segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Trabalhadores da Claro aprovam ACT


Valores retroativos aos salários e benefícios serão depositados dia 30/12

Nos dias 17 e 18/12, foram realizadas assembléias na Claro, onde por 70 votos a favor e 30 votos contra, os trabalhadores aprovaram a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho. Confira abaixo o resultado das assembléias na Bahia:


Votos a favor
Votos contra

Suarez
20
26
Shop. Iguatemi Lj.1
10
00
Shop. Iguatemi Lj.2
09
00
Shop. Barrra
09
00
Shop. Salvador
09
03
Shop. Paralela
09
01
Shop. Bela Vista
04
00



Total
70
30


Como em anos anteriores, as negociações de 2013 foram difíceis e desgastantes com a Claro se recusando a dar um reajuste digno aos seus funcionários, mesmo com o alto crescimento e lucratividade da empresa, o que consideramos um absurdo! A Claro foi uma das empresas que adquiriu concessão para explorar a internet 4G, está em uma colocação considerável frente às demais concorrentes, é a patrocinadora oficial das olimpíadas 2016, além de ser considerada a operadora que tem o melhor sinal de telefonia móvel.

Mesmo com toda esta expansão a empresa insiste em só fornecer “migalhas” do seu enorme lucro aos trabalhadores. A comissão de negociação da Fenattel (da qual o Sinttel Bahia faz parte) entende que este crescimento e sucesso da Claro se deu ao esforço de todos que nela trabalham. Porque então não valorizar quem contribuiu diretamente para estes resultados?

A contagem final dos votos, para sabermos se a proposta foi aprovada ou não, é nacional. Com 991 votos a favor e 620 contra a proposta foi aprovada (confira apuração final abaixo), mas é importante destacar que número de votos contra cresceu consideravelmente comparado aos anos anteriores.

Estado
Aprovação
Reprovação
Acre
28
---
Alagoas
18
----
Amapá
14
2
Amazonas
24
----
Bahia
70 
 30
Campos
21
4
Ceará
29
1
Espírito Santo
20
----
Goiás
4
46
Mato Grosso
61
----
Mato Grosso do Sul
                  94
----
Paraná
15
14
Pernambuco
40
18
Rio de Janeiro
151
106
Rio Grande do Norte
28
1
Rondônia
33
----
Roraima
8
----
Santa Catarina
75
1
São Paulo
238
397
Tocantins
20
-----
 TOTAL GERAL
991
620

Retroativo - Como a proposta foi aprovada, no próximo dia 30 de dezembro, todos os trabalhadores receberão todos os retroativos das diferenças salariais e benefícios, pois, a nossa data base é outubro.

Negociações PL – Deixamos firmado em acordo que as negociações da PL serão realizadas até Março/2014, para que os trabalhadores saibam com antecipação as regras e possam ter uma PL satisfatória, trabalhando suas metas para alcançar os objetivos.

Plano de Saúde - Sinttel Bahia denúncia Claro na SRTE
Após denuncias de que a Claro não disponibilizou para os trabalhadores a opção de escolher o seu plano de saúde (que havia sido mudado nas lojas de Bradesco para Unimed), o Sinttel entrou em contato com a empresa que alegou que o contrato era novo e que não poderia fazer essas alterações antes do prazo de um ano. Ora, se mudou o plano, que para o Sinttel já é discriminação (tratamento anti-isonômico), por que novamente discriminá-lo não concedendo o direito do trabalhador escolher seu plano?


Como a empresa se recusou em primeiro contato, denunciamos a prática da Claro na SRTE, onde ficou registrado em ata que a mesma abriria esta opção e que os trabalhadores das lojas teriam até Janeiro/2014 para decidirem se ficam no Plano Unimed ou se retornam ao plano anterior (Bradesco).

Sinttel solicita fiscalização do MTE na Claro – O Sinttel Bahia enviou ofício ao Ministério do Trabalho e Emprego solicitando fiscalização na Claro, pois as condições de trabalho encontram-se precárias, com mobiliários totalmente inadequados, que podem causar futuras doenças ocupacionais relacionadas a LER/DORT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário