terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sinttel Bahia convoca assembleias na GVT


Em assembleia, os trabalhadores da GVT de Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Rondônia rejeitaram a ridícula proposta de ACT que a empresa está tentando empurrar. Essa atitude de companheiros de outros estados mostra o grau de insatisfação dos trabalhadores em todo Brasil e que essa proposta da GVT é uma piada de muito mau gosto.

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIAS BAHIA:

Na próxima terça, dia 27/11 realizaremos nossa assembleia aqui em Salvador, na sede da empresa na Av. Vasco da Gama, a partir das 07h30.

E na próxima quarta (28/11), será a vez dos companheiros de Feira de Santana decidirem se aprovam ou não a proposta da GVT. A assembleia será realizada a partir das 08h, na sede da empresa em Feira.

Veja a proposta que foi rejeitada:

Data Base: Manutenção da data base em Setembro.

Salários: Mês de reajuste: Janeiro/2013 – sobre os salários vigentes em 31/12/20102. Percentual de reajuste: 6% (seis por cento), sendo o INPC acumulado de setembro/2011 a agosto/2012 (5,39) + ganho real de 0,61.

Benefícios (Valer Refeição / Vale Alimentação / Auxílio Creche / Auxílio Excepcional / Auxílio Condutor / Aluguel de Carro Mês): Mês de reajuste – Janeiro/2013 - Percentual de reajuste – 6% (seis por cento), sendo o INPC acumulado de setembro/2011 a agosto/2012 (5,39) + ganho real de 0,61%

Auxílio creche será estendido para filho até 07 (sete) anos.

(*) A partir do ACT 2013 os benefícios passam a ser reajustados no mês de data base.

Abono Salarial: Percentual de 32% (trinta e dois por cento), sendo:
Valor mínimo de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais), limitado ao teto de R$ 800,00 (oitocentos reais). Para pagamento na folha do mês de novembro de 2012.

PPR – Negociação do PAD 2013/2014, cujas tratativas iniciarão em janeiro de 2013.

Observação: Demais cláusulas não sofrerão alteração

Vale lembrar que a decisão dos trabalhadores em assembleia é soberana e sempre será respeitada pelo Sinttel Bahia. Mas não podemos enganar os trabalhadores, está proposta está muito longe dos que os trabalhadores da GVT merecem e do que as outras empresas concorrentes estão oferecendo para a mesma atividade.

Demissões arbitrárias na Bahia: A empresa realmente parece estar perdendo controle, pois de forma arbitrária e numa clara retaliação, demitiu os trabalhadores que reclamaram de estar trabalhando direto, sem folgas. O Sinttel Bahia repudia tal atitude, que mostra a verdadeira cara da empresa.

GVT não respeita trabalhador e entidades sindicais

Tentando fazer as coisas à sua maneira a GVT desrespeita os trabalhadores e suas entidades representativas. A última reunião que devia acontecer dia 01/11 foi cancelada pela empresa, na tentantiva de tentar empurrar essas péssima proposta de ACT.  A data-base da GVT é 1º de setembro, ou seja, este é o momento do ano em que as cláusulas são revisadas e negociadas. A partir daí, a empresa deve pagar a correção salarial pela inflação do período, mais o que resultar da negociação com o sindicato.

A empresa não dá ouvidos à reivindicação da Comissão de Negociação da Fenattel por aumento real. Para piorar, ainda quer adiar a correção da folha de pagamento para janeiro. Ora, se for para receber aumento em janeiro, para quê a data-base?

Sabendo que o sindicato não ia aceitar tal proposta, a empresa sugeriu um abono compensatório que está muito abaixo do prejuízo direto que os trabalhadores terão. Isto porque serão três meses de espera para receber e recuperar o poder de compra.

Mas as perdas não param aí - A empresa subestima os trabalhadores e seus representantes ao oferecer uma proposta desse tipo. Você já parou para pensar por que ela sempre adia para depois de dezembro o aumento da folha de pagamento? Não seria porque o PAD (que equivale à Participação nos Resultados nas demais empresas) é calculado sobre a folha de dezembro? Com isso, a GVT leva vantagem calculando o PAD em cima de uma folha defasada em 16 meses.

Como se não bastasse, não quer reajustar o programa de benefícios e alimentação. Mais uma vez, a GVT tenta levar vantagem, pois calcula um reajuste sobre o INPC acumulado até setembro e engole os INPCS de outubro, novembro e dezembro. Só com a economia desses meses paga o reajuste a partir de janeiro.

A Comissão de Negociação exige aumento real, redução ou eliminação das faixas de reajuste e, se fosse para receber um abono, teria de fato que compensar as perdas causadas até janeiro de 2013. Além da discussão dos itens abaixo:

- Aplicação do INPC integral mais aumento real de 2% nos salários e benefícios em setembro/2012;
- Negociação do PAD 2013;
- Ampliar a cesta básica para a categoria;
- Mudança de plano de saúde que atenda a todos os trabalhadores nos Estados onde a empresa atua;
- 100% Subsídio em todos os produtos da empresa para os trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário