segunda-feira, 23 de abril de 2012

Após aparente calmaria, ameaça de demissão volta a rondar a oi

Quem ler o livro da canadense Naomi Klein “A Doutrina do CHOQUE” passa a entender que o desmonte das empresas aqui não acontece por acaso, é tudo traçado e orquestrado em Washington nos EUA pra se demitir, privatizar e terceirizar tudo que tiver pela frente, desde o governo Ronald Reagan. Portanto, a questão do emprego, o social e o bem estar do trabalhador não faz parte desse projeto adotado pela Oi. 

O Sinttel não vai aceitar passivamente mais uma onda de demissão em massa na Oi para isso acionaremos todos os órgãos necessários para impedir mais esse desmonte. Desde a privatização da Telebahia que a ex- Telemau hoje Oi vem demitindo e terceirizando seus serviços desenfreadamente apesar de nosso reclame.

Surge agora mais um forte boato de mais demissão na empresa e precisamos estar fortes e unidos pra enfrentar essa nova batalha. Há indícios que serão demitidos milhares de trabalhadores nas áreas de RH, financeira, e de patrimônio, sendo que uma parcela pequena poderá ser "aproveitada" pela Accenture, provável  empresa que assumirá a parte terceirizada. Há indícios que a intenção dessa mudança seja ainda esse ano. A estratégia fica clara para a terceirização total das atividades fim e meio da empresa. É sabido que não existe o papo furado de terceirizar somente a atividade "meio" e preservar a outra, mesmo porque ninguém sabe qual a definição disso desde a privatização.

Começa com a tal BPO - Terceirização de Processos do Negócio, depois vem o KPO - Terceirização de Processos de Conhecimento que inclui atividades que exigem maior habilidade e conhecimentos especializados para a execução e finalmente o BTO - Terceirização da Transformação do Negócio - 100% terceirizado.

Esse é o verdadeiro objetivo. Temos um quadro desenhado para demissão em massa de uma diretoria que utilizará esse modelo como um balão de ensaio para ver como os trabalhadores vão reagir. Depois a tendência do desmonte é se alastrar por toda a Empresa com o mesmo argumento fajuto de melhoria de desempenho, torná-la mais dinâmica até a transformação final de uma concessão pública,100% terceirizada. Essa é a lógica do capital especulativo e desregulamentado.

O objetivo da empresa continua sendo a remuneração dos acionistas a qualquer custo e sem medir as consequências para os trabalhadores e a sociedade. Depois,em 2025 quando finda o prazo da Concessão,entregarão a massa falida do que restar da OI ao Estado para ser reestatizado. Esse é o provável desenho que eles preparam para nós trabalhadores da Oi.

Este quadro, casado com o PL 4.330/04, do deputado Sandro Mabel (PR-GO), que dispõe sobre o contrato de prestação de serviço a terceiros e as relações de trabalho dele decorrentes, nos remete a mais dura realidade já enfrentada, o mais sombrio dos cenários, impensável nas análises de conjuntura para o nosso setor. Este caminho é uma tendência que também deve ser seguido pelas outras operadoras e devemos estar preparados pra nos indignar e reagir.

Deixamos claro a todos os trabalhadores da Oi assim como os demais trabalhadores já terceirizados ou não que sempre fomos e seremos contra qualquer terceirização. Corre um boato na Oi que essa empresa americana que pretende terceirizar estes serviços irá praticar o mesmo salário da Oi, mas esse filme é velho, em 2005 na Nesic, que assumiu a planta interna foi assim, inicialmente se pagou o mesmo salário aos trabalhadores e passado um ano os salários foram readequados com mais demissões dos trabalhadores.O Sinttel está programando uma serie de ações de repúdio a essa nova investida da Oi e contamos com o envolvimento de todos nessas atividades.

Oi é multado em R$ 1 milhão


A empresa de telefonia Oi foi multada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em R$ 1.058,9 milhão pela interrupção do serviço de telefonia fixa no Rio Grande do Sul nos meses de fevereiro, março e abril de 2004. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (16).

Segundo a Anatel, foram registradas 60 interrupções, com duração de 1.872 minutos e um total de 131.495 usuários atingidos. A Anatel já tinha decidido pela multa em agosto do ano passado, mas a Oi pediu reconsideração, que foi negada pela diretoria da agência. A assessoria de imprensa da Oi disse que a empresa não vai se manifestar sobre a decisão da Anatel.

Fonte: Agência Brasil

Número de teleatendentes cresce no setor de telecomunicações


Segundo divulgado pela Telebrasil, as empresas de teleatendimento têm mais trabalhadores do que os outros serviços diretos de telecomunicações. O estudo mostrou que 2011 apresentou crescimento nas contratações e fechou o ano com 469,5 mil trabalhadores, 10% a mais que em 2010. 

Do total, 220,4 mil trabalham em callcenter e 210,9 mil em empregos diretos. Sendo que destes, 50,6 operam com implantação de rede e infraestrutura e 165,5 mil com prestação de serviços.
Já o número de trabalhadores no teleatendimento passou de 197,5 mil em 2010 para 220,4 mil em 2011. Isso representa um crescimento de 13% se comparado a 2010.

Vale lembrar que no estudo foram considerados apenas os funcionários contratados diretamente pelas empresas de teleatendimento, vinculadas às operadoras de telecomunicações. Caso da Brasil Center (da Embratel), Atento (Telefônica), Contax (Telemar) e ACS (CTBC).

Vivo é líder de mercado, mas TIM é a que mais cresce


A TIM somou 1,297 milhões de novos assinantes em março deste ano. A operadora, agora, detém 26,80% do mercado, com 67,271 milhões de usuários, divulgou a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O segundo maior crescimento foi registrado pela Vivo, com aproximadamente 860 mil novos clientes. A soma total da companhia chega a 74,78 milhões de assinantes, o que assegura para a empresa a liderança isolada de mercado, apesar da ligeira queda na comparação com o mês anterior. 
Com 24,56% de participação, a Claro ocupa o terceiro lugar com 61,595 milhões de clientes. O acréscimo no mês passado, entretanto, foi de apenas 495 mil assinantes, pior desemprenho entre todas as operadoras.
 
Em quarto no ranking geral, a Oi somou 510 mil novos usuários, totalizando 46,47 milhões, o equivalente a 18,53% do mercado. O Brasil já ultrapassou a marca de 250 milhões de linhas móveis ativas. 

Realizada a primeira reunião para negociação da PPR VIVO 2012


Lembrando que mesmos os empregados afastados por  licença de acidentes do trabalho e maternidade   foram contemplados integralmente. Essa mesma regra valerá para o PPR DE 2012.

Foi aberto um espaço pra se discutir outros  assuntos pontuais  de interesse da categoria e dentre eles foi reclamado que os serviços de banda larga, TV e linha fixa que já eram concedidos aos empregados da telefônica ainda não foram  disponibilizados  para os  da VIVO. Da parte da Empresa, foi explicado que essa é uma oferta “campanha interna” chamada de TRIO, promovida pela área comercial que deverá ser estendida em breve aos empregados interessados, nos locais onde houver  disponibilidade dos serviços (fixo) da telefônica.

A comissão levantou questionamentos sobre situação  dos valores migrados da SISTEL para o VISÃO PREV, uma vez que os mesmos não são disponibilizados pela SISTEL e os empregados e ex-empregados quando buscam essa informação encontram muita dificuldade, pois ninguém sabe responder claramente, e que está evidente a discrepância entre os valores do participante e da patrocinadora.

Ainda não foi definido como ficará a previdência privada atualmente, em função das mudanças da Empresa. A empresa Zener está substituindo a Huawei na Bahia e foi solicitado atenção especial para evitar problemas com os trabalhadores.

Quando questionada sobre as tarifas bancárias, a  empresa informou que quando houve a migração do pagamento salarial para o banco Santander, foi negociado um pacote de benefícios para os trabalhadores, inclusive redução de juros bancários. Eles vão encaminhar essas informações.

Sobre o incentivo de vendas foi solicitado que a empresa apresente  a política de comissionamento de vendas, apesar de ainda não constar  em acordo coletivo. Outro assunto levantando foi a demora no envio da documentação para HOMOLOGAÇÃO, que após o desligamento, demora mais de 30 dias. As ponderações foram aceitas e a empresa ficou de agilizar esse processo a fim de evitar transtornos.
Foi também questionado o Programa de Demissão, pois os empregados continuam querendo saber se o Programa ainda continua. A empresa afirmou que o mesmo está encerrado.

Na sequencia, a Empresa  projetou alguns esboços para o PPR-2012, garantiu a antecipação de 01 salário nominal em julho/2012, como já acontecia para os funcionários da Telefônica, informou  que ainda não tem INDICADORES DEFINIDOS e  nem  o resultado do primeiro trimestre, por isso não foi possível fazer uma simulação.

A empresa está aguardando informações da Matriz,  assim que recebê-las e tiver o resultado do primeiro trimestre, agendará nova reunião com a comissão. O informe foi gerado pela Comissão de Negociação da VIVO.

Presidente da Embratel recebeu diretores da FENATTEL


A reunião que durou pouco mais de uma hora começou com um reconhecimento pelos participantes de que, mesmo tendo um volume muito grande de ocorrências preocupantes e alguns casos extremos, que atingiram sindicatos filiados, tem havido um esforço da empresa em aperfeiçoar a relação com o movimento sindical dos trabalhadores, como a clausula de reuniões trimestrais com a Comissão Nacional de Negociação.

O presidente Almir Munhoz situou a experiência construída no setor de privilegiar o dialoga direto, a abertura de um debate sobre objetivos estratégicos e metas, ao mesmo tempo em que as empresas têm cumprido o compromisso de abrir negociação e ouvir a posição dos sindicatos antes de quaisquer medidas, ajustes, reestruturações ou perspectivas de crescimento.

Nessas situações, os sindicalistas da FENATTEL que representam 93% dos trabalhadores do país, sempre firmam posição em defesa dos direitos sociais e conquistas dos trabalhadores, defesa do emprego e combate à precarização.

O presidente da Embratel Sr Jose Formoso, agradeceu a possibilidade destes contatos que considerou como " auditoria social"  que ajuda a empresa a perfeiçoar sua gestão, que a EMBRATEL sob sua gestão está sempre com as portas abertas aos representantes dos trabalhadores.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Começa hoje as negociações do ACT na DESTAK

Finalmente a DESTAK conseguiu encontrar um espaço na sua apertada agenda para iniciarmos as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2013. Depois de escutarmos os pleitos de vocês, elaboramos nossa pauta de reivindicações. Destacamos abaixo nossas principais propostas, será uma negociação difícil, mas com apoio e participação de vocês sairemos vencedores.

Vejam as principais propostas do sindicato:

Piso Salarial:
R$ 700,00 (Setecentos reais) para 6 horas
R$ 1.100,00 (Mil e cem Reais) para 8 horas;

Ticket´s:
R$ 6,00 (Seis reais) para 6 horas
R$ 15,00 (Quinze reais) para 8 horas;

Cesta Básica: R$ 200,00 (Duzentos reais) para todos os empregados;

Auxilio Creche: R$ 300,00 (Trezentos reais) para todos os empregados;

Assistência Médica: Sem co-participação;

Empréstimo de Férias: 10 vezes parcelado;

Auxilio Farmácia: Para trabalhadores com doenças crônicas e doenças ocupacionais com B91 (Aids, Câncer e Cardiopatia Aguda. As doenças de que trata esta cláusula deverão ser atestadas por profissional habilitado);

Licença Gestante: 180 (Cento e Oitenta dias).

Depois de suspender a Assistência Médica, de forma abusiva, empresa DESTAK começa demissão em massa

Às vésperas de iniciar as discussões para renovação do Acordo Coletivo e com o imenso problema da suspensão da assistência médica para resolver, a DESTAK, de forma abusiva e autoritária, começou uma série de demissões na empresa.

As demissões começaram justamente pelo grupo de trabalhadores, que estava levando os problemas dos trabalhadores e cobrando soluções da empresa. O Sinttel repudia tal atitude da empresa de Destak, já comunicamos à empresa que somos contra as demissões, exigindo a reintegração dos trabalhadores demitidos.

A reunião do Acordo Coletivo amanhã será quente. Consideramos essa atitude da empresa uma afronta aos direitos dos trabalhadores. Por isso precisamos do apoio de vocês para essa luta que está apenas começando. A luta é de todos, PARTICIPE!

O absurdo caso da suspensão da Assistência Médica - Até agora não conseguimos entender a decisão da Destak de suspender a Assistência Médica (Norclínicas) dos trabalhadores descumprindo o Acordo Coletivo 2011/2012. Os motivos que levaram a empresa a tomar tal atitude ainda não ficaram claros, mas estamos lutando para que a mesma ou uma nova Assistência Médica comece a atender os trabalhadores o quanto antes. Gostaríamos de informar que nosso setor jurídico já está estudando o caso, afinal, já são seis meses sem assistência médica.

Tal problema leva a situações como a da empresa não querer aceitar Declaração de Comparecimento para abono de horas. Concordamos que por lei, o empregador não é obrigado a aceitar este tipo de declaração para abono de horas, mas depois da suspensão da assistência médica, com os trabalhadores tendo que buscar atendimento nas UPA´S e Hospitais Públicos, onde nem precisamos comentar sobre a demora no atendimento e a dificuldade para se conseguir até mesmo uma declaração de comparecimento, a empresa querer exigir isso dos funcionários já é um pouco demais. A Destak tem plenas condições de contratar um médico do trabalho para solicitar a avaliação médica do trabalhador, podendo ponderar para abonar as horas da ausência destes trabalhadores.

ENTRE NESTA LUTA!

CAMPANHA SALARIAL DESTAK 2012

CONTRA AS DEMISSÕES ABUSIVAS

PELO RETORNO IMEDIATO DA ASSIST. MÉDICA

POR MELHORES SALÁRIOS E BENEFÍCIOS

SINTTEL BAHIA