quarta-feira, 23 de maio de 2012

Começaram as negociações da PPR 2012 da VIVO


Salve Companheiros da VIVO, estamos trazendo notícias sobre as negociações e o adiantamento da PPR 2012, Implantação do novo Ponto eletrônico, Pacote de Tarifas Santander e o Resultado da pesquisa realizada com os trabalhadores da VIVO

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A Comissão Nacional de Negociação da Fenattel, formada por representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores em Telecomunicações, reuniu-se no dia 11/04/2012, em São Paulo, com representantes da Empresa VIVO, para as negociações do PPR 2012. O PPR - Programa de Participação nos Lucros ou Participações nos Resultados é um instrumento que busca a motivação dos Trabalhadores. São vários os motivos para a implantação do PPR, mas certamente a maior vantagem é a satisfação do empregado.

Os representantes dos trabalhadores aproveitaram a oportunidade para questionar alguns pontos de interesse da categoria como:

1- Serviços de banda larga, TV e linha fixa que já eram concedidos aos empregados da telefônica e que ainda não foram disponibilizados para os da VIVO. A Empresa explicou se tratar de uma oferta “campanha interna” chamada de TRIO, promovida pela área comercial e que deverá ser estendida em breve aos empregados interessados, nos locais onde houver disponibilidade dos serviços (fixo) da telefônica.

2 - A comissão questionou sobre os valores migrados da SISTEL para o VISÃO PREV, “uma vez que os mesmos não são disponibilizados pela SISTEL e os empregados e ex-empregados quando buscam essa informação encontram muita dificuldade, pois ninguém sabe responder claramente, e que está evidente a discrepância entre os valores do participante e da patrocinadora”. E ainda não foi definido como ficará a previdência privada atualmente, em função das mudanças da Empresa.

3 - Quando questionada sobre as tarifas bancárias, a empresa informou que quando houve a migração do pagamento salarial para o banco Santander, foi negociado um pacote de benefícios para os trabalhadores, inclusive redução de juros bancários. A empresa se comprometeu de encaminhar essas informações.

4 - Sobre o incentivo de vendas foi solicitado que a empresa apresente a política de comissionamento de vendas, apesar de não constar em acordo coletivo.

5 – Foi alertado e solicitado atenção especial à mudança de empresas que está acontecendo na Bahia (Zener em substituição a Huawei) para que sejam evitados problemas para os trabalhadores.

6 – Alguns trabalhadores queriam saber se o Programa de Demissão continuava ativo, a empresa informou que o mesmo está encerrado.

7 – Outro assunto levantando foi a demora no envio da documentação para homologação, que após o desligamento, demora mais de 30 dias. As ponderações foram aceitas e a empresa ficou de agilizar esse processo a fim de evitar transtornos.

Na sequência o representante da Empresa ilustrou os dados dos resultados do PPR2011, informando que fora atingido 105,76% das metas, “com o pagamento do premio ocorrido em fevereiro”. Lembramos que mesmos os empregados afastados por  licença de acidentes do trabalho e maternidade foram contemplados integralmente, essa mesma regra valerá para o PPR de 2012.

Foram projetados alguns esboços para o PPR-2012 onde foi garantida a antecipação de 01 salário nominal em julho/2012. A empresa ainda informou que “tão logo tenha os dados dos INDICADORES DEFINIDOS e o resultado do primeiro trimestre será agendada nova reunião com a comissão”.

Estamos de olho – Implantação do novo Ponto eletrônico

O novo sistema de registro de ponto eletrônico entrou em vigor no último dia 02/04/2012, após cinco adiamentos. Ao menos 400 mil empresas do país de vários setores terão de implementar novos equipamentos que permitem a impressão de comprovantes de entrada, saída e intervalos no trabalho. São obrigadas a instalar esse novo sistema todas as empresas que já utilizam o ponto eletrônico e tem mais de dez empregados, como prevê a portaria.

O objetivo do comprovante impresso é dar segurança a trabalhadores e empregadores ao implementar meios mais eficazes e confiáveis de controle da jornada. E inibir a prática de excesso de jornada, que provoca diretamente o acréscimo de acidentes e moléstias do trabalho, pois os horários das marcações ficarão registrados no sistema sem que possam ser excluídos.

A implantação desse novo sistema e a consequente apuração correta dos horários de entrada e saída é importante, pois, entendemos que o atual sistema além de estar defasado, não corresponde à realidade. Temos um histórico enorme de reclamações dos trabalhadores das lojas VIVO, sobre o registro manual praticado na lojas. Esperamos que com a implantação do ponto eletrônico problemas dessa espécie não aconteçam.

Pacote de Tarifas Santander – Como esse foi um dos pontos levantados nesse encontro, postamos no nosso bolg (http://alobase.blogspot.com) o pacote de tarifas e as vantagens acordadas entre o Banco Santander e a Vivo/Telefônica, para que vocês verifiquem se tudo que foi acordado está sendo praticado efetivamente nas suas contas correntes.

Resultado da pesquisa realizada com os trabalhadores da VIVO

Realizamos uma pesquisa de satisfação com os trabalhadores da VIVO e trazemos abaixo a percepção dos trabalhadores sobre as condições de trabalho, salários, benefícios e relação com o Sinttel.

90% dos trabalhadores entrevistados informaram que os salários estão inferior ao adequado.

70% dos trabalhadores entrevistados informaram fazer horas extras, sendo que 80% são pagas e os outros 20% vão para o banco de horas.

Sobre os benefícios mais importantes, os trabalhadores enumeram na seguinte ordem: Ticket, Assistência Médica e Cesta Básica.

Sobre os problemas encontrados na empresa, os trabalhadores colocaram nessa ordem: Pressão excessiva dos gerentes, Sobrecarga de tarefas e Escala / horários inadequados.

Sobre as formas que o sindicato pode utilizar para incentivar a participação dos trabalhadores foram sugeridas as opções Reuniões e atos nos locais de trabalho e enviar e-mails / utilizar o site do Sinttel.

A grande maioria dos entrevistados informou que nunca teve doença provocada pelas condições de trabalho.

O item considerado mais importantes relativo à questão profissional foi o Plano de Carreira.

Quando perguntado se estavam satisfeitos com a PPR, a pesquisa terminou com um empate entre trabalhadores que consideram justas e outros que informaram que poderiam ser melhor.

Agradecemos aos 81 trabalhadores que responderam nosso questionário. É muito importante esse retorno de vocês, continuaremos atentos as suas reivindicações e sempre a disposição para o que se fizer necessário.

Adiantamento PPR 2012 – Segundo a empresa, já está provisionado para Julho de 2012 o pagamento de um salário base, a título de adiantamento da PPR 2012. Essa é mais uma conquista fruto da mobilização e participação dos trabalhadores e da sua entidade representativa.

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