Salve Companheiros da VIVO, estamos trazendo notícias sobre as negociações e o adiantamento da PPR 2012, Implantação do novo Ponto eletrônico, Pacote de Tarifas Santander e o Resultado da pesquisa realizada com os trabalhadores da VIVO
Clique em Mais Informações e confira as notícias:
A Comissão Nacional de Negociação da Fenattel,
formada por representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores em
Telecomunicações, reuniu-se no dia 11/04/2012, em São Paulo, com representantes
da Empresa VIVO, para as negociações do PPR 2012. O PPR - Programa de
Participação nos Lucros ou Participações nos Resultados é um instrumento que
busca a motivação dos Trabalhadores. São vários os motivos para a implantação
do PPR, mas certamente a maior vantagem é a satisfação do empregado.
Os representantes dos trabalhadores aproveitaram
a oportunidade para questionar alguns pontos de interesse da categoria como:
1- Serviços de banda larga, TV e linha fixa que
já eram concedidos aos empregados da telefônica e que ainda não foram
disponibilizados para os da VIVO. A Empresa explicou se tratar de uma oferta
“campanha interna” chamada de TRIO, promovida pela área comercial e que deverá
ser estendida em breve aos empregados interessados, nos locais onde houver
disponibilidade dos serviços (fixo) da telefônica.
2 - A comissão questionou sobre os valores
migrados da SISTEL para o VISÃO PREV, “uma vez que os mesmos não são
disponibilizados pela SISTEL e os empregados e ex-empregados quando buscam essa
informação encontram muita dificuldade, pois ninguém sabe responder claramente,
e que está evidente a discrepância entre os valores do participante e da
patrocinadora”. E ainda não foi definido como ficará a previdência privada
atualmente, em função das mudanças da Empresa.
3 - Quando questionada sobre as tarifas
bancárias, a empresa informou que quando houve a migração do pagamento salarial
para o banco Santander, foi negociado um pacote de benefícios para os
trabalhadores, inclusive redução de juros bancários. A empresa se comprometeu de
encaminhar essas informações.
4 - Sobre o incentivo de vendas foi solicitado
que a empresa apresente a política de comissionamento de vendas, apesar de não
constar em acordo coletivo.
5 – Foi alertado e solicitado
atenção especial à mudança de empresas que está acontecendo na Bahia (Zener em
substituição a Huawei) para que sejam evitados problemas para os trabalhadores.
6 – Alguns trabalhadores
queriam saber se o Programa de Demissão continuava ativo, a empresa informou
que o mesmo está encerrado.
7 – Outro assunto levantando
foi a demora no envio da documentação para homologação, que após o
desligamento, demora mais de 30 dias. As ponderações foram aceitas e a empresa
ficou de agilizar esse processo a fim de evitar transtornos.
Na sequência o representante da Empresa ilustrou
os dados dos resultados do PPR2011, informando que fora atingido 105,76% das
metas, “com o pagamento do premio ocorrido em fevereiro”. Lembramos que mesmos
os empregados afastados por licença de acidentes do trabalho e
maternidade foram contemplados integralmente, essa mesma regra valerá para o
PPR de 2012.
Foram projetados alguns esboços para o PPR-2012
onde foi garantida a antecipação de 01 salário nominal em julho/2012. A empresa
ainda informou que “tão logo tenha os dados dos INDICADORES DEFINIDOS e o
resultado do primeiro trimestre será agendada nova reunião com a comissão”.
Estamos de olho – Implantação do novo Ponto eletrônico
O novo sistema de registro de
ponto eletrônico entrou em vigor no último dia 02/04/2012, após cinco
adiamentos. Ao menos 400 mil empresas do país de vários setores terão de
implementar novos equipamentos que permitem a impressão de comprovantes de
entrada, saída e intervalos no trabalho. São obrigadas a instalar esse novo
sistema todas as empresas que já utilizam o ponto eletrônico e tem mais de dez
empregados, como prevê a portaria.
O objetivo
do comprovante impresso é dar segurança a trabalhadores e empregadores ao
implementar meios mais eficazes e confiáveis de controle da jornada. E inibir a
prática de excesso de jornada, que provoca diretamente o acréscimo de acidentes
e moléstias do trabalho, pois os horários das marcações ficarão registrados no
sistema sem que possam ser excluídos.
A
implantação desse novo sistema e a consequente apuração correta dos horários de
entrada e saída é importante, pois, entendemos que o atual sistema além de
estar defasado, não corresponde à realidade. Temos um histórico enorme de
reclamações dos trabalhadores das lojas VIVO, sobre o registro manual praticado
na lojas. Esperamos que com a implantação do ponto eletrônico problemas dessa
espécie não aconteçam.
Pacote de Tarifas Santander – Como esse
foi um dos pontos levantados nesse encontro, postamos no nosso bolg (http://alobase.blogspot.com) o pacote de
tarifas e as vantagens acordadas entre o Banco Santander e a Vivo/Telefônica,
para que vocês verifiquem se tudo que foi acordado está sendo praticado
efetivamente nas suas contas correntes.
Resultado da pesquisa realizada com os
trabalhadores da VIVO
Realizamos
uma pesquisa de satisfação com os trabalhadores da VIVO e trazemos abaixo a
percepção dos trabalhadores sobre as condições de trabalho, salários,
benefícios e relação com o Sinttel.
90% dos
trabalhadores entrevistados informaram que os salários estão inferior ao adequado.
70% dos
trabalhadores entrevistados informaram fazer horas extras, sendo que 80% são pagas e os outros 20% vão para o
banco de horas.
Sobre os benefícios mais importantes, os
trabalhadores enumeram na seguinte ordem: Ticket, Assistência Médica e Cesta
Básica.
Sobre os problemas encontrados na empresa, os
trabalhadores colocaram nessa ordem: Pressão excessiva dos gerentes, Sobrecarga
de tarefas e Escala / horários inadequados.
Sobre as
formas que o sindicato pode utilizar para incentivar
a participação dos trabalhadores foram sugeridas as opções Reuniões e atos
nos locais de trabalho e enviar e-mails / utilizar o site do Sinttel.
A grande
maioria dos entrevistados informou que nunca teve doença provocada pelas condições de trabalho.
O item
considerado mais importantes relativo à questão
profissional foi o Plano de Carreira.
Quando
perguntado se estavam satisfeitos com a PPR,
a pesquisa terminou com um empate entre trabalhadores que consideram justas e
outros que informaram que poderiam ser melhor.
Agradecemos
aos 81 trabalhadores que responderam nosso questionário. É muito importante
esse retorno de vocês, continuaremos atentos as suas reivindicações e sempre a
disposição para o que se fizer necessário.
Adiantamento PPR 2012 – Segundo a
empresa, já está provisionado para Julho de 2012 o pagamento de um salário
base, a título de adiantamento da PPR 2012. Essa é mais uma conquista fruto da
mobilização e participação dos trabalhadores e da sua entidade representativa.
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