quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

20.01.11 - Sinttel inicia o ano com conquistas importantes para os trabalhadores da TEL

Iniciamos mais um ano recebendo muitas ligações de funcionários da Tel Telemática indignados com algumas atitudes da empresa. Prontamente entramos em contato com a direção da empresa, fazendo as ponderações necessárias em alguns casos e cobrando a resolução de imediata em outros. Listamos abaixo as principais reclamações e o encaminhamento dado.

Reajuste do plano de saúde – Vários trabalhadores ligaram assustados com os descontos no contra cheque referente ao plano de saúde. Eles informaram que inadvertidamente a empresa aumentou o valor do plano de assistência médica, e ainda por cima retroativo a setembro do ano passado. A direção do Sinttel entrou em contato com a empresa questionando esse ato, que consideramos um verdadeiro atentado contra os trabalhadores. Imagine começar o ano, com contas a pagar e vários descontos no contra cheque? Após a ligação do sindicato, a Tel prontamente recuou com a cobrança abusiva desse retroativo.

Reajuste Salarial - Mesmo a data base sendo em janeiro, o sindicato via acordo coletivo garantiu que todos os trabalhadores da TEL (que ganham o piso salarial igual ao mínimo) tivessem seus salários reajustados para R$ 545,00. Essa conquista é mais uma vitória, já que as empresas de Call Center, tem o entendimento de que o salário mínimo nacional é para jornada de 08 horas, mas, o Sinttel por entender que a atividade de teleoperador é altamente estressante incluiu uma cláusula no acordo coletivo criando o gatilho vinculado ao piso, ou seja, toda vez que o salário mínimo nacional aumentar automaticamente dispara o gatilho salarial para contemplar os teleoperadores que recebem o piso.
Cartão farmácia - Cadê o cartão farmácia negociado com o sindicato desde o ano passado? Parece que o gato comeu. Essa é a forma desrespeitosa que a TEL trata seus trabalhadores, não cumprindo o que assinam. Apesar do pagamento ser integral pelo trabalhador esse benefício proporcionado pela luta do sindicato é importante para os companheiros, já que nem sempre tem dinheiro para comprar medicamento e a depender da data de compra o trabalhador só paga 40 dias depois. Se a TEL não implementar este cartão de imediato iremos entrar com uma ação na justiça do trabalho cobrando descumprimento de acordo coletivo.

Postura dos coordenadores e supervisores – Recebemos diversas ligações de trabalhadores questionando as cobranças excessivas e ameaças por parte de coordenadores e supervisores. Dentre as reclamações estão a aplicação de advertência sem motivo e a ameaça de demissão por justa causa. Estamos apurando os fatos para verificar se as atitudes configuram assédio moral.

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