O trabalhador é o bem mais valioso de uma companhia e sua saúde devia estar em primeiro lugar nas prioridades de qualquer empresa. Mas, infelizmente, a realidade dos profissionais que trabalham no setor de Call Center é exatamente o inverso disso. Recebemos semanalmente diversas reclamações de trabalhadores com problemas relativos à sua saúde, seja por culpa do plano de saúde ou por procedimentos internos das empresas. Listamos apenas algumas das principais reclamações:
- Demora no atendimento emergencial e na marcação de consultas dos planos de saúde;
- falta de médicos em diversas especialidades;
- não fornecimento de atestados e relatórios por parte de clinicas e médicos;
- dificuldades de recebimento dos atestados por parte das empresas de Call Center;
- demora na restituição de despesas com plano de saúde;
- não abertura de CATs pela empresa quando o funcionário precisa se afastar pelo INSS;
- falta de um programa de readaptação e realocação para o funcionário que retorna; pressão psicológica sofrida por esses profissionais para que peçam as contas, já que passam a ter estabilidade quando retornam do INSS.
Diante desse quadro, durante o mês de agosto realizamos atos nas principais empresas de Call Center contra essas práticas que vem ocorrendo constantemente, além de buscar apoio de instituições como o Ministério Público (MP), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE, antiga DRT), Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (CESAT), Centro de Estudo, Apoio e Prevenção aos Portadores de LER/DORT (CEAPLER), dentre outras, para nos auxiliar no cumprimento dos Termos de Ajuste de Conduta e na fiscalização de irregularidades nas empresas.
Na CONTAX, maior empresa de Call Center do estado além dos atos de protesto conseguimos ter uma reunião com o Departamento de RH e com os médicos do trabalho da empresa onde foram questionados alguns dos principais problemas. Leia abaixo os questionamentos feitos, as respostas da empresa e nos dê um retorno se os procedimentos descritos pela empresa estão, realmente, sendo feitos.
Porque não são emitidos CAT’s após a apresentação de exames complementares e relatórios de especialistas constatando acidente de trabalho?
Os médicos da CONTAX relataram que qualquer médico poderá emiti-los.
Qual é o procedimento seguido pelo ambulatório da empresa para os trabalhadores que retornam do INSS?
Foi informado pelos médicos da empresa que os trabalhadores fazem a avaliação necessária, para reabilitá-los em local específico para a função.
Porque os operadores que estão retornando de acidente de trabalho estão sendo encaminhados para as mesmas funções que geraram a lesão?
Os médicos informaram que após análise médica, encaminham o relatório para o RH da empresa, que deverá definir o atual posto de trabalho para o funcionário lesionado.
Referente à situação dos atestados médicos que estão sendo reduzidos a quantidade de dias prescritos?
Os médicos da empresa afirmaram que após avaliação médica necessária serão revistos os dias prescritos e justificados em prontuários, disponíveis no ambulatório da empresa, deixando claro que a qualquer necessidade estes poderão ser solicitados pelo operador.
Porque a empresa não está recebendo os atestados médicos particulares?
A empresa se comprometeu a aceitá-los, mas afirmou que seria avaliada criteriosamente a veracidade do documento.
Ao final da reunião saímos com as seguintes conquistas:
- De acordo com a coordenadora de RH do site Campo da Pólvora todos lesionados que foram afastados ou não serão inclusos no programa de reabilitação.
- Será levada a direção da empresa a questão do tratamento médico após lesão, bem como fisioterapia sem ônus e/ou compensação das horas para o funcionário
Termo de Ajuste de Conduta (TAC) – Apenas para lembrar, a Contax assinou um Termo de Ajuste de Conduta, junto ao Ministério Público, onde se comprometeu a resguardar a saúde e a integridade física e moral dos trabalhadores no seu ambiente de trabalho. Continuaremos de olho, como um agente fiscalizador para que não ocorram abusos por parte da empresa e para que se faça cumprir o compromisso assumido.
Dentre esses compromissos estamos na luta para que realmente funcione o Programa de Prevenção e Reabilitação dos funcionários que voltam do INSS e para que questões relativas a assédio moral tenham um fim urgentemente.
IMPORTANTE: Todos os funcionários que tiveram os atestados particulares negados, procurarem o RH e entreguem os mesmos para serem lançados no sistema evitando assim a falta injustificada.
O que diz a legislação sobre os atestados médicos - O empregador é obrigado a abonar as faltas comprovadas por atestado médico. A ausência não pode ocasionar desconto no salário. Pela legislação, existem alguns critérios para a validade do atestado junto à empresa, isso porque existem empregados que se utilizam de atestados sem uma real patologia para faltarem no serviço.
Legislação - Lei nº 605, de 5 de janeiro de 1949
Art. 12. Constituem motivos justificados:
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