No último dia 4 de julho, foi comemorado o Dia do Operador de Telemarketing. Aproveitamos a oportunidade para parabenizar a dedicação de todos vocês responsáveis pelo contato com o público e pela qualidade do atendimento em cada empresa. Com paciência e carinho, vocês conquistam e ajudam clientes, fortalecendo essa relação tão importante para o bom funcionamento das empresas.
História - Em 1880, quatro anos após a invenção do telefone, um pasteleiro norte-americano montou uma lista de 180 clientes e, empiricamente, passou a oferecer seu produto a eles através de contato telefônico. Mais tarde, em 1967, a empresa norte-americana Bell lançou o primeiro serviço parecido com o 0800.
Na década de 1970, com intuito de vender mais carros, a Ford realizou a primeira campanha de marketing por telefone. Contratou 15 mil donas-de-casa, que realizaram mais de 20 milhões de chamadas de suas próprias residências. O objetivo era identificar futuros clientes e pessoas com potencial para compra de um automóvel. Esta foi uma das primeiras campanhas de telemarketing ativo.
No entanto, somente na década de 80 do século 20 surgiria o termo telemarketing. Essa atividade começa a ser terceirizada por empresas de processamento e torna-se uma das ferramentas mais importantes do marketing. No Brasil, o setor ganhou impulso na década de 80, com a venda, via telefone, de produtos variados. Os bancos foram os primeiros a estabelecer esse canal de ágil comunicação com os seus clientes. Atualmente, essa ferramenta de marketing é utilizada em empresas de todos os setores da economia, favorecendo o crescimento de empresas especializadas na fabricação e revenda de equipamentos para call centers, prestadoras de serviços de terceirização de telemarketing e de consultorias.
Dias Atuais - A profissão é exercida, sobretudo, por jovens que buscam a primeira vaga no mercado de trabalho, sendo atraídos pela alta empregabilidade, a oportunidade de aprimoramento profissional e flexibilidade de horário. Em Salvador, a profissão é uma das que mais empregam, tendo aproximadamente 40 mil profissionais em atividade.
Apesar da alta empregabilidade, a classe sofre com a baixa remuneração, falta de condições para o trabalho, doenças ocupacionais e assédio moral. Na Câmara Federal tramita o Projeto de Lei nº 2673/2007, que regulamenta a atividade de operador de telemarketing no país. A lei visa garantir a jornada de seis horas e remuneração não inferior ao salário mínimo, independente da carga horária. O Sinttel e a Fittel estão juntos nessa batalha para que esse importante projeto entre na pauta de votação o quanto antes.
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