terça-feira, 29 de maio de 2012

Começaram as negociações da PPR 2012 da VIVO


A Comissão Nacional de Negociação da Fenattel, formada por representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores em Telecomunicações, reuniu-se no dia 11/04/2012, em São Paulo, com representantes da Empresa VIVO, para as negociações do PPR 2012. O PPR - Programa de Participação nos Lucros ou Participações nos Resultados é um instrumento que busca a motivação dos Trabalhadores. São vários os motivos para a implantação do PPR, mas certamente a maior vantagem é a satisfação do empregado.

Os representantes dos trabalhadores aproveitaram a oportunidade para questionar alguns pontos de interesse da categoria como:

1- Serviços de banda larga, TV e linha fixa que já eram concedidos aos empregados da telefônica e que ainda não foram disponibilizados para os da VIVO. A Empresa explicou se tratar de uma oferta “campanha interna” chamada de TRIO, promovida pela área comercial e que deverá ser estendida em breve aos empregados interessados, nos locais onde houver disponibilidade dos serviços (fixo) da telefônica.

2 - A comissão questionou sobre os valores migrados da SISTEL para o VISÃO PREV, “uma vez que os mesmos não são disponibilizados pela SISTEL e os empregados e ex-empregados quando buscam essa informação encontram muita dificuldade, pois ninguém sabe responder claramente, e que está evidente a discrepância entre os valores do participante e da patrocinadora”. E ainda não foi definido como ficará a previdência privada atualmente, em função das mudanças da Empresa.

3 - Quando questionada sobre as tarifas bancárias, a empresa informou que quando houve a migração do pagamento salarial para o banco Santander, foi negociado um pacote de benefícios para os trabalhadores, inclusive redução de juros bancários. A empresa se comprometeu de encaminhar essas informações.

4 - Sobre o incentivo de vendas foi solicitado que a empresa apresente a política de comissionamento de vendas, apesar de não constar em acordo coletivo.

5 – Foi alertado e solicitado atenção especial à mudança de empresas que está acontecendo na Bahia (Zener em substituição a Huawei) para que sejam evitados problemas para os trabalhadores.

6 – Alguns trabalhadores queriam saber se o Programa de Demissão continuava ativo, a empresa informou que o mesmo está encerrado.

7 – Outro assunto levantando foi a demora no envio da documentação para homologação, que após o desligamento, demora mais de 30 dias. As ponderações foram aceitas e a empresa ficou de agilizar esse processo a fim de evitar transtornos.

Na sequência o representante da Empresa ilustrou os dados dos resultados do PPR2011, informando que fora atingido 105,76% das metas, “com o pagamento do premio ocorrido em fevereiro”. Lembramos que mesmos os empregados afastados por  licença de acidentes do trabalho e maternidade foram contemplados integralmente, essa mesma regra valerá para o PPR de 2012.

Foram projetados alguns esboços para o PPR-2012 onde foi garantida a antecipação de 01 salário nominal em julho/2012. A empresa ainda informou que “tão logo tenha os dados dos INDICADORES DEFINIDOS e o resultado do primeiro trimestre será agendada nova reunião com a comissão”.

Adiantamento PPR 2012 – Segundo a empresa, já está provisionado para Julho de 2012 o pagamento de um salário base, a título de adiantamento da PPR 2012. Essa é mais uma conquista fruto da mobilização e participação dos trabalhadores e da sua entidade representativa.

Estamos de olho – Implantação do novo Ponto eletrônico

O novo sistema de registro de ponto eletrônico entrou em vigor no último dia 02/04/2012, após cinco adiamentos. Ao menos 400 mil empresas do país de vários setores terão de implementar novos equipamentos que permitem a impressão de comprovantes de entrada, saída e intervalos no trabalho. São obrigadas a instalar esse novo sistema todas as empresas que já utilizam o ponto eletrônico e tem mais de dez empregados, como prevê a portaria.

O objetivo do comprovante impresso é dar segurança a trabalhadores e empregadores ao implementar meios mais eficazes e confiáveis de controle da jornada. E inibir a prática de excesso de jornada, que provoca diretamente o acréscimo de acidentes e moléstias do trabalho, pois os horários das marcações ficarão registrados no sistema sem que possam ser excluídos.

A implantação desse novo sistema e a consequente apuração correta dos horários de entrada e saída é importante, pois, entendemos que o atual sistema além de estar defasado, não corresponde à realidade. Temos um histórico enorme de reclamações dos trabalhadores das lojas VIVO, sobre o registro manual praticado na lojas. Esperamos que com a implantação do ponto eletrônico problemas dessa espécie não aconteçam.

Pacote de Tarifas Santander – Como esse foi um dos pontos levantados nesse encontro, disponibilizamos esse link (http://www.4shared.com/office/QUmF0BtN/Cartilha_Telefnica_-_Vivo_0220.html) onde vocês poderão baixar a cartilha que contém informações sobre o pacote de tarifas e as vantagens acordadas entre o Banco Santander e a Vivo/Telefônica. É importante que vocês verifiquem se tudo que foi acordado está sendo praticado efetivamente nas suas contas bancárias. O arquivo é pequeno, qualquer problema favor entrar em contato conosco, através do nosso e-mail (jornalismo.sinttel@gmail.com) ou dos canais de comunicação.

Resultado da pesquisa realizada com os trabalhadores da VIVO

Realizamos uma pesquisa de satisfação com os trabalhadores da VIVO e trazemos abaixo a percepção dos trabalhadores sobre as condições de trabalho, salários, benefícios e relação com o Sinttel.

90% dos trabalhadores entrevistados informaram que os salários estão inferior ao adequado.

70% dos trabalhadores entrevistados informaram fazer horas extras, sendo que 80% são pagas e os outros 20% vão para o banco de horas.

Sobre os benefícios mais importantes, os trabalhadores enumeram na seguinte ordem: Ticket, Assistência Médica e Cesta Básica.

Sobre os problemas encontrados na empresa, os trabalhadores colocaram nessa ordem: Pressão excessiva dos gerentes, Sobrecarga de tarefas e Escala / horários inadequados.

Sobre as formas que o sindicato pode utilizar para incentivar a participação dos trabalhadores foram sugeridas as opções Reuniões e atos nos locais de trabalho e enviar e-mails / utilizar o site do Sinttel.

A grande maioria dos entrevistados informou que nunca teve doença provocada pelas condições de trabalho.

O item considerado mais importantes relativo à questão profissional foi o Plano de Carreira.

Quando perguntado se estavam satisfeitos com a PPR, a pesquisa terminou com um empate entre trabalhadores que consideram justas e outros que informaram que poderiam ser melhor.

Agradecemos aos 81 trabalhadores que responderam nosso questionário. É muito importante esse retorno de vocês, continuaremos atentos as suas reivindicações e sempre a disposição para o que se fizer necessário.

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