quinta-feira, 4 de abril de 2013

Contax e seus problemas

O SINTTEL esteve reunido com gestores da CONTAX para discussão de alguns problemas que vem ocorrendo na operação e que tem afetado o cotidiano dos trabalhadores gerando muitas reclamações no sindicato além de desmotivação no interior da empresa. Confiram:

Hora extra Compulsória – Os trabalhadores da Operação Citi estão sendo obrigados a participar de um treinamento gerando duas horas extras obrigatórias. O ANEXO II da NR 17 é claro, proibindo a realização de horas extras ao teleoperador por ser considerada uma atividade penosa. A CONTAX se comprometeu a fazer a adequação de horário, ou seja, fará um novo planejamento. Estamos de olho e orientamos aos companheiros a denunciarem ao SINTTEL caso persista esta atitude irregular da empresa.

TCLOCK - A Contax investiu em um sistema que só dá dor de cabeça ao trabalhador e ao sindicato. Várias denúncias estão sendo registradas desde o inicio dessa implantação, com problemas de erros de marcação do login, pausas e logout. Agora o sistema está conflitando com a migração das informações do cadastro do cliente, causando demora no atendimento, irritação dos clientes e quem “paga o pato” nessa história é sempre o trabalhador que tem que ouvir palavrões dos clientes, devido ao sistema implantado pela Contax. Cobramos da Contax a disponibilização de ferramentas que não atrapalhe o desempenho do trabalhador. A empresa informou que fará uma reciclagem g radativa com todos os trabalhadores, pois já tem tempo que houve o treinamento e o famoso TCLOCK não estava sendo utilizado.

Contax desabilita botão MUTE no Site Fonte Nova - Ao contratar uma empresa de auditoria com o objetivo de resolver problemas gerenciais em um dos seus sites, a CONTAX de forma unilateral desabilitou o botão MUTE, ferramenta que é utilizada pelos trabalhadores durante o atendimento em caso de emergência, pois permite que o operador durante a ligação escute o cliente, entretanto, o cliente não escuta ruídos ou qualquer outro som que seja emitido na central.

Entendemos que o trabalhador necessita deste recurso, pois existem momentos de dúvidas no procedimento, em que o trabalhador tem que consultar o colega ao lado , e problemas relacionados à saúde como tosse e espirros que podem incomodar o cliente.A empresa justifica que orientou a área de monitoração, para não pontuar quando for utilizado o hold (a famosa musiquinha que o cliente detesta), porém o uso é controlado pela empresa, podendo causar sanção disciplinar.

PLR desligados - Após 49 dias de aprovação do ACT e PLR 2012/2013 a Contax ainda não pagou a PLR dos desligados. O Sinttel cobrou da empresa e a mesma informou que começou no dia 22/03/2013 a fazer contato com todos os trabalhadores que são elegíveis para realização do pagamento. Pedimos aos companheiros da ativa que avisem aos trabalhadores desligados a partir de janeiro de 2013 para procurarem o RH da CONTAX e caso tenham alguma dificuldade que liguem para o SINTTEL.

Falta de Técnicos de Segurança - O SINTTEL cobrou da CONTAX a contratação de mais técnicos de segurança do trabalho para dar conta da demanda nos sites Comércio e CTC. Consideramos um absurdo, uma empresa do porte da Contax ter apenas dois técnicos de segurança do trabalho, já que os problemas a cada dia só fazem crescer.

No CTC, as cinco salas de treinamento estão inadequadas para uso, os mobiliários (mesas e cadeiras) estão quebrados ou danificados, existe um odor estranho nessas salas com a possibilidade de proliferação de bactérias, o ar condicionado sempre está com algum defeito, o piso mal higienizado, dentre outras coisas que os trabalhadores do CTC estão sendo obrigados a vivenciar diariamente.

Quem chega novo já fica com uma má impressão de que a CONTAX é uma empresa mal administrada e que não zela pela saúde do trabalhador. A empresa até que tenta se explicar mais não convence. Exigimos a contratação imediata de técnicos e a adequação do ambiente às normas de segurança e higiene para continuar sendo utilizado pelos trabalhadores sob pena de denunciarmos à empresa ao DRT para uma fiscalização e consequentemente uma multa.

Redução de jornada 180 para 150 horas - Graças à intervenção do SINTTEL, mas uma investida da CONTAX contra os trabalhadores foi evitada. No mês de fevereiro, a empresa entregou ao trabalhador ,colhendo sua assinatura, um contrato de trabalho onde o mesmo fazia uma solicitação de redução da sua jornada de trabalho com redução de salário.

Assim que tomamos conhecimento do fato entramos em contato com a Contax informando que a postura da empresa era ilegal, sendo suspensa de imediato a entrega do contrato de trabalho. Fomos procurados por vários trabalhadores que se mostraram interessados em reduzir sua jornada por conta de questões pessoais principalmente para estudar e não trabalhar aos sábados. Para que não houvesse redução de salário, o SINTTEL deu como alternativa para a CONTAX que os companheiros cumprissem a jornada de 07:12 de segunda a sexta, mas a empresa negou o nosso pleito.

Como os trabalhadores se mostraram interessados, a CONTAX se comprometeu a refazer todos os contratos de trabalho onde também terá sua assinatura, ou seja, o contrato deixa de ser unilateral (só empregado) e torna-se um contrato bilateral de comum acordo entre as partes, onde deverá assinar a CONTAX e o empregado. Quem já assinou o contrato o mesmo será devolvido. Com isso ficam resguardados todos os direitos dos trabalhadores.

Aos companheiros que optarem na redução da jornada ficam cientes que terão também seus salários reduzidos e consequentemente também o depósito do FGTS.

Sinttel cuidando da saúde do trabalhador
- O SINTTEL fechou uma parceria com o SESAO (Serviço de Saúde Ocupacional), órgão do Governo do Estado responsável pelo estudo de doenças ocupacionais. Para que todos os trabalhadores da nossa base tenham atendimento nas áreas de fonoterapia, audiometria e imitanciometria (utilizados para avaliar o nível de audição e auxiliar no diagnóstico da alteração auditiva e de alta complexidade), dentre outros.

A agenda do SESAO é dividido entre atendimento de voz e ouvido. O atendimento para voz são todas as quartas pela manhã e quintas pela tarde; e para ouvido às quartas pela tarde e quintas pela manhã.

O encaminhamento é feito pelo departamento de saúde do Sindicato, basta cada trabalhador interessado registrar a necessidade com a funcionária Lívia para agendar o devido atendimento. Nosso telefone de contato é (71) 3326-4077

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