sexta-feira, 15 de abril de 2011

Após ato vitorioso contra a ARM, Oi tenta intervir no Sinttel

 
Trabalhadores da ARM mostram sua força

Cada dia fica mais evidente a relação harmoniosa da Oi com suas terceirizadas. A Oi vem cedendo os seus prédios para instalação dessas empresas numa prova concreta e clara de que tudo continua como antes.

Por causa dessa convivência harmoniosa a Oi não fiscaliza devidamente essas terceirizadas fazendo vista grossa para todas as maldades que são feitas aos trabalhadores terceirizados, que representam a própria Oi na relação com os assinantes. Desde que a ARM se instalou em nosso estado o Sinttel tem denunciado as várias atrocidades praticadas contra o trabalhador, onde a incompetência e inoperância dos gestores da Oi fazem com que nada mude e a ARM continue praticando as esses atos.

Fizemos vários movimentos colocando em pauta as reivindicações dos trabalhadores, entregamos um dossiê tanto para a ARM quanto para a Oi e nada foi mudado. Recentemente tivemos um dos maiores escândalos na área de telecomunicações do País, onde a central da Oi no Itaigara, por falta de manutenção preventiva virou cinzas, prejudicando milhares e milhares de assinantes na Bahia e em outros seis estados do Nordeste.

Depois desse trágico incêndio, um trabalhador da ARM caiu da escada do DG sendo atendido pela SAMU. O Sinttel já tinha sinalizado que as escadas do DG estavam velhas, mas nada foi feito. As condições de trabalho tanto na capital como no interior são desumanas, estamos presenciando um verdadeiro trabalho escravo na ARM, onde os funcionários são ameaçados de demissão se não trabalharem de domingo a domingo. E todo esse suor dos funcionários se reflete num um mísero salário mínimo no final do mês.

O Sinttel junto com os trabalhadores, cansados de tanta incompetência e inoperância da Oi e da ARM, entrou com uma representação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE, antiga DRT) convocando as duas empresas para uma mesa de mediação. Nessa reunião, ocorrida dia 12/04, todas as irregularidades expostas pelos trabalhadores e averiguadas pelo Sinttel foram colocadas em pauta, com o agravante de algumas delas estarem no ACT assinado pela ARM e não estarem sendo cumpridas.


Presid. Joselito, o representante da Fenatel Sr. Toschi e os
Diretores Divino, Edla e Uheider.


As propostas detalhadas apresentadas pelo Sinttel para solucionar os problemas foram acatadas pelo mediador da SRTE, que estabeleceu o prazo de 05/05 para a ARM apresentar suas respostas e soluções aos itens expostos. Diante da morosidade da ARM em solucionar os problemas o sindicato realizou na última quarta, dia 13/04, um ato de protesto junto com os trabalhadores da ARM, na sede da Oi do Cabula, sendo este ato respaldado com a presença de dois representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fenatel).

As denúncias do sindicato sobre a falta de estrutura na ARM se repetem, falta de água potável e também sanitários no prédio do MAI-4. Os sanitários das centrais permanecem trancados para serem utilizados pelos ratos. Fardamento impróprio ou em alguns casos inexistentes, o não pagamento de horas extras, são apenas algumas das reclamações que ARM e consequentemente a Oi continuam empurrando com a barriga.

Na área de segurança é melhor nem falar, os trabalhadores devido a uma ordem de uma chefia incompetente, são obrigados a carregar rolos de cabos nas costas para transportar até os veículos que ficam fora do pátio caracterizando um assédio moral.

Bastou esse ato do Sinttel, contra uma de suas terceirizadas apadrinhadas, para a direção da Oi se enfurecer e tentar dar o troco no sindicato, suspendendo a liberação temporária do Dirigente Sindical Almerindo de Souza e convocando imediatamente o Dirigente Sindical Luis Divino para retorno a sua base no próximo dia 18 de abril.

A Oi apenas se esqueceu que a escolha dos diretores liberados é uma prerrogativa do Sinttel e não da empresa. Se a Oi quer mostrar seu lado revanchista, ela está utilizando de um expediente que não lhe compete, o sindicato é quem tem autoridade de indicar quem será este dirigente.

Essa decisão da Oi mostra o despreparo da empresa nas relações sindicais, onde o que prevalece são as vaidades e o sentimento de vingança. Porque a Oi não tem essa mesma rapidez para averiguar as irregularidades denunciadas? Parece que estamos voltando ao tempo da velha ditadura com essa decisão mesquinha e arrogante da empresa tentando amordaçar o sindicato, representante legal na defesa dos direitos dos trabalhadores que conforme exposto não vem sendo cumpridos.

Se a direção da Oi tenta com esse ato irresponsável desmobilizar ou intimidar o Sinttel está redondamente enganada, agora é que as mobilizações vão esquentar. Coincidentemente a Oi toma esta decisão no momento de eleições do sindicato, talvez para evitar que essa direção renove seu mandato.

SERÁ QUE A OI QUER LANÇAR UMA CHAPA DE OPOSIÇÃO AO SINTTEL?

CHEGA DE TRUCULÊNCIA E DESMANDOS, DIGNIDADE JÁ!

Durante o ato de protesto na ARM trabalhadores pararam suas atividades

Nenhum comentário:

Postar um comentário