A Comissão Nacional de Negociação da Fenattel,
formada por representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores em
Telecomunicações, reuniu-se no dia 11/04/2012, em São Paulo, com representantes
da Empresa VIVO, para as negociações do PPR 2012. O PPR - Programa de
Participação nos Lucros ou Participações nos Resultados é um instrumento que
busca a motivação dos Trabalhadores. São vários os motivos para a implantação
do PPR, mas certamente a maior vantagem é a satisfação do empregado.
Os representantes dos trabalhadores aproveitaram
a oportunidade para questionar alguns pontos de interesse da categoria como:
1- Serviços de banda larga, TV e linha fixa que
já eram concedidos aos empregados da telefônica e que ainda não foram
disponibilizados para os da VIVO. A Empresa explicou se tratar de uma oferta
“campanha interna” chamada de TRIO, promovida pela área comercial e que deverá
ser estendida em breve aos empregados interessados, nos locais onde houver
disponibilidade dos serviços (fixo) da telefônica.
2 - A comissão questionou sobre os valores
migrados da SISTEL para o VISÃO PREV, “uma vez que os mesmos não são
disponibilizados pela SISTEL e os empregados e ex-empregados quando buscam essa
informação encontram muita dificuldade, pois ninguém sabe responder claramente,
e que está evidente a discrepância entre os valores do participante e da
patrocinadora”. E ainda não foi definido como ficará a previdência privada
atualmente, em função das mudanças da Empresa.
3 - Quando questionada sobre as tarifas
bancárias, a empresa informou que quando houve a migração do pagamento salarial
para o banco Santander, foi negociado um pacote de benefícios para os
trabalhadores, inclusive redução de juros bancários. A empresa se comprometeu de
encaminhar essas informações.
4 - Sobre o incentivo de vendas foi solicitado
que a empresa apresente a política de comissionamento de vendas, apesar de não
constar em acordo coletivo.
5 – Foi alertado e solicitado
atenção especial à mudança de empresas que está acontecendo na Bahia (Zener em
substituição a Huawei) para que sejam evitados problemas para os trabalhadores.
6 – Alguns trabalhadores
queriam saber se o Programa de Demissão continuava ativo, a empresa informou
que o mesmo está encerrado.
7 – Outro assunto levantando
foi a demora no envio da documentação para homologação, que após o
desligamento, demora mais de 30 dias. As ponderações foram aceitas e a empresa
ficou de agilizar esse processo a fim de evitar transtornos.
Na sequência o representante da Empresa ilustrou
os dados dos resultados do PPR2011, informando que fora atingido 105,76% das
metas, “com o pagamento do premio ocorrido em fevereiro”. Lembramos que mesmos
os empregados afastados por licença de acidentes do trabalho e
maternidade foram contemplados integralmente, essa mesma regra valerá para o
PPR de 2012.
Foram projetados alguns esboços para o PPR-2012
onde foi garantida a antecipação de 01 salário nominal em julho/2012. A empresa
ainda informou que “tão logo tenha os dados dos INDICADORES DEFINIDOS e o
resultado do primeiro trimestre será agendada nova reunião com a comissão”.
Adiantamento PPR 2012 – Segundo a
empresa, já está provisionado para Julho de 2012 o pagamento de um salário
base, a título de adiantamento da PPR 2012. Essa é mais uma conquista fruto da
mobilização e participação dos trabalhadores e da sua entidade representativa.
Estamos de olho – Implantação do novo Ponto eletrônico
O novo sistema de registro de
ponto eletrônico entrou em vigor no último dia 02/04/2012, após cinco
adiamentos. Ao menos 400 mil empresas do país de vários setores terão de
implementar novos equipamentos que permitem a impressão de comprovantes de
entrada, saída e intervalos no trabalho. São obrigadas a instalar esse novo
sistema todas as empresas que já utilizam o ponto eletrônico e tem mais de dez
empregados, como prevê a portaria.
O objetivo
do comprovante impresso é dar segurança a trabalhadores e empregadores ao
implementar meios mais eficazes e confiáveis de controle da jornada. E inibir a
prática de excesso de jornada, que provoca diretamente o acréscimo de acidentes
e moléstias do trabalho, pois os horários das marcações ficarão registrados no
sistema sem que possam ser excluídos.
A
implantação desse novo sistema e a consequente apuração correta dos horários de
entrada e saída é importante, pois, entendemos que o atual sistema além de
estar defasado, não corresponde à realidade. Temos um histórico enorme de
reclamações dos trabalhadores das lojas VIVO, sobre o registro manual praticado
na lojas. Esperamos que com a implantação do ponto eletrônico problemas dessa
espécie não aconteçam.
Pacote de Tarifas Santander – Como esse
foi um dos pontos levantados nesse encontro, disponibilizamos esse link (http://www.4shared.com/office/QUmF0BtN/Cartilha_Telefnica_-_Vivo_0220.html) onde vocês poderão baixar a cartilha que contém informações sobre o pacote de
tarifas e as vantagens acordadas entre o Banco Santander e a Vivo/Telefônica. É importante que vocês verifiquem se tudo que foi acordado está sendo praticado
efetivamente nas suas contas bancárias. O arquivo é pequeno, qualquer problema favor entrar em contato conosco, através do nosso e-mail (jornalismo.sinttel@gmail.com) ou dos canais de comunicação.
Resultado da pesquisa realizada com os
trabalhadores da VIVO
Realizamos
uma pesquisa de satisfação com os trabalhadores da VIVO e trazemos abaixo a
percepção dos trabalhadores sobre as condições de trabalho, salários,
benefícios e relação com o Sinttel.
90% dos
trabalhadores entrevistados informaram que os salários estão inferior ao adequado.
70% dos
trabalhadores entrevistados informaram fazer horas extras, sendo que 80% são pagas e os outros 20% vão para o
banco de horas.
Sobre os benefícios mais importantes, os
trabalhadores enumeram na seguinte ordem: Ticket, Assistência Médica e Cesta
Básica.
Sobre os problemas encontrados na empresa, os
trabalhadores colocaram nessa ordem: Pressão excessiva dos gerentes, Sobrecarga
de tarefas e Escala / horários inadequados.
Sobre as
formas que o sindicato pode utilizar para incentivar
a participação dos trabalhadores foram sugeridas as opções Reuniões e atos
nos locais de trabalho e enviar e-mails / utilizar o site do Sinttel.
A grande
maioria dos entrevistados informou que nunca teve doença provocada pelas condições de trabalho.
O item
considerado mais importantes relativo à questão
profissional foi o Plano de Carreira.
Quando
perguntado se estavam satisfeitos com a PPR,
a pesquisa terminou com um empate entre trabalhadores que consideram justas e
outros que informaram que poderiam ser melhor.
Agradecemos
aos 81 trabalhadores que responderam nosso questionário. É muito importante
esse retorno de vocês, continuaremos atentos as suas reivindicações e sempre a
disposição para o que se fizer necessário.
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