sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Risco de vida nas dependências da Vivo Bahia deixa trabalhadores apreensivos

Problemas com geradores afeta a segurança de cinco mil funcionários 

Foi constatado pelo Sinttel Bahia, graves problemas devido a instalação de dois geradores, que ficam entre os acessos aos módulos 3 e 4. De acordo com normas de segurança, esses geradores não poderiam e nem deveriam estar ali. Esse descaso das companhias coloca em risco a vida de cinco mil trabalhadores de diversas empresas (Vivo, Atento, Maxfort, OR Service, Spread, Meta, MultiService, Huaweii, Alamo, dentre outras) que exercem suas funções nas dependências da Vivo e os moradores do bairro.

O preocupante é que todos os problemas que iremos relatar aqui foram encaminhados à empresa ATENTO em reunião com o representante patronal, ocorrida em Dezembro de 2011. O representante ao final da reunião esteve no local e passado um mês nenhuma ação preventiva ou corretiva foi adotada, demonstrando total descaso com o problema. Não podemos esperar o pior acontecer, estamos lidando com a vida de pais e mães de família, o risco de explosão existe e é eminente. Leia atentamente os pontos que iremos listar e confira no nosso blog (http://alobase.blogspot.com) as fotos desse absurdo.

Está na hora de nos mobilizarmos contra esse absurdo, exigimos providencias, já! 


1- O cabeamento elétrico dos dois geradores, instalados próximos a entrada dos módulos 4 (Atento – massivo, Itaú ) e 3 ( demais empresas ) , estão exposto pelo chão, próximo a materiais inflamáveis (óleo diesel) podendo causar uma explosão. 

2- Presença de óleo diesel no piso abaixo dos geradores. Como já foi dito, os geradores ficam na entrada dos módulos 3 e 4 onde há grande circulação de trabalhadores.

3- Falta extintores e sinalização próximo aos geradores.

4- Os dois geradores liberam monóxido de carbono pelo escape do GMG, o gás invade os módulos podendo acarretar problemas respiratórios aos funcionários.

5- O forte barulho causado pelo funcionamento dos geradores atrapalha os funcionários, principalmente no módulo 3.

6- Não há normas de segurança para operação do caminhão tanque que faz o reabastecimento dos geradores, todos os dias da semana. A mudança do reabastecimento para o turno da noite só faz mascarar o problema que a empresa finge não ver. 

7- Toda vez que há abastecimento o caminhão tanque fecha as rotas de fuga (as entradas dos módulos 3 e 4) dificultando a saída de quem estiver nos módulos em caso de alguma emergência. 

São muitas as irregularidades e gostaríamos de deixar registrado que qualquer acidente que vier a acontecer à responsabilidade será das empresas Atento por ter contratado e Vivo por permitir esse absurdo nas suas dependências. Assim, estamos oficializando esses problemas aos órgãos responsáveis. Enquanto isso ...

Tenha cuidado e fique ATENTO para continuar VIVO

Escalas – Tem se tornado crescente as reclamações de funcionários da ATENTO quanto o não fornecimento do beneficio alimentação e adiantamento do vale transporte dos trabalhadores nas escalas . Esse forma de fazer é totalmente ilegal, assim como as medidas disciplinares (advertência, suspensão, demissão por justa causa) aplicadas aos companheiros que não compareceram ao trabalho, devido ao não fornecimento dos direitos mencionados. Estamos preparando um dossiê do assunto para as autoridades, porem precisamos dos nomes e contatos dos companheiros que foram lesados. Se você já passou por alguma da situações relatadas acima, entre em contato conosco através do e-mail: jornalismo.sinttel@gmail.com ou pelo telefone: 71 3326-4077 

Obrigatoriedade das homologações – Informamos a todos os companheiros que após um ano de trabalho, as homologações deverão ser realizadas obrigatoriamente na entidade sindical. Não importa se a demissão foi por justa causa ou não, a homologação deve ser feita no Sinttel para que seja garantido ao trabalhador todos os benefícios aos quais ele tem direito. Aqueles trabalhadores que se desligarem antes de um ano é opcional a homologação no sindicato. Assim, não se deixem enganar, pois a Atento está burlando a lei com intuito meramente nocivo ao trabalhador, uma vez que na empresa não tem o fiscal do Sinttel para verificar os valores pagos e principalmente descontados na rescisão contratual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário