segunda-feira, 6 de agosto de 2012

TEL apresenta proposta e Sinttel batalha por maiores avanços


Depois de duas reuniões tratando da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) a direção da Tel Telemática nos apresentou sua proposta de ACT. A proposta foi prontamente recusada pela Comissão de Negociação do Sinttel, por não atender as expectativas e necessidades dos trabalhadores. 

A Tel, como em outras negociações, informou que a empresa esta em “processo de consolidação no mercado” e em virtude disso não poderia apresentar uma outra proposta nesse momento. Diante do exposto, solicitamos a empresa uma nova reunião para rediscutirmos essa proposta de ACT, na tentativa de buscar da empresa um diferencial que atenda a pauta de reivindicações construída pelos trabalhadores e sua entidade representativa, o Sinttel Bahia.

Confira nossas posições sobre pontos cruciais do ACT:

Reajuste salarial: O sindicato em nenhum momento vai fechar um ACT com índice menor do que o INPC (índice usado como parâmetro para aumentos salariais).

Auxílio Refeição / Alimentação: O mínimo de reajuste aceitável será o índice de INPC do período.

Participação nos Lucros e Resultados (PLR) / Remuneração Variável / Produtividade: É necessária a implantação de ações que tragam benefícios e formas de incentivo aos funcionários. Pois, já que a empresa está em “processo de consolidação no mercado”, nada mais justo do que dividir uma parte do lucro com os trabalhadores.

Auxílio creche e filhos com necessidades especiais: Muitas são as funcionárias que tem que deixar seus filhos em creches ou com outras pessoas, nada mais justo do que a empresa apresentar uma proposta contemplando esse significativo número de funcionários. O mesmo ocorre com aqueles pais e mães que tem filhos portadores de necessidades especiais.

Férias: Estamos na luta para que a empresa deixe de conceder apenas as férias compulsórias (com 1 ano e  11 meses) e passe a conceder em um tempo menor e em comum acordo com os funcionários.

Exames periódicos: Pensando na saúde do trabalhador, o melhor caminho é a prevenção e para isso é necessária a realização de exames periódicos de seis em seis meses ou no máximo no intervalo de um ano.

Plantão médico 24 horas: Devido a empresa funcionar 24 horas é necessária a implantação de um plantão médico 24 horas por dia.

Repouso Semanal: Ajuste da escala de trabalho para que todos os trabalhadores sejam contemplados com o seu repouso semanal.

Entrega de atestados médicos: Definição do tempo para entrega do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário