sexta-feira, 10 de maio de 2013

Tribuna da Bahia: 60 funcionários de telemarketing são intoxicados por obra na Fonte Nova


Um cheiro forte – provocado pelo produto emulsão CN30, utilizado em aplicação de asfalto – deixou mais de 60 pessoas intoxicadas na empresa de telemarketing Contax, localizada no bairro Jardim Baiano, em Salvador, no início da noite dessa quinta-feira (9/5) .

Por conta do acidente, os funcionários precisaram de atendimento médico. Ao menos oito ambulâncias foram acionadas. Do lado de fora, pedestres e motoristas que passavam pela região também sentiam, em menor proporção, o mau cheiro do produto. A Polícia Militar isolou o perímetro da companhia.

No local, muito drama. Choros, correria e gritos por pedidos de socorro eram escutados de funcionários que haviam acabado de evacuar dos edifícios. Ao menos 15 pessoas ficaram desacordadas. Algumas vítimas, em função da intoxicação, começaram a contrair involuntariamente a musculatura, resultando em convulsões.

Familiares e amigos próximos das vítimas encontraram dificuldades para ter acesso aos entes, que eram atendidos no chão da entrada da empresa. Durante a evacuação, muitas pessoas deixaram os pertences dentro dos prédios. De acordo com diversos funcionários, entre eles a operadora de call center Vanessa Vieira, o forte odor começou a ser sentido desde quarta-feira, quando houve uma queda de energia elétrica na empresa e o gerador foi posto em funcionamento.

“O fedor estava sendo exalado pelo ar-condicionado. Em alguns setores pudemos abrir a janela e trabalhar. Mas, as pessoas que trabalham no subsolo tiveram mais azar, elas foram submetidas a seguir a jornada de trabalho sob forte calor e odor. Apenas um ventilador circulava o ar pra cerca de 80 funcionários”, relatou Vanessa.

A operadora de call center ainda alega que houve negligência por parte da Contax para a retirada dos trabalhadores pra fora dos edifícios. “Eles [supervisores] disseram pra que nós continuássemos a trabalhar. Eles diziam não sentir nada de estranho no ar e que nós estávamos procurando pretexto para não haver trabalho”, explicou.

O Corpo de Bombeiros e agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) atenderam dezenas de pessoas, algumas inclusive vomitando. “Fomos acionados e deslocados para o local da ocorrência. Agora estamos aguardando o relatório para saber o que provocou o incidente”, informou um dos brigadistas, que exigiu anonimato à Tribuna.

Ainda segundo relato de funcionários, algumas pessoas que estavam na empresa no momento do incidente foram para o ponto de ônibus após o vazamento, mas acabaram retornando ao local do acidente, com sintomas de intoxicação, para serem atendidas pelos socorristas. De acordo com a instituição, as pessoas que inalaram gás foram atendidas e não há registros de pessoas internadas em unidades hospitalares.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações da Bahia (Sinttel), Joselito Ferreira, esteve no local do incidente após receber a denúncia, e conversou com a empresa para que o prédio fosse totalmente evacuado para avaliação. Ele afirmou ter pedido a relação de todos os colaboradores que estavam trabalhando nos dois dias do ato.

“Estou particularmente conversando com diretores da empresa pra saber o que ocasionou o acidente. O fedor realmente está insuportável. Conversei também com os bombeiros e eles disseram que provavelmente o mau cheiro vinha das obras da Arena Fonte Nova”, disse.

De acordo com o funcionário da Arena Fonte Nova, Jorge Paixão, que atua na função de ajudante comum, nenhum trabalhador havia reclamado sobre qualquer tipo de situação anormal. “Estamos trabalhando normalmente nos últimos dias e nenhuma situação estranha surgiu nem este mau cheiro que está aqui próximo ao Fórum Ruy Barbosa”, contou.

A maioria dos funcionários da Contax, inconformada com a situação, promete realizar, a partir das 13h desta sexta-feira, uma manifestação em frente à empresa.

Esclarecimentos da Contax

1) Não há vazamento de gás ou de qualquer outro produto no prédio da Contax. O odor sentido pelos colaboradores foi provocado por fatores externos às instalações da empresa. Ele foi causado pela aplicação do produto Emulsão CN30 para asfaltamento do estacionamento da Arena Fonte Nova, estádio que se localiza em frente ao edifício da empresa.

2) Ainda nessa quinta-feira (9/5), a partir do momento que percebeu o ocorrido, os gestores da unidade da Contax acionaram o Corpo de Bombeiros. Os funcionários que passaram mal foram atendidos pelas ambulâncias do SAMU no próprio local. Não há registros de pessoas internadas em unidades hospitalares.

3) Mesmo assim, já que a aplicação do produto Emulsão CN30 continuou no dia de hoje, a Contax decidiu interromper as atividades no prédio. A empresa reforça sua preocupação com o bem-estar de seus colaboradores.

A Fonte Nova Negócios e Participações (FNP) esclareceu que o serviço de asfaltamento realizado na sua área interna de estacionamento não está a cargo da FNP e que faz parte das obras de estruturas temporárias para atender às solicitações da Fifa.
 
Fonte:
http://www.tribunadabahia.com.br/2013/05/10/60-funcionarios-de-telemarketing-sao-intoxicados-por-obra-na-fonte-nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário