segunda-feira, 16 de abril de 2012

Trabalhadores da GVT dizem NÃO a imposição de gaiola

De acordo com o Código de Trânsito e Brasileiro é ilegal fazer qualquer modificação no veiculo sem autorização da autoridade competente

Chegaram ao sindicato diversas reclamações de funcionários da GVT preocupados com a “obrigatoriedade” da instalação de uma espécie de gaiola em cima dos veículos, que são propriedade de cada funcionário e não da empresa, mesmo essa pagando um aluguel mensal.

Os funcionários nos relatarem que esse equipamento deve pesar quase 100 kg, isso sem contar o material de trabalho e a escada que os trabalhadores dependem para executar seus serviços. Ainda segundo os trabalhadores, há uma pressão por parte da coordenação para que as gaiolas sejam instaladas o quanto antes, com a ameaça de penalidades e até demissão de quem não acatar tal imposição. Alguns trabalhadores foram até obrigados a levar o equipamento para casa.

Segundo esse mesmo coordenador esse assunto deveria ser resolvido com a chefia do Paraná, já que o uso seria obrigatório nacionalmente. Gostaríamos de lembrar que de acordo com Artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997) “Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica. Os veículos e motores novos ou usados que sofrerem alterações ou conversões são obrigados a atender aos mesmos limites e exigências de emissão de poluentes e ruído previstos pelos órgãos ambientais competentes e pelo CONTRAN, cabendo à entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo cumprimento das exigências”.

Além desse agravante é claro que os trabalhadores não querem danificar seus veículos, o que fará com que ele perca seu valor de revenda e devido ao peso excessivo (quase 100 kg) o veiculo fique desalinhado. Acredito que a GVT vai encontrar alternativas para essa questão, que não seja “impor” ao funcionário que ele danifique o carro. Fica como sugestão, a GVT abrir uma linha de crédito aos seus funcionários para que estes possam adquirir veículos utilitários, o que evitará problemas para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário