segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Nova diretoria da FENATTEL é empossada em São Paulo


A UNI enviou mensagem de congratulações e desejo de um mandato pleno de conquistas à diretoria da FENATTEL, assim como a entidade patronal das operadoras que não compareceu mas reafirmou em mensagem seus esforços por uma relação trabalhista e sindical construtiva com os trabalhadores.

No ato de posse, o representante da CUT, o companheiro Solaney, valorizou a luta pela unificação da categoria, e expressou que " a  Central Unica apóia o projeto na categoria de telecomunicações, porque ele expressa uma necessidade na defesa dos interesses dos trabalhadores".

Para Ricardo Pattah, presidente da UGT, quem tem varios sindicatos na FENATTEL, a experiencia de unidade e convivencia democrática em torno dos objetivos da categoria é um exemplo que a FENATTEL oferece ao movimento sindical, e colocou a UGT à serviço da defesa dos interesses dos trabalhadores em telecomunicações.

A  Força Sindical, destaca a tradição de ações conjuntas com o Sindicato de SP e que a partir da luta pela agenda comum dos trabalhadores, está também ao lado da FENATTEL, além de destacar algumas ações do Deputado Paulo Pereira, como o seu projeto que isenta de IR os ganhos de PPR.

Para a Presidente do DIEESE, Zenaide Honório, a ação da FENATTEL faz muito sentido porque antes ela só conhecia o próprio DIEESE como espaço de ações sindicais e convivencia plural e democrática e que ficou muito contente em ver uma Federação do tamanho da FENATTEL em uma categoria estratégica colocando essa política em prática.

Para a representante da entidade patronal SINSTAL, Vivien Suruagy, nestes anos ela aprendeu a respeitar as lideranças dos trabalhadores, em uma convivencia de debate franco e respeitoso entre as partes, ela que antes não tinha uma idéia muito clara da importância social das entidades sindicais.

A diretoria eleita para o período de 2012 a 2016 tem como prioridade o enfrentamento da precarização do trabalho e da terceirização, além de consolidar a unificação de datas - base e acabar com as diferenças salariais e de condições de trabalho e remuneração nas operadoras, com a conquista de uma Convenção Coletiva Nacional.

No plano das lutas gerais dos trabalhadores, a defesa das 40 horas, o apoio a um pacto produtivista a luta contra a desindustrialização do país estão em pauta, além do apoio á politica de distribuição de renda via aumento real do salário mínimo e a política de desenvolvimento do governo Dilma que tem proporcionado uma situação de pleno emprego em muitos setores, o que favorece as lutas e mobilizações do Movimento Sindical.

No setor de teleatendimento a luta também é por uma Convenção Nacional e pela imediata aplicação de 15% de aumento salarial retroativo aos salários de janeiro, além de politicas de proteção à saúde de centenas de milhares de jovens. As empresas do setor passaram a contar com uma forte isenção tributária – por ser um setor gerador de empregos e do primeiro emprego, e essa economia tem que ser revertida em politicas sociais, cujo primeiro ponto é a extensão dos convênios médicos aos dependentes.

Além do Ato de posse ocorreu em S.P. nos dias 8 e 9 a reunião do Conselho Deliberativo com representantes de todos os sindicatos filiados, que valorizaram muito o apoio e a firme ação solidária da Federação às demandas dos trabalhadores de todas as regiões.

No plano internacional,  em relação à UNI, a FENATTEL aprovou as medidas que irão triplicar as delegações brasileiras nos fóruns de decisão, uma vez que a maioria das operadoras de telecomunicações e provedores de serviços são multinacionais que tem carreado milhões em recursos para suas matrizes em crise,  às custas de intensificar a exploração do trabalho por aqui.

Almir Munhoz, assumiu a presidencia da FENATTEL, balizando a cada uma das entidades presentes à Mesa, o que a FENATTEL espera deles e demandando aos diretores, “espirito federativo, unidade e combatividade em prol dos interesses dos mais de 780 mil  trabalhadores que representamos”.



Esta é a composição da atual diretoria da FENATTEL:


Diretoria Executiva                                                             Suplentes de Diretoria

Presidente - Almir Munhoz                                                    Jefferson da Silveira
Vice Pres. -  Gilberto Dourado                                              Joselito Conceição
Dir. Financ. - Pedro Vitor Dias da Rosa                                 Joaquim Alves de Castro
Secret.Geral - Luis Antonio Souza da Silva                            João Cezar B. de Assis
Dir. Rel. Sindicais - Jose Carlos Guicho                                 Nilson Hoffman
Dir. Comunicação - Marcelo Beltrão                                      Maria Altinizia S.Santana
Dir.Rel. Internac. - Cenise Monteiro                                       Evaniel Brito
Dir. Tel Fixa - Lauro Benedito de Siqueira                             Cristiane Nascimento
Dir. Tel Móvel - Francisco J. Izidoro da Fonseca                   Sergio Domingues
Dir. Tel L.Distancia - Lacy da Mata                                       Marcos MilanezRodrigues
Dir. Teleatendimento Iara Martins                                          Hamurabi Duarte Carvalho


Conselho  Fiscal Efetivos                                                     Suplentes Cons. Fiscal
Eudes José Marques                                                                 Marcos Pires
Marcos Gomes                                                                         José Luiz Pontes da Silva
Julio Rodrigues                                                                          José de Anchieta Couto

Delegados à CONTCOP Efetivos                                        Deleg.CONTCOP Supl.
Almir Munhoz                                                                          Virgínia Dirami Berriel
Edevaldo Nogueira                                                                   Paulo Marques Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário