segunda-feira, 23 de abril de 2012

Presidente da Embratel recebeu diretores da FENATTEL


A reunião que durou pouco mais de uma hora começou com um reconhecimento pelos participantes de que, mesmo tendo um volume muito grande de ocorrências preocupantes e alguns casos extremos, que atingiram sindicatos filiados, tem havido um esforço da empresa em aperfeiçoar a relação com o movimento sindical dos trabalhadores, como a clausula de reuniões trimestrais com a Comissão Nacional de Negociação.

O presidente Almir Munhoz situou a experiência construída no setor de privilegiar o dialoga direto, a abertura de um debate sobre objetivos estratégicos e metas, ao mesmo tempo em que as empresas têm cumprido o compromisso de abrir negociação e ouvir a posição dos sindicatos antes de quaisquer medidas, ajustes, reestruturações ou perspectivas de crescimento.

Nessas situações, os sindicalistas da FENATTEL que representam 93% dos trabalhadores do país, sempre firmam posição em defesa dos direitos sociais e conquistas dos trabalhadores, defesa do emprego e combate à precarização.

O presidente da Embratel Sr Jose Formoso, agradeceu a possibilidade destes contatos que considerou como " auditoria social"  que ajuda a empresa a perfeiçoar sua gestão, que a EMBRATEL sob sua gestão está sempre com as portas abertas aos representantes dos trabalhadores.



O Secertário Geral da Federação, Luis Antonio, discorreu sobre o momento que o país vive, de crescimento consolidado do setor, das inumeras oportunidades de novas ações, inclusive com a Embratel sendo a operadora das Olimpiadas no Rio, e que isso tem que se refletir em melhorias nas condições de trabalho, salários e oportunidades também para os trabalhadores.

Almir, insistiu que são necessárias ações concretas contra a precarização citando como exemplo os casos de terceirizadas que tem criado graves constrangimentos, como a Teleborba com seus atrasos de pagamento ou a contratação à margem da lei por contratadas no Nordeste, situações que ele reconhece a empresa tem acompanhado e ajudado a resolver, mas que ela precisa ser mais incisiva e a forma de nos anteciparmos a estes problemas seria a adoção de um Código de conduta sindical pela empresa e suas contratadas. Tema que fica para ser detalhado em uma próxima reunião.

Almir insistiu firmemente pela reversão do desligamento de dirigentes sindicais e obteve da empresa um compromisso de encontrar rapidamente um caminho para isso, antes que todas as questões tenham de ser resolvidas pela via judicial, quando a via do dialogo franco é melhor.

Para concluir, o presidente da empresa sr Jose Formoso, firmou que independente da clausula da comissão de negociação se encontrar a cada tres meses, que os presidentes também podem fazer o mesmo e abre a Embratel para trimestralmente promover um encontro entre eles para troca de idéias e acompanhamento das ações comuns em andamento.

Na avaliação dos sindicalistas presentes a reunião foi um marco e um avanço pois ela muda o patamar das relações entre a empresa e o movimento sindical no país, ficando consagrado mais um canal de comunicação direta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário