitação para que seja feita a adequação o quanto antes.
Reclamações - Em visita ao MAI-4, na manhã do dia 25/01, o representante do Sinttel, ouviu reclamações sobre a isonomia implantada. Alguns trabalhadores estavam inconformados com os valores de reajuste salarial implantados, mas, novamente informamos que a isonomia não é reajuste salarial. As reclamações foram anotadas e a insatisfação dos trabalhadores será passada à direção da empresa, pois nossa reunião mensal já estava agendada para a próxima sexta, dia 28/01.
Salientamos que a ARM é a primeira empresa do estado a implementar a isonomia desde a época da privatização do setor de telecomunicações. Em breve o sindicato vai começar a campanha salarial 2011 para os trabalhadores da ARM, e é de vital importância a participação dos companheiros, pois a união e a força do trabalhador é que vai definir uma melhoria nos benefícios e a implantação do tão sonhado piso salarial da categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário