quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Após denúncias dos trabalhadores e reuniões com a empresa, Sinttel começa a mudar a realidade da Call Tecnologia


Olá amigos e amigas da Call Tecnologia. Primeiramente, gostaríamos de desejar a todos vocês e seus familiares um ótimo natal e um ano novo cheio de realizações. Saibam que vocês são muito importantes dentro dessa imensa família que é o Sinttel Bahia, e que em 2012 continuaremos ao lado de vocês, defendendo seus direitos e lutando pela melhoria de salários, benefícios e condições de trabalho.

Nos nossos últimos encontros os trabalhadores relataram as Diretoras Gleide Sales, Sandra Helena e Teresa Bandeira, diversas dúvidas e denúncias referente a algumas situações vivenciadas no dia a dia da empresa. Agendamos reuniões com a Call Tecnologia, a última aconteceu no dia 20/12, onde expomos os problemas e cobramos soluções. Podemos adiantar que já conquistamos algumas vitórias, conforme vocês irão conferir logo abaixo.

Após recolhermos essas denúncias dos trabalhadores, verificamos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que algumas cláusulas não estavam sendo cumpridas e que outras situações estavam prejudicando os trabalhadores financeiramente e a vida deles fora do ambiente de trabalho. Enumeramos as principais queixas e a posição da empresa referente aos questionamentos.



Assistência Médica – Os trabalhadores reclamam que mesmo aderindo ao plano disponibilizado pela empresa, o mesmo não era efetivado. 

A empresa informou que devido à adesão ter sido muito baixa, não foi atingindo o quórum mínimo necessário para implementação do Plano de Saúde. Os diretores do Sinttel não aceitaram esta alegação da empresa, pois no ACT em nenhum parágrafo da cláusula sétima, que trata da assistência médica, é informado que se teria que atingir um quórum mínimo para implementação do plano. Inclusive é destacado que se aderido pelo trabalhador à empresa entregaria este plano, arcando com 20% desta despesa e se incluso dependentes este será pago todas as despesas pelo titular. 

O representante da empresa informou que iria repassar para matriz estas informações e a cobrança do sindicato para que a mesma tome providências para solução deste problema. Vamos nos manter atentos e vigilantes até a resolução definitiva dessa situação que afeta diretamente a vida do trabalhador, pois, estamos tratando de saúde, que é o bem mais valioso de um trabalhador.  

Atestados Médicos – O trabalhador está tendo que homologar atestados médicos em uma clínica credenciada pela empresa. Essa clinica fica em um bairro distante da empresa, fazendo com que os trabalhadores tenham que se deslocar num horário oposto ao do seu contrato de trabalho e ainda arcar com este deslocamento do próprio bolso, acarretando além de uma perca de tempo valiosa, prejuízo financeiro ao trabalhador.

Frente aos questionamentos do Sinttel, referente a esse absurdo, a empresa reestruturou a entrega destes atestados, ficando acertado que o trabalhador agora entregará este atestado ao Coordenador de RH da empresa que irá providenciar o envio do mesmo a clínica credenciada para ser homologado e devolvido, sem custo e nem perda de tempo ao trabalhador. Conseqüentemente, o trabalhador que antes tinha que se deslocar num horário oposto ao de trabalho e ainda pagar por este deslocamento do próprio bolso, não terá mais que enfrentar esta “injusta maratona”. Mais uma conquista do Sinttel, que ajudará a melhorar a vida dos trabalhadores da Call Tecnologia.

Horas Extras – As horas trabalhadas eram registradas manualmente em folha de ponto impressa pelo RH da empresa, onde, segundo os trabalhadores não se tem como ter controle e assim contabilizar horas extras que são geradas durante o horário de trabalho e não estão sendo pagas.

A empresa informou que antes, realmente, as horas eram registradas manualmente e não se tinha um controle exato das entradas e saídas do trabalhador, não sendo paga nenhuma hora extra, mesmo quando o funcionário trabalhava além do seu horário. Os representantes do Sinttel foram enfáticos ao questionarem mais este absurdo, o que fez com que a empresa instala-se um relógio de ponto digital. Hoje, o trabalhador que ultrapassar a sua hora de trabalho terá estas horas computadas e passará a receber pelas horas excedidas. Mais uma vitória do Sinttel e dos trabalhadores.

Descontos DSR – Outra reclamação recorrente foi que no pagamento da DSR a empresa vinha fazendo descontos sem dar explicação aos trabalhadores, mesmo quando questionada. 

Durante a Palestra de Integração, várias dúvidas foram surgindo e os representantes do Sinttel, foram sanando a sua grande maioria. Porém, os trabalhadores se queixaram bastante que seus DSR´s estavam sendo descontados e eles não entendiam o motivo. As diretoras do Sinttel explicaram passo a passo como são realizados estes descontos e quando eles acontecem. Isso fez com que os trabalhadores entendessem a importância de não faltar injustificadamente ao trabalho, para não perderem mais que o dia de trabalho, pois suas férias também podem ficar comprometidas com tal atitude.

Prazo de entrega dos atestados – Os trabalhadores se queixaram que existia uma regra para entrega de atestados médicos, que a depender da quantidade de dias dados pelo médico, teria que ser entregue em 24, 48 ou 72 horas a contar do primeiro dia faltado.

Após várias tentativas de negociação do sindicato com a empresa, ficou acertado que todo atestado seria entregue em até 72 horas a contar do primeiro dia de falta ao trabalho, independe da quantidade de dias concedidos pelo médico. Outro ponto que facilitará a vida de você trabalhador. 

Para continuarmos melhorando nossas atividades e resolvendo rapidamente os problemas que nos são encaminhados, contamos com o apoio de vocês. Qualquer dúvida, reclamação ou sugestão, entre em contato conosco através do nosso Blog: http://alobase.blogspot.com, Facebook: Sinttel Bahia, Telefone (71) 3326-4077 ou e-mail: jornalismo.sinttel@gmail.com. Se preferir nos faça uma visita pessoalmente, nossa sede fica na Rua Bela Vista do Cabral, 247, final de linha de Nazaré. 

O SINTTEL BAHIA É A CASA DE VOCÊS.

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