segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A CONTAX e suas práticas negativas

A falta de respeito que a empresa CONTAX vem demonstrando com seus trabalhadores, com o sindicato que representa a categoria e com instituições mediadoras como o Ministério Público parece ter chegado ao cúmulo do absurdo.

Descumprimento do TAC – A Contax em mais uma demonstração de desrespeito para com seus funcionários continua não cumprindo o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), prejudicando assim a saúde dos seus trabalhadores e mostrando não dar importância aos compromissos assumidos junto ao Ministério Público e o Sinttel/Ba.

Mesmo tendo assinado o TAC comprometendo-se a resguardar a saúde e a integridade física e moral dos trabalhadores no seu ambiente de trabalho, a CONTAX insiste em fazer exatamente o contrário. Durante todo esse ano, perdemos as contas das reclamações envolvendo a pouca cobertura do plano de saúde; atestados médicos que não aceitos; restituição de despesas com plano de saúde e a falta de médico de diversas especialidades são recorrentes.

Dentre os compromissos assumidos também não foi efetivado o Programa de Prevenção e Reabilitação dos funcionários que voltam do INSS e questões relativas a assédio moral continuam recorrentes. Aonde iremos parar?

CIPAO cipista Marcos de Jesus, eleito pelo voto dos trabalhadores na última eleição da CIPA, foi punido com uma suspensão de três dias por ter feito um material para divulgar os problemas que vem acontecendo no interior da empresa. Agora respondam: Os problemas relatados no material feito por Marcos existem ou ele estava inventado algo? O problema do ar-condicionado, das catracas, dos elevadores é tudo coisa da cabeça do representante da CIPA?
A empresa se esquece que a CIPA não é um órgão punitivo, mas sim, preventivo. A CIPA tem como objetivo zelar pela saúde do trabalhador, melhorando as condições do seu local de trabalho para prevenção de acidentes. Mas a CONTAX parece estar esperando algo pior acontecer para depois tomar as providências necessárias. 

Demissão arbitrária – A CONTAX, num processo novamente arbitrário, demitiu o diretor do Sinttel , Tiago Mendes, por justa causa. O Sinttel não aceitará de forma nenhuma retaliação ao seu corpo diretivo e por isso irá buscar todas as formas de luta para reintegrar o companheiro. Esse ato, assim como o que foi feito ao cipista Marcos, é prática anti sindical e iremos sempre combater esse tipos de atitude, doa a quem doer.


Audiência PL e desconto do dia da greve - Pode ter demorado um pouco, mas está agendada para o próximo dia 13/12, a audiência que vai tratar do desconto referente ao dia da greve ocorrida dia 28/06 e referente aos funcionários e ex-funcionários que não receberam sua Participação nos lucros (PL). Segue número do processo e demais informações:

Processo nº. 0001139-76.2010.5.05.0032 ACP
Data da audiência: 13/12/2010 às 9h, na 32ª Vara do Trabalho de Salvador/BA

Campanha salarial – Nas próximas semanas estaremos distribuindo questionários, em todos os sites, para elaboração da pauta do ACT. É importante a opinião de vocês para elaborarmos uma pauta condizente com o anseio de vocês trabalhadores, para que na negociação consigamos avanços significativos como aumento real dos salários e benefícios. A data base da categoria é 1º. de janeiro, portanto companheiros, vamos esquentar as turbinas, pois a campanha salarial estará começando. Apesar da audiência para tratar do assunto no próximo dia 13/12, a devolução dos dias da greve é ponto de honra a ser discutido nessa nossa campanha salarial.


E as reclamações dos sites não param:

Site Cabula – O inicio das atividades ainda nem começou e os trabalhadores selecionados para o novo site da Contax, no Cabula, já estão sentindo na pele como funciona a empresa. Os novos funcionários estão efetuando o treinamento, necessário antes de iniciar suas atividades em pé, porque simplesmente a empresa não tem um local que comporte todos sentados. Como esses funcionários poderão assimiliar de forma tranqüila o conteúdo necessário para desenvolver suas atividades? Depois começam as cobranças sem limites que todos já conhecemos.

Site Campo da pólvora – Funcionários da OI TV informaram que uma das operadoras contraiu tuberculose e está afastada da empresa. Como o trabalho é efetuado em ambiente fechado, as pessoas que trabalhavam no mesmo ambiente foram encaminhadas, fora do horário de trabalho, para efetuarem exames e saber se mais alguém havia contraído a doença.
Acontece que a empresa encaminhou os funcionários para um posto de saúde, onde somente 10 pessoas conseguiram ser atendidas. O questionamento é: se todos pagam plano de saúde porque foram encaminhados para um posto do município, onde os atendimentos demoram muito, isso quanto se consegue ser atendido?  Qual procedimento será efetuado junto aos funcionários que ainda não conseguiram fazer os exames? Esperamos respostas imediatas, pois a saúde é o patrimônio mais importante do trabalhador.

Site Comércio – Funcionários reclamam da manutenção das máquinas de café e alimentos existentes na empresa. Não são poucos os casos relatados de baratas e outros bichos nas máquinas e saindo junto com alimentos, bem como, situações de solicitar um produto e a máquina simplesmente não funcionar, sendo que o valor nunca é ressarcido aos funcionários. Reclamações sobre a postura dos motoristas que fazem o transporte noturno também são recorrentes, com motoristas escolhendo ou não esperando passageiros, e muitas vezes não deixando as pessoas na porta de suas residências.

Site Suarez – O autoritarismo e a cobrança exarcebada de coordenadores e supervisores, lideram as reclamações desse site. Parece que por estar um pouco distante da sede principal da Contax, os funcionários com cargos mais elevados, acham que podem fazer o que quiserem. Solicitamos reciclagem, Já! Afinal um pouco de tato e boa educação ao conversar, solicitar ou cobrar alguém, não faz mal a ninguém.  

Microondas e Sala de alimentação – Merece até um tópico especial essa questão. Quando não retira todos os aparelhos de microondas (Campo da Pólvora), a Contax deixa apenas um (Comércio), para atender prédios que tem diversos andares e um enorme contingente de funcionários que tem apenas vinte minutos de pausa para lanche.

No Campo da Pólvora a situação ainda foi mais longe, pois agora os funcionários que trazem seu lanche ou almoço, além de não terem onde esquentá-lo, não podem utilizar a sala reservada ao lanche, tendo seu direito de ir e vir cessado. Segundo informações só podem utilizar a sala, quem compra alimentos da empresa que segundo denúncia acima não dá manutenção nas suas máquinas. Será que além de ter de pagar R$ 0,50 para esquentar o almoço, os trabalhadores terão agora que pagar por uma mesa e cadeira para lanchar/almoçar?

Reunião com a direção da Contax - Por conta de todos esses desmandos ocorridos na empresa, o sindicato terá reunião com representantes da empresa no próximo dia 02 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário