quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Hoje é o Dia Internacional de Conscientização sobre as LER-DORT

A propagação da informática, dos computadores e de outras novas tecnologias, a partir da década de 1990, afetou a saúde de diversos segmentos de trabalhadores, que passaram a ser acometidos por enfermidades como Tendinite, Tenossinovite, Epicondilite, Bursite, Síndrome do Túnel do Carpo, e outros fatores. As doenças, que são causadas pelo excesso de movimentos repetitivos e provenientes da precarização das relações de trabalho, ficaram conhecidas como LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Com passar dos anos a LER/DORT ganhou contornos de uma epidemia mundial, sendo responsável pelo afastamento de milhares de trabalhadores de seus postos de trabalho, principalmente, bancários, operadores de telemarketing, profissionais da linha de montagem, digitadores, secretárias, caixas de supermercados, entre outras categorias de trabalhadores. O quadro levou os Movimentos Sindicais de diversos países a instituírem, no ano 2000, o dia 28 de fevereiro como o “Dia Internacional de Conscientização sobre as Ler/Dort”, com o objetivo de sensibilizar os trabalhadores e a sociedade sobre a necessidade da prevenção e de combater os efeitos dessa grave doença ocupacional.

No ano seguinte, em 2001, foi fundado o CEAPLER (Centro de Estudo, Prevenção e Apoio aos Portadores de LER\DORT), que conta com a parceria de entidades sindicais e instituições do Controle Social, com a intenção de promover ações que ajudem os trabalhadores portadores de LER/DORT. A entidade busca a preservação e o respeito dos direitos desses trabalhadores pelas empresas e órgãos governamentais, a exemplo da Previdência Social e o Poder Judiciário.

Convite: Este ano, o CEAPLER promove uma manhã de debates sobre o tema, com a presença de palestrantes especialistas na área médica e jurídica para discutir formas de luta para a erradicação das doenças. O evento será realizado no dia 13 de março de 2013 (quarta-feira), a partir das 8h30 da manhã, no Auditório do Ministério Público do Trabalho, localizado à Av. Sete de Setembro nº. 308, no Corredor da Vitória. A entrada é franca.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário