segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A Categoria não se divide


Em noite histórica, trabalhadores referendam o Sinttel como único representante legal do setor de telecomunicações na Bahia

A noite de 12/09, já se tornou um marco na história do SINTTEL Bahia e na sua luta em defesa dos direitos dos trabalhadores em telecomunicações. Diante de uma nota divulgada num jornal de grande circulação, os trabalhadores de diversas empresas de call center, junto com a direção do SINTTEL, compareceram a convocação promovida por um pequeno grupo que tenta criar a divisão na categoria, que não quer tal divisão, conforme foi demonstrado nessa noite.

Segundo o artigo 8º da Constituição Federal “é vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município”, em resumo, determina que para cada categoria existe apenas um sindicato, a chamada unicidade sindical.

Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive questões judiciais ou administrativas. Ou seja, a divisão só serve para enfraquecer a categoria, quanto maior um sindicato, maior será a representatividade e o seu poder nas mesas de negociação junto ao patronato.

Ao chegaram ao local da convocação, a direção do SINTTEL e os trabalhadores das empresas Atento, Contax, Tel Telemática, Grenit, Montreal, constataram que não havia nada, além de um pequeno grupo que iria se reunir em outra sala e não no auditório, conforme informava o edital de convocação. Só esse fato já demonstra que as intenções desse grupo, formado por pessoas conhecidas por fazer oposição ao SINTTEL Bahia e que de tempos em tempos, tentam tumultuar as relações entre o sindicato, trabalhadores e empresas, não são boas.

Esse mesmo grupo já disputou e perdeu as eleições do SINTTEL, demonstrando não ter representatividade junto à categoria e ao perceberem que os trabalhadores, em ampla maioria, estavam ao lado do SINTTEL retirou-se do local em silêncio. Práticas como a criação de sindicatos fantasmas estão sendo investigadas e divulgadas em matérias na revista Isto é, que vem denunciando as ações de certos grupos para conseguir uma carta sindical, com o único objetivo de ter acesso a contribuição sindical.

Em vista disso, os trabalhadores decidiram fazer um assembleia no saguão do edifício para referendar o SINTTEL como único sindicato representante dos trabalhadores em telecomunicações da Bahia filiado a FENATTEL/CUT, onde também foi deliberado à desfiliação de todos os membros deste grupo do quadro de associados do Sinttel Bahia e a extinguir deste “sindicato fantasma” ou de qualquer outro que venha buscar a representação dos trabalhadores em telecomunicações do estado da Bahia.

Tudo foi devidamente registrado através de fotos e vídeos, com depoimentos dos trabalhadores presentes que ficaram indignados e revoltados com a ação desses oportunistas. Todo esse material juntamente com a ata da assembleia será encaminhado ao Ministério do Trabalho e as autoridades competentes para, inclusive, processar criminalmente esse grupo pela fraude que os mesmos estavam tentando implantar.

Essa mobilização mostrou que sindicalismo se faz com transparência, afinal, o sindicato é a casa do trabalhador e não de um pequeno grupo que só pensa em conseguir vantagens pessoais em detrimento ao coletivo.  O final da assembleia foi emocionante com todos os presentes gritando que: A CATEGORIA NÃO SE DIVIDE, e conclamando o SINTTEL Bahia, FENATTEL e CUT como únicos e verdadeiros representantes legais de toda área de telecomunicações.

Segue abaixo o link com os vídeos de toda mobilização, vale a pena conferir: http://alobase.blogspot.com/2011/09/categoria-nao-se-divide.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário