quarta-feira, 6 de março de 2013

FENATTEL convoca 4o.Congresso Nacional de 24 a 27 de maio em SP



A reunião do Conselho Deliberativo da FENATTEL, realizada em Natal, no final da semana foi mais um marco histórico na construção da Unidade na Luta dentro da imensa tarefa que todos se propuseram a realizar no setor de telecomunicações: Unir os trabalhadores e seus sindicatos em torno de um programa de lutas comum. Esse o sentimento predominante entre todos que participaram da reunião.

O Conselho Deliberativo é formado pelos presidentes de todos os sindicatos filiados mais a diretoria executiva da Federação. A reunião começou com intenso debate de avaliação da campanha salarial do segmento de Teleatendimento - com suas marchas e contra-marchas, seja pela ação deletéria de certos executivos de grandes empresas, seja pela fragilidade dos sindicatos patronais que dificultam uma Convenção Coletiva Nacional, mas foi reafirmada a urgente necessidade de se por ponto final nas diferenças de salários, VRs e condições de trabalho entre empresas e de uma região para outra, e o caminho aprovado foi persistir na Luta, unificando pautas, dias nacionais de luta e negociações coordenadas nacionalmente.

O setor de redes foi alvo de vivo debate, seja no planejamento de metas na campanha salarial das prestadoras de serviço com datas base em abril e maio, seja na resolução da questão da primarização da rede interna na OI, em especial, Nokia e Alcatel em todo país.

A primarização é uma reivindicação histórica do movimento sindical e foi definido que os sindicatos e a federação pautam nos próximos dias uma reunião nacional com a OI, para negociar em que condições o processo ocorrerá, sem perdas aos trabalhadores, já que não aceitaremos redução no valor que os trabalhadores recebem hoje, (carros, etc). A OI já foi convocada a reunir-se com a FENATTEL em SP e dentro de alguns dias será divulgado o andamento desse processo, que deverá ser concluído após o mês de abril.

PPR da OI - Foi dado informe que dia 12 de março será realizada reunião com a coordenação da Comissão Nacional de Negociação, mas já foi adiantado e assegurado que o que foi negociado no acordo coletivo está garantido, apesar de boatos contra os trabalhadores que vem sendo divulgados.
Nosso Maior Congresso vem aí - A convocação do 4º. Congresso é um Marco na história e nas lutas da categoria e uma vitória da Federação que caminha para consolidar o projeto de unidade nacional em torno de um Programa Comum, da construção de pontos de consenso entre entidades filiadas a diferentes centrais sindicais e quem vem servindo de referencia para outras categorias de trabalhadores.

São grandes os desafios colocados para a classe trabalhadora num quadro econômico nacional favorável – o país vive uma condição de pleno emprego, de queda de juros, de valorização de sua posição no cenário global, aumentando suas reservas cambiais, reforçando o papel do Estado como gestor de políticas publica de desenvolvimento e acima de tudo de promoção da Justiça Social e inclusão e no combate à miséria. Este ano, por exemplo, o aumento real acumulado no salário mínimo chegou a 72% acima da inflação, retomando o poder de compra em valores reais em relação ao disposto na Constituição a valores de 40 anos atrás, quando a participação dos salários no PIB era maior.

São conquistas da classe trabalhadora inimagináveis há dez anos e em apenas uma década de forte influencia sindical e social no governo federal os resultados construídos animam os brasileiros, hoje mais otimistas e esperançosos no futuro.

Realizaremos nosso Congresso neste cenário, dias antes da reunião da UNI que será em São Paulo, no mesmo local, oportunidade em que ficarão evidenciadas as diferenças em relação às imensas dificuldades porque passam os trabalhadores no chamado primeiro mundo.

Para fazer frente a estes desafios o Conselho Deliberativo convoca o 4º. Congresso para os dias 24 a 27 de maio de 2013 em São Paulo, contemplando um Temário centrado no tema FORTALECER A ORGANIZAÇÃO SINDICAL NO SETOR DE TELECOM.

A abertura ocorrerá dia 24 de maio, (sexta feira) a partir das 14h00 e deverá contemplar o caráter pluralista e democrático da FENATTEL, com a presença das Centrais Sindicais, de lideranças políticas, DIEESE, de representante da UNI, devendo os debates focalizarem concepção de organização sindical nas bases, Políticas de sindicalização para jovens e mulheres, participação no embate político da agenda sindical do Parlamento, campanha nacional de sindicalização, campanhas salariais e negociações coletivas, a realidade do setor de Telecom no Brasil e inclusão digital, culminando com o debate de um estatuto sindical de referencia para os sindicatos filiados, a fim de superar graves problemas de erros materiais, contradições, inconsistências que fragilizam os nossos sindicatos, sobretudo em sua gestão e nos processos eleitorais.

O Conselho Deliberativo deve deliberar aqui a respeito dos critérios de participação e tamanho das delegações, em face do valor de mensalidades pagas no ultimo ano.

Fica sugerido para aprovação pelo Conselho o seguinte cronograma em relação ao Congresso:

- Convocação oficial em 28/02/2013

- Convite às entidades e personalidades para a Abertura e Solenidade de 

Encerramento, até 10 de março de 2013, sendo definida pela diretoria executiva a relação de palestrantes e respectivos horários.

- Publicação do temário e programa até 10 de março

- Recebimento das teses e propostas até 5 de abril de 2013

- Publicação de jornal especial denominado Caderno de Teses a ser distribuído a todos os sindicatos até 23 de abril de 2013, um mês antes do evento.

Ao final foi aprovada a constituição de uma Comissão Nacional de organização do Congresso, coordenada pelo presidente Almir Munhoz, com a participação do Secretário Geral Luis Antonio (Rio), de Cenise Monteiro (Rel. Internacionais), Pedro Vitor (Finanças), além dos assessores técnicos da Fenattel.

A seguir todos os estados prestaram informes das situações locais e entre outros pontos foi recomendado que não se permitisse TACs que violem o principio da Liberdade e Autonomia Constitucionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário