A empresa de telefonia Claro foi condenada pela Justiça Federal em Brasília a pagar multa de R$ 30 milhões por descumprir regras do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). A sentença é do dia 7 de agosto, mas só foi divulgada ontem (17) pela Advocacia-Geral da União. Cabe recurso à decisão. O G1 tentou contato com a operadora, mas não conseguiu falar com representantes da empresa.
A ação contra a empresa foi movida pela AGU em conjunto com os ministérios públicos do DF, Tocantins e Pará e de Procons de todo o país. Incialmente, os órgãos solicitaram indenização de R$ 301,3 milhões, mas o valor foi reduzido pela Justiça Federal.
De acordo com a sentença, a operadora foi condenada devido às inúmeras reclamações de consumidores sobre atendimento. Em apenas seis meses de vigência do decreto que regulamenta os serviços de atendimento a consumidores foram registradas, pelos Procons de todo o país e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) 566 reclamações contra a Claro.
Segundo o (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), vinculado ao Ministério da Justiça, de janeiro de 2009 a abril de 2011, o número de queixas contra a Claro subiu de 1.031 para 2.347 – um aumento de 127%. No mesmo período, o número de registros contra outras empresas de telefonia apresentou um aumento de 9%.
À Justiça, a Claro solicitou que fossem apresentados dados detalhados das reclamações. O pedido foi negado.
Fonte:
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/09/claro-e-condenada-pagar-r-30-milhoes-por-falhas-em-atendimento.html
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