segunda-feira, 13 de maio de 2013

Acidente na Contax



Desde a quarta feira passada, que o Sinttel vem tentando junto aos órgãos públicos e a Contax elucidar as causas do acidente que intoxicou diversos trabalhadores na Site da Fonte Nova, sendo que a prioridade do sindicato é preservar a integridade dos quase 5 mil trabalhadores que ocupam o prédio.
Nossa resposta ao problema foi imediata. Na quarta-feira (08/05) assim que nos foi comunicado o ocorrido nos reunimos com a empresa onde protocolamos ofício solicitando a relação dos trabalhadores atingidos e também de todos que foram atendidos pelo SAMU, para que fosse aberto CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).
Na quinta-feira (09/05) à noite recebemos ligações informando que outros trabalhadores voltaram a passar mal e imediatamente nos deslocamos para o prédio, onde ficamos até às 23h acompanhando o atendimento dos atingidos e prestando solidariedade aos familiares que se dirigiam ao prédio para obter informações. Nesse mesmo dia solicitamos a CONTAX que não houvesse expediente na sexta feira (10/05) até que se identificasse a agente causadora da intoxicação, que suspeitava tratar-se da obra de asfaltamento do estacionamento da ARENA FONTE NOVA.
Como de praxe a Contax negou nossa solicitação e logo na manhã de sexta protocolamos um oficio na SRTE (ver no verso) pedindo a interdição das atividades na empresa. Infelizmente, o que o sindicato previu voltou a aconteceu e no final da manhã, trabalhadores voltaram a passar mal. Diante desses novos fatos a empresa teve que ceder as pressões do sindicato e suspender as atividades até essa segunda feira.
Iremos permanecer atentos a todas as movimentações no dia de hoje para que nada possa afetar os trabalhadores.
AÇÃO CONTRA A MACKENZIE - O SINTTEL recebeu denúncias dos trabalhadores que durante a intoxicação no ambiente de trabalho, foram impedidos por prepostos da MACKENZIE de sair do ambiente de trabalho e foram obrigados a assinar um documento assumindo as responsabilidades pela saída e que poderiam sofrer de punições. Pedimos a todos os trabalhadores que foram assediados e assinaram o documento a passar a via assinada para o SINTTEL. A nossa intenção é prestar queixa na Delegacia de Policia e no Ministério Público do Trabalho contra esses irresponsáveis. Na quinta feira encaminhamos ao SRTE oficio solicitando que investigue as denúncias  ouvindo os trabalhadores para desmascarar essa empresa, contratada pela OI para controlar a produção dos trabalhadores através da lei do “chicote”.
Segundo os trabalhadores, vem acontecendo uma séria de irregularidades como: assédio moral, proibição de ir ao sanitário, tossir, espirrar, etc. Tudo agora na CONTAX é motivo de advertência, suspensão e demissão por justa causa e o que é pior, os gestores não tem mais nenhuma autoridade sobre seus subordinados. CHEGA DE ESCRAVIDÃO, FORA MACKENZIE!
REUNIÃO NA ARENA - Na tarde da sexta feira, houve uma reunião na ARENA FONTE NOVA  com a presença do SINTTEL, representantes da  ARENA, CONTAX, Auditores Fiscais da SRTE (antiga DRT) e Técnicos do CESAT, onde ficou acordado que o produto usado para impermeabilização do solo será substituído de imediato e que o novo produto não seria aplicado sem que houvesse um plano de ação envolvendo os representantes dos trabalhadores que é o SINTTEL, empresa, ARENA e órgãos do Governo. Esse plano de ação servirá para minimizar o impacto nos trabalhadores, pois, segundo a ARENA o novo produto aplicado não causa nenhum perigo de intoxicação. ESTAMOS DE OLHO!

PRÉDIO FOI LIBERADO HOJE - Logo após a reunião, o SINTTEL conversou com representantes da CONTAX,  que se mostraram bastante preocupados com a situação, onde, prevalecendo o bom senso a empresa concordou em continuar com a interdição do site Fonte Nova até domingo, se comprometendo a fazer uma avaliação minuciosa nos dutos, arejar toda a área durante o final de semana, no intuito de manter o ambiente livre de impurezas, para na segunda feira estar completamente livre para voltar à rotina no ambiente de trabalho.
PRÓXIMAS AÇÕES DO SINTTEL - As próximas ações do sindicato será buscar junto a CONTAX a relação de todos os trabalhadores que se encontravam no prédio e que sejam emitidas CAT´s para todos os que foram atendidos tanto na área da empresa quanto nos hospitais. A partir daí faremos uma avaliação com um médico especialista na área respiratória, para que seja feito um diagnóstico de quanto tempo os trabalhadores intoxicados precisarão para se recuperar ou se será necessário algum tratamento ou ingestão de medicamentos. A ajuda dos trabalhadores é mais do que necessária nesse momento e orientamos todos a procurarem o sindicato para se cadastrar para confrontarmos com a relação encaminhada pela empresa. O SINTTEL também vai entrar em contato com a PETROBRÁS para buscar mais informações técnicas do produto aplicado na Arena Fonte Nova.
SINTTEL NA MIDIA - O SINTTEL dominou o espaço na mídia concedendo entrevistas a TV BAND, cuja matéria saiu em cadeia Nacional na sexta e sábado, na TV RECORD (programa do BOCÃO), TV BAHIA, TVE, Rádio Educadora, CBN, Metrópole, Jornal A Tarde, Correio e Tribuna da Bahia, além de diversos blogs e sites de noticias.

REUNIÃO COM A CONTAX NO DOMINGO -  No domingo, o SINTTEL reuni-se com os represenantes da CONTAX onde a empresa prestou contas ao sindicato do que foi feito durante o período de interdição do site. Segundo a Contax foi contratada uma empresa especializada em fazer a medição do ar através de aparelhos, além de ser feita a renovação forçada do ar e troca d filtro do ar-condicionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário