quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Aleluia ! Finalmente começaram hoje as negociações de ACT com a Atento

Vergonhosa. Infelizmente, esse é o termo que podemos utilizar para descrever o descaso demonstrando pela Atento nessa negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que vai se iniciou hoje no Rio de Janeiro. Mesmo com a pauta de reivindicações da categoria nas mãos, desde novembro de 2011 (a data base da categoria é janeiro), só agora a empresa agendou uma reunião para tratar desse tema de vital importância para a vida dos trabalhadores. 

Sabemos que essa será uma negociação “difícil”, mas estamos preparados para enfrentar os desafios que virão, na luta pela defesa dos trabalhadores da Atento. Para tanto, elegemos como prioridade máxima nessa negociação, fazer com que a empresa pague e registre na carteira de trabalho o valor correspondente ao salário mínimo.

Desde a Campanha Salarial do ano passado que alertamos as empresas de Call Center da necessidade do pagamento de um salário justo e de condições dignas de trabalho.  Será que é tão difícil para essas empresas perceberem que dividindo um pouco dos seus exorbitantes lucros terão um trabalhador mais satisfeito e conseqüentemente uma maior produtividade?

Pegamos como exemplo uma notícia da Atento, divulgada no site Call to Call (www.calltocall.com.br), sobre o aumento em 25% do lucro liquido da empresa só no primeiro semestre de 2011. Com esse lucro a empresa obteve ganhos de 37 milhões de euros, algo superior a 80 milhões de reais (só em seis meses).
Como é de conhecimento da maioria, o salário mínimo teve seu valor reajustado no início do ano para R$ 622. Infelizmente, apesar de todo o lucro, a empresa Atento utiliza o seu Valor Mínimo de Referência, a famigerada VMR, para não inserir na carteira de trabalho o piso de um salário mínimo (o salário é complementado com essa VMR até chegar ao valor do mínimo).

Como a profissão de teleoperador ainda não é regulamentada, não podemos solicitar a indexação imediata do reajuste na folha de pagamento e na carteira de trabalho. O que começamos a fazer com outras empresas do setor e tem dado certo é inserir uma clausula no novo ACT onde iremos exigir da empresa o pagamento do salário mínimo, registrado na carteira de trabalho, e que o aumento seja automático. Ou seja, quando o governo decretar aumento no salário mínimo, automaticamente o valor do seu salário será reajustado. Será uma batalha será difícil, mas com o seu apoio, nossa vitória chegará.

CHEGA DE ENROLAÇÃO. SALÁRIO MÍNIMO, JÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário